
Para quem quer estar longe da folia, trazemos roteiros onde a festa fica por conta da natureza e da cultura, no Brasil e no exterior.
Bloco do sossego
por Simone Galib
Não são todos os brasileiros que embarcam na festa mais popular do país encarando multidões em ruas lotadas de blocos nas principais capitais, desfiles de escolas de samba no eixo Rio-São Paulo e correndo atrás dos trios elétricos de Salvador ou de outras cidades do Nordeste. Muitos aproveitam o feriado prolongado para descansar em praias mais desertas e no campo, ou ainda viajar para outros países onde a folia passa bem longe. Escolhemos alguns destinos para quem quer tranquilidade, sol, água fresca, natureza e novas descobertas. Bom Carnaval!

Foto: Divulgação
Bento Gonçalves (cerca de uma hora e meia de Porto Alegre), na Serra Gaúcha, que concentra algumas das principais vinícolas do país, é um destino ótimo no verão. Além de paisagens bucólicas, os parreirais estão com as folhas verdinhas e faz muito calor. Há programas deliciosos para quem gosta de vinhos, o melhor da gastronomia italiana e natureza exuberante ao redor. Algumas adegas locais oferecem piqueniques sob a sombra das parreiras.
A rede de hotéis Dall ́Onder tem uma programa de trilhas de bike que leva os turistas para algumas das principais atrações da região, como os Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Estrada do Sabor, Salto Ventoso e Vale do Rio das Antas, com percursos de 10 km a 30 km, acompanhados por condutores qualificados. Não por acaso recebeu o título de o primeiro hotel bike do país. Outra opção de hospedagem e de passeio é o Complexo Enoturístico da Casa Valduga, um lugar romântico, no Vale dos Vinhedos, que tem uma charmosa pousada no coração da vinícola e a maior adega de espumantes do Brasil.
Paraíso particular
Para fugir do agito das praias de Florianópolis, que ficam lotadas nesta época do ano, o melhor lugar é o Ponta dos Ganchos Resort, da renomada cadeia The Leading Hotels of the Word. O lugar é deslumbrante: fica em uma península particular, no norte da Santa Catarina, onde a geografia desenhou várias enseadas e o verde das matas parece se unir às águas claras do mar. Cercado por uma vila de pescadores, tem três pequenas ilhas e uma baía de areia branca.

Foto: Divulgação
Com 25 amplos e luxuosos bangalôs escancarados para a Costa Esmeralda, é perfeito para relaxar a mente, cuidar do corpo e mergulhar na natureza, literalmente. No pacote de Carnaval (quatro noites a partir de R$ 19,4 mil), estão inclusos concerto a céu aberto, aula de ioga, trilha para praia deserta, café da manhã servido em dez tempos e chá da tarde. O resort fica em Governador Celso Ramos, a apenas 50 km da capital.
Nas montanhas paulistas
A cidade de São Bento de Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, é um lugar híbrido. Ou seja: agrada tanto aos que querem desfrutar da natureza, quanto aos que buscam diversão ou, quem sabe, uma dose de cada, na medida certa. Localizada a 185 km de São Paulo e a 45 km de Campos do Jordão, tem o Carnaval de rua mais famoso e familiar do interior paulista. Mas, ao mesmo tempo, está cercada por belas montanhas, onde se instalaram charmosas pousadas.

Foto: Shutterstock.com
O seu principal cartão-postal é a Pedra do Baú, com cerca de 2 mil metros de altura e um mirante maravilhoso. O complexo do parque estadual oferece trilhas de diversos níveis, escaladas e rapel na pedra para os mais aventureiros. O município tem ainda uma gastronomia variada com os sabores da serra. Ótimo roteiro para quem tem filhos adolescentes!
Entre lagos e cachoeiras
A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, merece o nome de batismo. Esse polo nacional de ecoturismo, no sudoeste do estado, a 300 km de Campo Grande, é conhecido internacionalmente pelos seus rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, além de fauna e flora exuberantes com centenas de espécies de aves. A vegetação mescla o cerrado com a Mata Atlântica. Na região, há cerca de 40 atrações naturais, sendo que algumas delas já foram cenários de filmes e novelas, como a Gruta do Lago Azul, a mais famosa e que fica a 20 km do município.

Foto: Shutterstock.com
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1978, a gruta tem cerca de 60 milhões de anos e um lago de água cristalina que se torna azul pela refração da luz. Só pode receber 305 visitantes por dia. O destino é muito procurado, especialmente em feriados prolongados. Por isso, é bom se programar com certa antecedência para curtir o Carnaval neste paraíso brasileiro.
Joia rara do Caribe
Uma das cidades mais bonitas da Colômbia, Cartagena das Indias ficou conhecida internacionalmente por ser uma das grandes fontes de inspiração do escritor Gabriel García Marquez, que ali viveu e escreveu alguns de seus romances mais famosos. Banhada pelo mar do Caribe, tem praias de areia branca e água transparente. Apesar da beleza natural, o que atrai mesmo os visitantes é a parte antiga da cidade, com muralhas e um centro histórico onde se destacam inúmeras casinhas coloniais coloridas.

Foto: Divulgação
Cartagena está sempre movimentada pelo seu rico patrimônio cultural, comércio variado, com destaque para o de pedras preciosas, como esmeraldas, e atrai gente do mundo inteiro. Se tiver um tempinho, faça uma escala em Bogotá, capital do país, que tem estilo cosmopolita, vários museus e bons restaurantes.
Verão na Argentina
Quem disse que San Carlos de Bariloche, na região da Patagônia, é especial somente quando está branca de neve? A cidade argentina queridinha dos brasileiros é um roteiro incrível também no verão por suas belas paisagens, praias de lago e inúmeras opções de passeios ao ar livre que podem ser aproveitados até as 21h, horário do pôr do sol nesta época do ano.

Foto: Shutterstock.com
Os dias são ensolarados, o que muda completamente a paisagem dessa cidade emoldurada pelo Nahuel Huapi, um lago glacial gigante, e pela Cordilheira dos Andes. Em fevereiro, as temperaturas podem até ultrapassar os 30ºC, mas as noites sempre são mais frescas. Não deixe de conhecer o resort e spa cinco estrelas Llao Llao, situado em uma área verde com paisagens que ficam ainda mais bonitas sem neve.