Um roteiro exclusivo, com hospedagem premium nos resorts
Paradisus, da rede Meliá, em Riviera Maya e Cancún, é uma das
melhores formas de explorar as belezas naturais e históricas do
país, celebrando a vida nestes tempos de grandes mudanças!
Caribe Mexicano: férias de luxo!
por Márcia Santos
Em qualquer época da vida, viajar para o México é umaexperiência prazerosa e repleta de descobertas. Mesmo que você já tenha ido para lá outras vezes, retornar ao país ou conhecê-lo agora, no período pandêmico, reserva um sabor especial, aquele de voltar a celebrar a vida, apesar da rotina de cuidados a qual involuntariamente nos tornamos habituados após o surgimento da covid-19.
O México é inspirador. A começar pelos milênios de história e toda a sua ancestralidade formada pelos povos maias, olmecas e astecas uma referência sem precedentes da genuína inteligência humana, com descobertas relacionadas à arquitetura, à astronomia, à matemática, aos esportes. Desde o período pré-colombiano, passando por sua
descoberta pelo espanhol Hernán Cortez, em 1519, até os dias atuais,o país nunca perdeu a sua verdadeira essência, repleta de belezas,mistérios e enigmas.
Localizado entre os Estados Unidos e a América Central, tem praias paradisíacas, tanto no Pacífico quanto no Golfo do México,
além de sua natureza peculiar, com montanhas, cachoeiras, desertos e selvas. Aliás, esse conjunto geográfico formado por natureza viva e bem diversificada torna-se ainda mais impactante quando somado às suas construções milenares e à formações geológicas de mais de 100 mil anos.
Pirâmides, ruínas, cidades arqueológicas e templos construídos de forma altamente complexa (em um período onde a tecnologia que conhecemos hoje não existia) ainda são um mistério para a humanidade que tenta entender a vanguarda de suas realizações. Sua capital, a Cidade do México, é outro ponto imponente do país, tendo o maior centro histórico do mundo.
Azul da cor do mar!
Cancún é o destino mais visitado pelos brasileiros que, de uns tempos para cá, também têm desbravado a charmosa Riviera Maya e outras áreas próximas. O balneário fica em Quintana Roo, um dos 31 estados mexicanos, na Península de Yucatán, famoso por seus resorts luxuosos e um mar sem
igual, de águas translúcidas em vários tons de azul e verde, além da gastronomia altamente refinada. Todo o estado é composto de maravilhas naturais, com fauna e flora riquíssimas.
A região que abrange Cancún e Riviera Maya, o ápice do Caribe Mexicano, é conhecida mundo afora por seus roteiros de aventura e off
road; e seus cenários de praia e de sol, com muitos esportes aquáticos, como mergulho, surfe, jetpack, snorkel, jet sky e vários outros para
apreciar a abundante vida marinha.
É exatamente nessa região que se podem visitar ilhas quase desertas, cenotes e muitos lugares impressionantes, como as ruínas maias. Na lista de atrações imperdíveis estão Teotihuacán e a cidade maiade Chichén Itzá, além de Chetumal, Playa del Carmen, Escárcega, Cozumel, Tulum e Isla Mujeres.
Resorts sob medida
Nosso roteiro começa pela hospedagem nos paradisíacos resorts mexicanos, como o Paradisus La Perla, na Riviera Maya, e Paradisus Cancun, em Cancún, dois hotéis da Rede Meliá. Neles, uma seleta lista de clientes desfruta de luxo, conforto e serviços realmente exclusivos.
Construído em Playa del Carmen, na Riviera Maya, região formada por praias muito charmosas e os imperdíveis cenotes, o Paradisus La Perla, inaugurado em maio de 2021, é um resort só para adul-
tos, com serviços e atendimento impecáveis.
A localização do hotel é perfeita, a poucos metros do segundo maior recife de coral do mundo e próximo ao centro comercial de Playa del Carmen e sua famosa Quinta Avenida e que em algum momento nos faz lembrar a charmosa Trancoso, na Bahia. Bares, restaurantes de todas as cozinhas
e lojas fashions estão neste centro comercial, com um vaivém delicioso de turistas estrangeiros, a mesma atmosfera dos hotéis Paradidus.
Construído ao lado do Paradisus Playa del Carmen (o hotel da mesma rede para famílias), o La Perla se vale da área do The Reserve para uma estadia ainda mais VIP, com uma agenda de festas Vista aérea do Hotel La Perla, em Playa Del Carmem e shows noturnos e acesso livre a todos os restaurantes. A tecnologia está por toda parte, com QR Code para baixar os cardápios, por exemplo, ou para saber toda a programação do hotel.
