
• por Simone Galib
REFÚGIO DE LUXO NA SERRA

A região da Mantiqueira, conhecida como o Triângulo das Serras, em São Paulo, é um destino perfeito para experiências sensoriais. Ela engloba os municípios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, com belas paisagens emolduradas por florestas densas, picos, cachoeiras e trilhas. A gastronomia é rica, incluindo trutas, cogumelos, cervejas artesanais, vinhos e azei-tes, elaborados com ingredientes frescos e que podem ser apreciados em bistrôs aconchegantes. Os sítios e fazendas também oferecem vivências, onde você pode aprender mais sobre a alimentação sustentável. E a diversificada arte regional está estampada nos vários ateliês locais. Hospedagem de excelência também não falta por lá, como o luxuoso Botanique Hotel&Spa, que ocupa uma área de 1,2 milhão m2, no Vale dos Mellos, com 20 suítes e villas, uma cozinha autoral do campo para a mesa e seu SPA com tratamentos ideais para um bom detox, além de ser ponto de partida para fazer todos esses passeios.

RÉVEILLON NO RIO

Vai rolar muita festa na virada do ano no Rio de Janeiro: a entrada em 2024 será celebrada em 12 palcos espalhados por vários bairros da cidade, com apresentação de artistas dos mais variados gêneros musicais. Os fogos de artifício também iluminarão os céus em pontos turísticos distintos: na Igreja da Penha, na enseada do Flamengo e, claro, em Copacabana. Na famosa praia, o show pirotécnico será de 12 minutos e, pela primeira vez, terá regência de uma orquestra com maestro internacional, além de desenhos criados por tecnologia. De frente para o mar, o hotel Copacabana Palace abre suas varandas, restaurantes e piscina para uma noite luxuosa de réveillon. Os convites já estão à venda. Que venha o ano novo!
PASSEIO VIRTUAL

Quer conhecer melhor Joinville, em Santa Catarina? A cidade lançou uma grande plataforma turística com recursos de geolocalização, realidade virtual e visita em 3D, contemplando 40 atrações, tudo em quatro idiomas e em li- bras. Além de sediar um dos maiores festivais de dança do mundo e de abrigar a Escola Bolshoi, única filial da academia fora da Rússia, a cidade oferece várias experiências em meio a natureza, como o passeio no Barco Príncipe, que navega pela baía de Babitonga até São Francisco do Sul, passando por várias ilhas. Conhecida por ser um pólo de empreendedorismo, a cidade oferece ainda boa infraestrutura para eventos corporativos. Toda essa diversidade pode ser conferida em visitejoinvillevirtual.com.br
GRANDE PATRIMÔNIO

Para quem busca um destino diferente, a dica é conhecer Salta, capital da província homônima, no noroeste da Argentina. Ela foi escolhida pelo portal Buildworld uma das três cidades da América do Sul que mais atraem turistas por sua arquitetura. As outras duas são Quito, no Equador, em primeiro lugar, e o Rio de Janeiro, em segundo. O patrimônio histórico de Salta, repleto de igrejas e edifícios coloniais, é um dos mais preservados do país e o grande atrativo de Salta. Essa história pode ser revivida nas ruas de paralelepípedos, praças e casarios. Uma das vistas mais bonitas e panorâmicas da cidade pode ser capturada no passeio de teleférico no Morro de São Bernardo.
PRIMAVERA EM BARILOCHE

Quando a neve derrete, a famosa cidade de inverno da América do Sul ganha nova paisagem –tão bonita quanto, só que com tonalidades muito mais vibrantes. Ensolarada, e rodeada de lagos e montanhas, Bariloche tem muitas atividades ao ar livre, como rafting, passeios de caiaques, canoas e stand up. Navegar pelas águas azuis do lago Nahuel Huapi permite conhecer a Isla Victoria, o Bosque de Arrayanes ou a cachoeira dos Cántaros. As temperaturas mais amenas (entre 7° e 20°) são perfeitas para caminhar pelo Centro Cívico e pela rua Mitre, que tem muitas lojas de presentes e chocolaterias. Além disso, na primavera -até 20 de dezembro-, a cidade fica bem mais vazia de turistas e os preços, mais convidativos.
NOS PASSOS DE ELVIS PRESLEY

Não importa quanto tempo passe: o legado de Elvis Presley continua presente –na música, no cinema e no turismo. Com a estreia em dezembro do filme Priscilla, dirigido por Sofia Copolla e inspirado na biografia da mulher do cantor, os lugares onde ele viveu, no sul dos Estados Unidos, deverão ficar ainda mais movimentados. Entre eles, está Tupelo, pequena cidade do Mississipi, berço do rei do rock. A casa de sua infância hoje abriga um museu, com acervo do início da carreira de Elvis. Mas, a grande estrela é Graceland, a mansão em estilo colonial, em Memphis, no Tennessee, onde ele morou até sua morte, em 1977. Em estilo colonial, preserva todo o legado do cantor. É a segunda casa mais visitada do país (só perde para a Casa Branca), atraindo cerca de 600 mil pessoas por ano.
EVENTOS CINCO ESTRELAS

O Tivoli Mofarrej São Paulo não é apenas referência em hotelaria e gastronomia, mas sim um oásis para eventos sociais e corporativos de alto padrão. O hotel investiu R$ 1,5 milhão para repaginar o seu centro de convenções, que tem nova decoração e melhorias na infraestrutura. O espaço de 2,5 mil m2 abriga 12 salas, que ganharam rampas de acessibilidade, corrimão e elevador. A capacidade máxima das salas é de até 1,7 mil pessoas. Destaque para o Foyer e a sala Bela Vista, ambos com luz natural e vista para o jardim. Os eventos podem contar ainda com o serviço de gastronomia do hotel, como o Bistrô Tivoli, o Seen São Paulo, no 23o andar com vista privilegiada do skyline da cidade, e o Must Restaurant, ao lado da piscina e perfeito para ocasiões mais informais. Ali, as possibilidades são muitas!