- por Maurício Nunes
Londres é uma das cidades mais visitadas da Europa, atraindo todos os anos milhões de turistas.
A capital da Inglaterra, hoje um dos polos turísticos mais diversificados do mundo, exibe muita história em cada esquina e oferece uma das culturas mais ricas e marcantes do planeta.
É claro que em função de sua moeda, a libra esterlina, visitar Londres não é algo que esteja na lista de uma razoável parcela de brasileiros, apesar da vontade imensa de poder explorar a terra de Shakespeare, Beatles e da família real mais famosa do mundo, porém é possível conhecer alguns muitos pontos turísticos (e bastante instagramáveis) da cidade economizando algumas libras.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE
O lendário Big Ben, localizado no Palácio de Westminster, é um dos principais cartões postais da cidade e você não precisa gastar nada para registrar seu momento ali, frente ao símbolo máximo de Londres. Se der sorte, e tiver um pouco de paciência, dá até para incluir na foto um double-decker bus, os famosos ônibus vermelhos de dois andares.
Mas brincadeiras à parte, o fato é que há muitos pontos na cidade que, com um simples bilhete diário de metrô (a forma mais simples e prática de se locomover pela cidade), podem ser visitados sem necessariamente ter de investir em ingressos.
Alguns bons exemplos são o Palácio de Buckingham (a residência oficial da saudosa Rainha Elizabeth II), o Hyde Park, a belíssima Tower Bridge, o museu Britânico e também o de História Natural (ambos gratuitos), onde você até pode registrar sua presença ao lado do infame esqueleto do dinossauro Diplodocus.
Os fãs de música, especialmente dos Beatles, devem seguir até Abbey Road , o único lugar do mundo onde o congestionamento é na faixa de pedestres, afinal todos querem atravessar a rua à mesma maneira que Ringo, John, George e Paul fizeram em 1969 para a clássica foto da capa do último álbum gravado pelo quarteto britânico.
A imponente St. Paul’s Cathedral também merece uma visita, independente de qual for a sua religião, afinal caso seja um apaixonado por história e arquitetura, pode ir preparando o coração para fortes emoções. Logo à frente da igreja está a Millennium Bridge , uma passarela de pedestres, famosa pelo seu design futurista, que já foi coadjuvante em muitos filmes, entre eles até “O Enigma do Príncipe”, um dos episódios da bilionária franquia Harry Potter. Do outro lado da passarela se encontra o Tate Modern, museu de arte moderna de Londres, também com entrada franca.
A London Eye , com seus 135 metros de altura, já foi a maior roda gigante do mundo e tornou-se também um dos cartões postais de Londres. Para os que não sofrem de vertigem de altura e estiverem disposto a gastar algumas poucas libras, vale muito a pena a aventura de encarar numa cabine com visão 360 graus a paisagem inigualável da cidade, em um quase voo com vista privilegiada para o Big Ben e para o Rio Tâmisa.
SHAKESPEARE, SHERLOCK HOLMES E UM ENCONTRO COM AS ESTRELAS
É quase impossível falar sobre a Inglaterra sem mencionar algumas de suas ilustres figuras históricas, algumas reais e outras fictícias. Na estação Baker Street há logo na saída do Metrô um enorme monumento em homenagem a Sherlock Holmes, icônico personagem criado por Sir Conan Doyle. Poucos passos à frente da estátua se encontra um interessante museu, que recria com a máxima perfeição o 221B de Baker Street, endereço do intuitivo e elementar detetive. Lá é possível encontrar até o violino e o cachimbo de Holmes, além de muito material exclusivo, para delírio dos fãs, especialmente após o renascimento popular de Sherlock, vivido pelo ator Benedict Cumberbatch, em uma séria de sucesso na
BBC.
Bem pertinho do da “casa de Sherlock” está o divertido M adame Tussauds (o primeiro do mundo) com seus perfeitos bonecos de cera de personalidades das artes, da política, dos esportes e da história mundial. É a maneira mais agradável, segura e garantida de se tietar um ídolo e roubar aquela selfie tão sonhada.
Shakespeare, o Bardo, outra figura cultuada em Londres, é representado pela réplica fiel do famoso The Globe, teatro criado pelo dramaturgo séculos atrás e que hoje funciona como centro educacional e preparatório para as artes, além de apresentar montagens de peças do nobre autor a preços populares. Um tour guiado revela os espaços do teatro e toda sua fabulosa história.