Quanto aos apartamentos, realmente são um deslumbre com base para iPod, TV de tela plana com canais via satélite, DVD player e chuveiro efeito chuva. Amplas, arejadas e com muitos detalhes caribenhos na decoração, algumas categorias oferecem banheira de hidromassagem instalada no terraço privativo e externo da suíte; e outras, ostentam escadaria que já sai diretamente para a piscina, as chamadas swim up. É um arraso! Camas king-size, enxoval de algodão, travesseiros enormes, amenities da grife Lande.
O fato de o hotel ser somente para adultos possibilita também conhecer novas pessoas e desfrutar das benesses da vida sem preocupações — pelo menos enquanto estamos ali hospedados. Como a pulseira The Reserve dá acesso a todos os restaurantes e às atividades, o tempo passa voando e faz
valer cada minuto da estadia. Além disso, todas as áreas são integradas
e a frente do hotel sai para o mar de Playa Del Carmen.
No total, o hotel oferece 393 suítes espaçosas, incluindo 58 com acesso direto à piscina; 150 suítes The Reserve e as presidenciais, que chegam a 144 m2. As áreas comuns têm toda a sofisticação da marca Meliá. O seu lobby central, por exemplo, é amplo, com estátuas gigantes, pé direito alto e lustres enormes. E mais: o pequeno lago artificial de tartarugas logo na en-
trada nos deixa maravilhados. Tem também um aquário ao ar livre
cheio de carpas.
Os dois lobbys, tanto do La Perla quanto do Playa del Carmen, são praticamente idênticos em seus estilos e decoração. Átrio com ar condicionado para check-in e check-out privativos são um mimo a mais. Fiquei hospedada no The Reserve Deluxe Suíte Solo Adulto com vista para as piscinas e para os jardins e com banheira na parte ex- terna do apartamento.
As noites sempre terminam em grande estilo, com jantares e shows. Sobre os restaurantes do resort, vale ressaltar que é possível ter uma experiencia diferente a cada refeição, sempre com a qualidade de seus chefs internacionais e suas equipes altamente profissionais. Cada um deles reserva ambientação única, com arquitetura e design que impressionam.
Viagem gastronômica
O Paradisus La Perla tem 19 restaurantes diferentes (de pratos asiáticos contemporâneos, da cozinha de fusão à alta cozinha mexicana); e 14 bares, incluindo os das piscinas. Não importa se você é um amante de boas massas ou se prefere a culinária japonesa, o resort vai possibilitar alguns dos melhores momentos da sua vida.
Com a pulseira The Reserve e mesmo estando hospedado no La Perla para adultos, você pode frequentar qualquer restaurante e se deliciar com coquetéis e drinques nos bares.
O Lapalapa é um dos queridinhos do La Perla. Esse charmoso restaurante ao ar livre e a poucos metros da praia é exclusivo para os hóspedes adultos do The Reserve. Sua cozinha internacional é oferecida no café da manhã e no almoço. Um grande quiosque (palapa) adornado com madeiras de lei e tons de azul dá o tom casual e, ao mesmo tempo, refinado. Para o almoço, sanduíches, tacos, carnes, massas, sobremesas e bons vinhos estão entre as variadas opções do cardápio. No café da manhã, pan- quecas, omeletes, pães, bolos, iogurtes e frutas frescas nos fazem perder a cabeça.
Já o restaurante Fuego, especializado em ceviches e tiraditos é, sem dúvida, um dos pontos altos do La Perla. Todo projetado em clima intimista, em tons de vermelho e dourado envelhecido e um grande lustre dourado na entrada, serve pratos preparados na hora. Não deixe de experimentar o tiradito peruano sob influência japonesa, com camote (batata doce), um dos mais pedidos pelos hóspedes, ou o de atum branco com salsa de coco. A generosa porção de arroz com mariscos também tem encantado os hóspedes brasileiros.
O Bana apresenta a culináriade fusão asiática, tendo uma seleção afinada de sushis. Seus chefs experientes preparam tudo na hora e você tem uma vasto menu para escolher as delícias no jantar sob uma decoração moderna. Dos clássicos sushi rolls (prove o Califórnia que leva camarão, pepino, abacate e gergelim), passando pelas entradas quentes e sopas (imperdível o Kanami de atum, que leva tartar de atum, alcaparras, azeitonas, cebola, azeite de gergelim e soja) até chegar nas opções quentes, como o Suprema de Pollo Teriaki (filé de frango com salsa oriental à base de soja doce e aromática, com legumes flambados e purê de batata) e às sobremesas, como os rolinhos de banana servidos com sorvete de baunilha e calda de caramelo ou o de gengibre e limão.
