A Rede dos Sonhos tem hotéis fazenda sustentáveis, no interior de São Paulo, com excelência em ecoturismo, turismo rural, de aventura, paisagens incríveis e, o que é melhor, acessibilidade para todos!
Ecoturismo: Tempo de sonhar!
por Simone Galib
Não é preciso ir muito longe, enfrentando estresse de aeroportos ou longas horas de estrada, para desfrutar de um complexo incrível de hotéis fazenda com direito a muita adrenalina, bons serviços e inclusão. Na Rede dos Sonhos, entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, a hospitalidade está à disposição em tempo integral, a natureza é exuberante e a diversão, para todos, sem qualquer exceção.
Localizados em Socorro, a cerca de duas horas de São Paulo, os hotéis são hoje referência nacional e internacional em sustentabilidade ambiental e social por meio da acessibilidade e da segurança nas práticas das atividades, principalmente no turismo de aventura – sem dúvida, uma das melhores experiências para os hóspedes.
São quatro hotéis fazenda: Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos, Terra dos Sonhos e Colina dos Sonhos, este último o mais novo, inaugurado em 2019. O Campo e o Colina ficam em Socorro, e os outros dois (Parque e Terra) estão localizados em Bueno Brandão, município na divisa de São Paulo e Minas Gerais. Cada um tem conceito próprio, são relativamente próximos uns dos outros e complementares. A dica é se divertir nos quatro. Há inclusive o passaporte dos sonhos. Quem se hospeda em algum dos hotéis da rede, a partir de duas diárias, pode passar o dia ou fazer passeios aos demais, sem pagar nada mais por isso. Ótimo custo-benefício.
Todos eles operam nos segmentos do ecoturismo, turismo rural e de aventura em que pessoas das mais diversas faixas etárias e condições físicas podem se divertir, as atrações são concebidas com acessibilidade e dispõem de uma equipe bem treinada de profissionais que garantem a segurança. Vamos descobrir o que cada um tem de melhor?
Fazenda Hi-Tech
O Campo dos Sonhos está localizado a apenas 6 km do centro de Socorro, o que já é uma vantagem, porque vale a pena visitar essa cidade do Circuito das Águas paulista. É repleta de parques, fontes naturais, boas compras (tem inúmeras malharias) e trilhas de ecoturismo. Tem ainda um mirante com o Cristo Redentor, que oferece uma das mais belas vistas da região.
Primogênito do grupo, o hotel surgiu há 27 anos quando o engenheiro agrônomo José Fernandes Franco sonhou (aqui no sentido literal) que voltava ao campo. Ele já havia trabalhado por anos em diversas multinacionais e vivido em muitos centros urbanos. Mas, o sonho visionário lhe apontou novo rumo. Assim, comprou a primeira propriedade em Socorro, sua cidade natal. E em mais duas décadas, não parou de crescer.
Circundado por uma natureza exuberante, o hotel fazenda oferece a simplicidade do dia a dia rural, mas com todo o conforto da vida moderna, como TV a cabo, wi-fi e cama king size. São 18 apartamentos e 24 chalés, todos bem equipa- dos e com acessibilidade, que acomodam entre quatro e oito pessoas. É ainda pet friendly: há um canil coletivo e alguns chalés têm seu canil particular para que o dono fique perto do seu animal de estimação.
Nas áreas comuns, há muito o que curtir como piscina aquecida coberta, piscina externa, conjunto aquático acessível e climatizado, hidromassagem e uma charmosa casinha de bonecas. Tem também lago com pedalinhos que as crianças adoram, um circuito de arvorismo e tirolesa.
Dos 17 lagos da fazenda, quatro estão destinados à pesca, tanto a esportiva (pega o peixe e o solta) ou aquela que se paga por quilo e leva para casa. Neles vivem uma infinidade de espécies, entre tilápias, pacus, cascudos, carpas e bagres.
Um dos melhores programas é acordar cedo e seguir as “trilhas” dentro do hotel, que reservam boas surpresas, como a Estrada dos Provérbios, perfeita para caminhar e meditar.
Comida Orgânica
A gastronomia dos hotéis do complexo é variada, saborosa, farta e o que é ainda melhor: tudo é plantado, produzido ou processa- do na própria fazenda. A diária inclui quatro refeições – café da manhã, almoço, café caipira da tarde e jantar. Prepare-se para comer muito bem. No almoço e jantar, comida fresquinha de fogão a lenha, com 13 tipos de pratos quentes, saladas, sobremesas e doces caseiros feitos pelas confeiteiras locais e geralmente com música ao vivo. O café caipira – ainda uma tradição no interior – inclui canjica, milho, bolos, amendoim e outras guloseimas. Por falar em café, ele é plantado e processado lá mesmo, assim como o leite é tirado na hora.
Turismo Rural
Hora de interagir com a vida no campo, observando a rotina da fazenda, como a produção de café e cachaça artesanal de alambique, além da horta orgânica, que abastece os restaurantes. Ou ainda experimentar um dos 100 tipos de frutas do pomar. As crianças vibram com os passeios aos currais dos animais, que comem na mão dos hóspedes. Ali vivem cavalos, vacas, búfalos, porcos, carneiros e lhamas, além de diversos tipos de aves.