E por falar em teatro, Londres é uma das capitais mundiais de grandes musicais, portanto assim como a Broadway americana, as opções são as mais diversas, entre elas uma imperdível versão musical do filme De
Volta para o Futuro, espetáculo fantástico e que vem impressionando o público diariamente com esta montagem extraordinária e efeitos especiais que fazem jus ao filme. No palco do teatro Adelphi dezenas de cenários fabulosos surgem a cada instante impressionando o público, enquanto um elenco afiado conta a história que rendeu uma trilogia em Hollywood e tornou-se até atração de um parque temático dos EUA. O ápice do espetáculo é quando o inesquecível DMC DeLorean, com os protagonistas Marty Mcfly e o cientista Dr. Emmett Brown a bordo, sobrevoa a plateia deixando todos de boca aberta.
UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL
Londres também conta com bairros badalados, como Notting Hill, que se tornou mundialmente famoso após o sucesso da comédia romântica lançada nos cinemas em 1999, estrelada por Julia Roberts e Hugh Grant.
No começo do século XX, o bairro de Notting Hill era habitado por diversas famílias que viviam em condições de bastante carência, mas logo após a Segunda Guerra Mundial a região começou a ser habitada por imigrantes das Colônias do Caribe, as chamadas West Indies (Índias Ocidentais ou a Bacia do Caribe), além de outras estrangeiros que vinham da África, tornando Notting Hill um bairro desenvolvido, muito festivo e animado.
A porta de entrada é a rua Portobello Road, repleta de lojas e restaurantes e onde também ocorre uma feira de antiguidade bastante conhecida por ser uma atração imperdível, especialmente para quem gosta de garimpar roupas e acessórios vintage, além de vinis e livros usados. E por falar em livros, a Travel Bookshop (a livraria do personagem de Hugh Grant) se transformou em uma grande loja de souvenirs.
ENTRE HIPPIES, PUNKS & AMY WINEHOUSE
Outro bairro disputado entre os turistas é Camden Town , exótico por suas raízes punks (alguns ainda desfilam por lá), pubs interessantes e muitas lojas descoladas com fachadas divertidas e tridimensionais, além da tradicional feira de artesanato e de antiguidades.
Foi neste bairro que a saudosa cantora Amy Winehouse morou e foi revelada, tanto que há uma estátua em sua homenagem, ponto bastante concorrido entre turistas e fãs da cantora, afinal em tempos de redes sociais, todo mundo quer garantir os seus likes ao lado da estrela imortal.
No Camden Market, um espaço bastante eclético e diversificado, há desde comidas de rua até pratos de culinária internacional, além de irrecusáveis guloseimas tentadoras sempre cobertas por Nutella, praticamente uma unanimidade entre os londrinos e turistas.
Partindo mais para o centro de Londres está Piccadilly Circus, uma praça surgida no século 17 e que hoje, repleta de luzes brilhantes e grandes telões eletrônicos tornou- se um ponto alto da cidade e uma espécie de Times Square londrina.
Londres é pura festa e diversão, sem perder a elegância britânica.
ONDE SE HOSPEDAR EM LONDRES
A rede Hyatt de hotéis inaugurou recentemente sua unidade situada no coração do complexo urbano de compras e entretenimento de Westfield Stratford, praticamente dentro da estação Stratford do metrô e também a uma curta distância do icônico Queen Elizabeth Olympic Park e do London Stadium.
O belíssimo Hyatt Regency London Stratford oferece 225 quartos sofisticados (incluindo 10 suítes) com decoração moderna, comodidades luxuosas e banheiros premium com penteadeiras de mármore e box amplo.
O restaurante Elondi, situado dentro no hotel, serve refeições durante todo o dia e oferece uma deliciosa culinária inspirada nos restaurantes do leste de Londres. No sofisticado Elondi Bar and Terrace o Happy Hour traz coquetéis personalizados e clássicos perfeitamente executados, juntamente com vinhos locais e internacionais, cervejas artesanais e deliciosos petiscos de bar.
O café da manhã, servido também no restaurante, é suntuoso e repleto de variedades gastronômicas, um perfeito deleite para quem busca uma refeição matinal completa para garantir assim energia para um dia de passeios e novas descobertas.
Na academia de ginástica, no 12 andar, a vista é espetacular e o ambiente propício para manter o corpo em forma e também relaxar para estar pronto para o dia seguinte.
A melhor opção de custo benefício para quem visita Londres é, sem sombra de dúvidas, o Hyatt Regency London Stratford, que consegue unir comodidade, sofisticação, segurança e uma excelente localização, tudo em um único lugar.