Ao lado, fica o charmoso Toji com os seus conceituais pratos japoneses e uma infinidade de saquês e coquetéis preparados por seus mixologistas. Quanto ao restaurante Naos, está a qualquer hora do dia pronto para servir o melhor de um bufê internacional. Entretanto, o ambiente casual não tira a excelência de seus chefs que seguem com um grande know how para elaborar pratos internacionais, como massas, carnes, peixes e suas sobremesas: bolos, doces e os sucos de frutas feitos na hora.
Já para os apaixonados pelos pratos mexicanos, o destaque é o restaurante Mole. O seu conceito contemporâneo traz o melhor da culinária local e as quesadillas continuam no topo da lista dos pedidos. Com área externa e interna, o clima casual transforma o jantar em um acontecimento delicioso. Experimente a carta de vinhos para se deliciar com a vista dos jardins.
Gosta da culinária italiana moderna? Então aproveite para jantar no Vento. Massas, risotos, pizzas e vinhos dos mais conceituados são ali servidos. A inspiração mediterrânea está por toda parte, sua adega externa já seria por si só uma peça rara de decoração, mas é repleta de vinhos selecionados.
Em relação aos inúmeros bares do hotel, um dos melhores é o Gabi Club. Ocupa amplo espaço, é sofisticado e muito vibrante, onde as tardes e noites de verão tornam-se ainda melhores, com vistas deslumbrantes do mar e do pôr do sol de Playa de Carmen.
Sinta-se no paraíso
O resort Paradisus Cancun é um dos mais lindos e importantes da hotelaria mexicana e mundial. Construído em 1988, com planta original de Fernando Higueras e Felix Candela; e ampliação em 1999, projeto foi um marco para a época que o considerou exuberante e moderno demais. No total, cinco pirâmides com tetos de vidro, uma ao lado da outra, formam sua sur-
preendente arquitetura.
No lobby principal, o visual é muito impactante, pois os cenotes (cavidades naturais, com água subterrânea e vegetação) são reproduzidos na área central, de pé direito alto. Estrategicamente situado entre a Lagoa Nichupté e o mar do Caribe, o resort possibilita vistas fascinantes de cinema, ora do mar; ora, da lagoa.
Seus idealizadores consegui- ram o feito de conservar a ancestralidade e a cultura maia na arquitetura, na decoração (esculturas e pinturas nas paredes, por exemplo); e na gastronomia (com pratos e ingredientes tipicamente mexicanos, como milho, carne vermelha e frango), mesclando com o que há de mais moderno em hospedagem como inovação, sustentabilidade e tecnologia. A excelência dos serviços, o atendimento de ponta e os equipamentos de última geração formam um tripé sólido, difícil de ser alcançado pela concorrência.
O Paradisus também oferece aquelas comodidades que os viajantes atuais, principalmente durante a pandemia, desejam ao se hospedar. Por exemplo? Segurança e serviços all inclusive. No resort, a sua única preocupação será a de escolher o que fazer (nadar, caminhar, tomar sol, dançar) e onde (na piscina, no anfiteatro, na varanda…). Suítes grandes e luxuosas, academia bem equipada e alguns dos melhores restaurantes do México e internacionais são parte das férias neste hotel.
Assim como no La Perla, os hóspedes The Reserve tem acesso am áreas mais exclusivas, serviços de mordomo (que ajudam em toda programação durante a estadia) e refeições em todos os restaurantes (exceto o Sal). Camas bali na praia, programação noturna com DJ, cantores e guitarristas, apresentações teatrais e muita diversão são oferecidos para entretenimento.
É importante lembrar que o hotel está localizado na mais im-
portante zona hoteleira de Cancún, com fácil acesso aos principaisn shoppings de luxo (Plaza La Isla, Kukulcan Plaza, Luxury Avenue Shopping Mall) e às baladas mais famosas, como a Coco Bongo Cancun, a H Roof Cancun e tantas outras, além do acesso aos principais pontos turísticos, como museus, ruínas e passeios de barco.
Mix de sabores
Quanto aos restaurantes, elesseguem o mesmo padrão de excelência adotado em todas as unidades Meliá, sendo que aqui alguns são os mesmos do La Perla, como o Lapalapa, o Sal, o Fuego, o Bana, o Vento, o Mole,o Toji, além de ter o Enso, o Blue Agave, o Avenue Bar, o Red Lounge, o Barra Swim up, o Coco’s Beach Club e o internacional Malva Food Bazaar, com sua pada-
ria exclusiva, estação de sucos e um buffet internacional com pães, doces, massas, carnes, peixes e frutos do mar.
