
Levamos essa bagagem de maturidade, felicidade e sofrimentos, fazendo com que a existência, como uma viagem, também se transforme numa reflexão de desenvolvimento espiritual!
• por Isabel Liberalquino
Essa vida que estamos vivendo agora é única, uma experiência genuína, marcada por grandes possibilidades, desafios constantes e transformações diárias.
Como podemos desfrutar de uma viagem tão grandiosa e usufruir de cada momento com a consciência da transitoriedade e impermanência de tudo?
Estamos a bordo de uma nave com muita intensidade e histórias desafiadoras. A vastidão de possibilidades, descobertas, pessoas em novos relacionamentos, revelações, lugares e costumes com culturas diversas nos colocam em um patamar muito maior do que aquilo que esperamos.
Nosso destino está sendo construído a cada momento e experiência.
Por mais que tenhamos estudado sobre a vida e sido educados por nossos pais, a vida de cada um é única.
Somos instruídos pela cultura, pela sociedade, pela religião, pelos valores, pela culinária, pela forma de falar e, sobretudo, por nós mesmos, pelo nosso estado de abertura, alegria e disposição.
Nosso tempo e destino estão em nós, nos nossos sentidos, percepções, emoções e memórias, muitas vezes para sempre. Levamos essa bagagem de maturidade, felicidade e sofrimentos ao longo de toda a vida, fazendo com que a existência, como uma viagem, também se transforme numa reflexão de desenvolvimento espiritual, mesmo que muitas vezes esses fatores nem tenham sido os objetivos do destino escolhido ou a proposta inicial da vida com a família.
À medida que vivemos, vamos ampliando nossos pensamentos, introduzindo filosofias e religiosidades, que formam a base do que somos como humanos.
No entanto, estar em qualquer situação da vida, mesmo que não tenha todos esses significados, também tem a capacidade espontânea de trazer a vivência espiritual em formas que nem sequer imaginávamos. Às vezes, o encontro se dá em um pôr do sol, em uma comida, em uma roda-gigante, no quarto de um hotel, subindo uma montanha, caminhando em peregrinação, ou até em uma simples concha na praia. Nesses cenários pode estar a história da nossa vida.
Estamos numa vida, vivendo muitas…
Por essa razão, a vida é uma grande viagem a ser vivida com muita gratidão e profundo amor. Boa viagem!
Namastê!
Isabel Liberalquino é astróloga, taróloga cabalista, ioguini e co-fundadora do Mahasanghayoga. magabel19@gmail.com