
IMGS Dársena Listening Suite– crédito Ted Gushue
O hotel Il Sereno Lago di Como traz nesta temporada de Verão a “Darsena Listening Suite”, uma experiência em hospitalidade embalada pela música. Mais do que um luxuoso quarto de hotel – de design novamente assinado por Patricia Urquiola, autora de todo o projeto do hotel –, o destaque do espaço de 200 m² é um inédito sistema de som de alta potência que inclui auto-falantes Klipsch La Scala, um pré-amplificador e amplificador valvulado McIntosh, um Toca-discos Thorens 1601; e um deck de rolo vintage (de cartucho Sumiko Amethyst) meticulosamente reconstruído.
A “suíte audível” é inspirada nas casas de jazz-kissa do Japão – bares ou cafés que são verdadeiros refúgios para se apreciar música de qualidade, particularmente em discos de vinil, e beber traquilamente longe do stress urbano. Muito tradicionais em Tóquio, a ideia de trazer para o contexto italiano este hábito cultural nipônico foi do proprietário da rede Sereno Hotels e também apreciador de vinis, o venezuelano Luis Contreras. Foi no início de 2021, durante um jantar, que Luis viu-se hipnotizado observando o giro suave de um Revox B77 vintage, com seu zumbido analógico que acompanha cada “loop”. Foi então que pensou em criar em seu hotel um espaço de imersão musical frente ao visual natural irreparável do Lago di Como. Mas para isso fez bastante pesquisa, conversou com técnicos de som, vasculhou aparelhagens artesanais de alta fidelidade e ainda transferiu para ali toda a sua coleção pessoal de quase 500 LPs — de relíquias da Deutsche Grammophon, gravadora de músicas clássicas, até a primeira tiragem de um disco de David Bowie. Além da promessa de que os álbuns e artistas favoritos de cada hóspede poderão ser procurados e adicionados à discoteca, ou seja, um portólio em expansão.
Ainda, a suíte se ampara na alta coqueteleria proveniente do restaurante Al Lago, 1 estrela Michelin, comandado pelo chef Raffaele Lenzi, que pode enviar sob solicitação até a suíte o serviço de um bar particular, ou ainda servir um de seus menus-degustação, para acompanhar as trilhas sonoras.
À experiência acústica, foi dada a mesma reverência habitual que o Il Sereno tem pelo design contemporâneo. Uma parede de 15 metros de tecido jacquard ecoa aprimorando a acústica. Painéis de nogueira, uma mesa de jantar de mármore de calcita – também chamada de “pietra grey”–, sofás Molteni, cadeiras Gio Ponti Leggera – tudo curadoria de Patricia Urquiola, que faz bom uso da luz natural, brinca com texturas, madeira escovada, pedra, e cria espaços para ouvir, relaxar e reunir-se. Janelões de correr, do chão ao teto, quase que integram o ambiente até o lago, ali ao mesmo nível da varanda exterior – um convite e tanto para um mergulho nos dias quentes.
*****
Il Sereno Lago di Como
Via Torrazza, 10, Torno, Lago di Como
Diárias a partir de €925, incluindo café da manhã e imposto VAT.
Diária na “Dársena Listening Suite” a €6.300, incluindo café da manhã e imposto VAT.
info@serenohotels.com ou +39 031 547 7800.
Sobre Sereno Hotels: grife hoteleira cuja identidade é marcada pelo design distinto, o serviço personalizado de alto nível, e suas localidades ímpares: o Le Sereno St Barth frente a uma baía turquesa na ilha de St. Barthélemy, no Caribe francês, e as propriedades Il Sereno Lago di Como e a Villa Pliniana, às margens do icônico lago emoldurado pelos Alpes Italianos. São refúgios de poucas, porém cobiçadas suítes e villas repletas de estilo e vistas arrebatadoras. Os hotéis contemplam a alta gastronomia: dos pescados frescos do menu mediterrâneo do Le Sereno Al Mare, às receitas contemporâneas de base regional do restaurante 1 estrela Michelin Il Sereno Al Lago. Amenidades de luxo e puro lifestyle não faltam: de um concierge de conservação a observar tartarugas-marinhas, a passeios por terra com os Maserati Quattroporte S Q4 e por água a bordo de um dos cinco exemplares da frota Cantiere Ernesto Riva – experiências que somam-se a uma hospedagem única. Sereno Hotels é membro da The Leading Hotels of the World e Virtuoso.