O que que a Bahia tem? Além de muita festa, a capital do estado tem um pouco de tudo: praias, histórias, museus, boa gastronomia e sincretismo religioso!
• por Andrea Magalhaes
Fotos: Shutterstock
Salvador, que foi a primeira capital do Brasil com suas ladeiras de paralelepípedos, casarões de fachada colorida e igrejas seculares, é um destino turístico vibrante e diversificado, atraindo visitantes com sua combinação única de história, cultura, religião e belezas naturais. A cidade oferece uma variedade de experiências turísticas que vão desde explorar seu rico patrimônio histórico até desfrutar de suas belas praias e eventos culturais. Impossível não se envolver em tudo o que o destino baiano oferece e, ainda mais difícil, não sair de lá com vontade de voltar.
Ao visitar Salvador, deixe-se levar pelas cores, sabores e pela energia e toque de tambores, sempre no ritmo animado proporcionando uma experiência rica e memorável do maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina.
Para entender melhor a história, cultura e musicalidade, nada como começar a viagem pelo centro e o Pelourinho, o coração histórico de Salvador, tombado como Patrimonio da Humanidade pela UNESCO desde 1985. Comece percorrendo o Largo do Pelourinho, região conhecida como Cidade Alta, onde foram erguidas pelos fundadores as primeiras construções da nascente São Salvador da Bahia de Todos os Santos. O “Pelô”, como é chamado, tem ensaios do Olodum pelas ladeiras, abriga museus, teatros e igrejas de valor histórico para o Brasil, além de uma vida noturna agitada com bares e restaurantes que servem comidas da culinária típica da Bahia, como acarajé, moqueca, vatapá, caruru, abará, acaçá, bobo de camarão, cocada, mingau de mun- gunzá e cuscuz de tapioca e tam- bém pratos de outras gastronomias.
Visite à Fundação Casa de São Jorge Amado (com acervo de mais de 250 mil itens e com o incrível visual do alto) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Depois, siga rumo à Igreja de São Francisco (ricamente decorada com talha dourada) e à Catedral Basílica de Salvador, as mais imponentes da cidade. No caminho, não deixe de passar pelo Cravinho para experimentar as cachaças lo- cais e visitar as exposições da Casa do Carnaval da Bahia, do Palácio Episcopal da Sé, do Museu da Misericórdia e do Museu Afro-Brasileiro, que são espaços dedicados à arte, à história e à cultura baiana com mais de mil peças de cultura material africana e afro-brasileira.
Complete o passeio descendo o Elevador Lacerda (melhor forma de passar da Cidade Alta para a Cidade Baixa) e visite o Mercado Modelo (principal centro de comércio e cultura da cidade) e a Cidade da Música da Bahia. E ainda dá para conhecer a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.
PRAIAS URBANAS
Outro roteiro incrível para fazer em Salvador é pelas praias. Comece por um banho no mar piscininha na praia do Porto da Barra, caminhando até a praia do Farol da Barra. Suba ao topo do farol, aproveite para almoçar à beira-mar e depois vá até o mirante do Morro do Cristo, com direito ao pôr do sol no mirante ou no farol.
No bairro do Rio Vermelho estão entre as principais atrações a vida noturna pelos restaurantes e de dia também rende um passeio começando pela Casa do Rio Vermelho, residência onde moravam os escritores Jorge Amado e a Zélia Gattai e hoje funciona um museu de memórias. Após a visita, desça à orla da praia do Rio Vermelho para uma foto na estátua do ilustre casal e aproveite para conhecer a Casa de Iemanjá, onde acontece o 2 de fevereiro, a grande festa em homenagem à rainha do mar. Não deixe de fazer um tour pelas baianas do acarajé e provar a iguaria no Largo da Mariquita. Entre as mais famosas, experimente os acarajés de Dinha, Regina e Cira.
Ainda quem deseja conhecer a Basílica Nosso Senhor do Bonfim (onde são distribuídas as famosas fitinhas coloridas do Bonfim), pode aproveitar e também conhecer a Feira de São Joaquim, A Ponta do Humaitá e a praia da Ribeira onde o entardecer é maravilhoso e com ótimas opções de bar para um happy hour.
Entre um passeio e outro, separe um tempinho para ir até o Solar do Unhão, um sítio histórico do século 18 tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde fica o Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM, com uma diversificada programação artística. Ali há obras de grandes nomes das artes plásticas, entre eles Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. O lugar rende um café ou almoço, cinema e espetáculos musicais de jazz diante do mar.
LITORAL NORTE
Voltando às praias, a melhor pedida é escapar do centro rumo ao norte, onde você encontrará praias passando por Itapuã, Stella Maris e Flamengo. E ainda um pouco mais adiante, seguindo pelo litoral norte da Bahia estão as mais belas praias como Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte e Imbassaí, onde ficam os famosos resorts all inclusive para curtir e relaxar.
E, para quem quer conhecer um pouco do paraíso, ainda tem as opções de um tour até a Ilha dos Frades, Ilha de Itaparica ou Morro de São Paulo, com praias maravilhosas.
FESTAS
Se o seu objetivo é festa, nada melhor do que conhecer a cidade em junho para as animadas festas juninas e entre dezembro e fevereiro para as conhecidas festas de largo, muitas delas religiosas, onde missas e procissões misturam-se com músicas, danças e muita animação e no Carnaval, quando o axé e os trios elétricos tomam as ruas da cidade no circuito Barra/Ondina. A maior festa da Bahia!