Ocupando uma área de quase 6 mil m2, o Malva serve o que existe de melhor desde o café da manhã até o jantar, e de suas estações saem pratos feitos na hora por seus chefs e cozinheiros experts. Suas opções veganas e vegetarianas também fazem muito sucesso, além dos bolos confeitados em várias versões.
O Lapalapa, do Paradisus Cancun, segue a mesma linha internacional do LaPalapa do La Perla. Exclusivo para os hóspedes da área The Reserve, os pratos são deliciosos e o restaurante ao ar livre oferece vista surpreendente do mar azul de Cancún. Instalado em um quiosque, cujo telhado é todo trabalhado em palmeira seca, o restaurante tem sobremesas inesquecíveis, como o suflê de chocolate, com sorvete de menta e chocolate. No café da manhã, as quejadillas vegetarianas, com salada e o suco natural de laranja, são perfeitos para começar o dia.
O Toji Bar fica na área central do resort e toda a vegetação abundante dessa parte do hotel se completa com a decoração super charmosa. Lanternas de papel e os tons branco e avermelhado nos remetem de imediato para algum país da Ásia. Tem um clima muito romântico para jantar. Prove os coquetéis de uma equipe incansável em servir bem e não esqueça dos
pratos variados com sushi e outros.
Quanto ao Enso, trata-se de um exclusivo também para quem tem a pulseira The Reserve. O seu design circular é bem vanguardista, assim como o menu que une o melhor das gastronomia tailandesa, indiana, coreana e chinesa em uma versão bem atual. Experimente como prato principal o disputado El Coco (camarões crocantes ao coco, com arroz e molho) e para a sobremesa, prove a magnífica Torta de Limão e Merengue. Se você não abre mão das entradas, recomendo o El Taco (camarão com creme de espinafre). Se gosta de jogar golfe, saiba que o hotel oferece o campo de golfe de três buracos e nove pares, localizado próximo ao resort.
Passeios exclusivos
A partir de Cancún ou da Riviera Maya, as opções de passeios são inúmeras. Para aproveitar bem todos eles, a dica é usar os serviços de um bom receptivo, como os da Attravel, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro, conhece bem o perfil do nosso viajante, especialmente o de luxo, além de oferecer uma frota de veículos novos e condutores-guias.
Um dos passeios mais exclusivos é o feito pelo catamarã Atlantis II, saindo de Cancún até Isla Mujeres. A viagem é deliciosa, com música, bebidas a bordo e uma paisagem exuberante emoldurada pelo mar cheio de tons de azul.
Em tempos de covid-19 é importante salientar que todo o passeio segue critérios rigorosos de segurança, com uso de máscaras e aferição de temperatura. Há pausa para mergulho, almoço em Isla Mujeres (tudo incluso) e compras no centro da Ilha. Batizado de Perfect Day, tem check in express, água, suco e petiscos no porto de Albatroz, velejo até Isla Mujeres, guias bilíngues, atividades como snorkel e spinnaker, área VIP no clube de praia e comida à vontade no restaurante de Isla, com direito de taça de vinho, tinto ou branco.
Outros roteiros recomendados são Chichén Itza e Cenote Ik Kil; Cobá, Tulum e Cenote; e Tulum, Cenote e Playa Del Carmen e o Xavage (parque de aventuras radicais). Na Attravel, comandada pela brasileira Lillian Zannon, os passeios às principais atrações turísticas do Caribe mexicano podem ser personalizados de acordo com as preferências do viajante. Para saber preços e conhecer os passeios, consulte www.attravel.com.br
Vistas espetaculares!
Com mais de 500 suítes, as categorias vão desde as suítes júnior com vista para a lagoa ou com vista para o mar até a suíte presidencial The Reserve com 319 m2. Hospedada na área The Reserve, na suíte Júnior The Luxe, pude relaxar em um apartamento de 44 m2, decorado em tons de branco e creme, e banheira de hidromassagem em área transparente de vidro integrada ao apartamento. Com vista para o mar, terraço privativo e um visual deslumbrante, o que mais se pode querer da vida?
Neste 2021, onde os cuidados com a saúde e as reflexões sobre a vida se tornaram tão importantes quanto o roteiro e o destino, viajar para o México foi acima de tudo entender a grande transformação do momento. Afinal, o nosso slogan, ‘a melhor viagem é aquela que te transforma’, está mais atual do que nunca!
A jornalista Márcia Santos, do portal Um Luxo de Viagem, foi ao México a convite da Aeromexico, dos resorts da rede Meliá e teve assistência de viagem GTA.