Para famílias ou grupos de amigos, a estadia tem bom custo benefício, porque também estão inclusas nas diárias todas as recreações como passeios a cavalos, charretes, barcos, pedalinhos, bicicletas, triciclos e quadriciclos não motorizados, além do arvorismo e da tirolesa.
Diversão Radical
Para quem gosta de adrenalina, o endereço é o Parque dos Sonhos, onde o coração bate a mil com aventuras radicais. Ele ocupa uma área de 600 mil m2 cheia de cachoeiras, trilhas, vegetação da Mata Atlântica e muita diversão em equipamentos que, digamos assim, exigem uma certa dose de coragem, mas proporcionam emoções indescritíveis. São mais de 20 atividades praticadas junto à natureza, seja em terra, na água e no ar. Todas elas bem seguras e com o suporte de equipes altamente treinadas.
As seis tirolesas são as grandes estrelas do complexo. Na do Pânico, com cerca de 1 km de extensão, você tem a melhor vista panorâmica do vale e do próprio hotel fazenda. É quase 1 minuto de descida, a 140 metros de altura. Quem vai, garante que este é um daqueles momentos que valem uma eternidade.
A do Pânico e a Voadora costumam ser chamadas de “a ponte aérea mais rápida entre São Paulo e Minas”, uma vez que a montanha onde elas começam fica em Socorro (SP) e a chegada, em Bueno Brandão (MG). O trajeto passa sobre o rio Cachoeirinha, que marca a divisa entre os dois estados.
Já a do Espanto, com 400m de extensão e 60 metros de altura, é a mais rápida do Parque. A do Calafrio, com 200 m de extensão e a 35 metros de altura, oferece a emoção de voar a baixa velocidade no interior da mata.
O Parque tem ainda tirolesas menores para pré-adolescentes e crianças pequenas. Pessoas com deficiência, idosos ou até mesmo tetraplégicos podem usufruir das atividades, que dispõem de cadeira adaptada. Além disso, os funcionários também são treinados para atender a esse público. Outras atividades são arvorismo, rapel, escaladas, cavalgada, trilhas ecológicas, boia-cross pelo rio Cachoeirinha e skate.
Para relaxar depois, nada melhor do que a prainha fluvial à beira da Cachoeira dos Sonhos, que tem mais de 100 metros. No complexo existem ainda outras cinco quedas d ́água, como a da Pedra Grande.
Quanto à infraestrutura, o Parque dos Sonhos tem atrações semelhantes às que existem nos demais hotéis do complexo: horta orgânica, passeios de trator, de charrete e trole, centros de excelência em café e de produção de queijo, pães e doces caseiros. Ali é possível praticar turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural com o conforto de um hotel fazenda bem-equipado, incluindo restaurante, lanchonete, piscina coberta e aquecida, saunas seca e úmida, salão de jogos, loja de conveniência, centro de convenções, 20 apartamentos e dez chalés.
Imersão Sustentável
Para quem está precisando de ar puro e paisagens bucólicas depois de tantos confinamentos, a dica é passar alguns dias na Terra dos Sonhos. Cercado pela Mata Atlântica, o hotel fazenda tem um conceito arquitetônico diferenciado e sustentável: contêineres marítimos reciclados, que já rodaram boa parte do mundo, hoje são 18 confortáveis apartamentos, decorados em estilo retrô, com vista para as montanhas. Eles são ainda climatizados e adaptados para hóspedes com necessidades especiais. Outro diferencial é a vista para a antiga sede da fazenda, uma casa em estilo celta construída há mais de um século, que foi totalmente restaurada, tornando-se uma espécie de museu local. Ao lado, está o Jardim dos Cristais, emoldurados por pedras gigantes de quartzo rosa, extraídas da própria região.
Neste pequeno refúgio, você pode relaxar, meditar e apreciar a paisagem fantástica das montanhas a partir do Mirante da Terra. Ali também há fogueiras em formato de círculo de pedras para experiências gastronômicas e sensoriais, como assar o pão cuja massa é fornecida pelo próprio hotel.
Sombra, Sol e Água fresca
Para aproveitar os dias ensolarados e quentes da região, o hotel tem um conjunto aquático com duas piscinas, sendo a externa de borda infinita, com rampas acessíveis, e a interna toda envidraçada, ambas aquecidas. Junto delas estão as saunas com paredes de vidro.
A gastronomia segue o padrão da rede, com quatro refeições e comida rural à vontade feita com produtos da própria fazenda. O detalhe é que nesse restaurante, todo envidraçado e com capacidade para 120 pessoas, além de comer muito bem, o hóspede pode saborear um dos locais mais bonitos do hotel. A qualquer hora do dia, a vista é maravilhosa.
Ali também é possível percorrer o rio das Antas, que corta a fazenda, em caiaques, boia-cross, rafting ou standup paddle. Há ainda dois lagos de pesca e um outro para bucólicos passeios de pedalinho. Já a tirolesa Voo dos Carneiros, com extensão de 450 metros, passa sobre os viveiros dos animais da mini fazenda e oferece visão privilegiada das montanhas.
Quando o sol se põe, o melhor é olhar para o céu e contemplar a Via Láctea cintilando sobre o vale. São nesses momentos que você tem acesso ao real conceito da Terra dos Sonhos: conexão com a natureza, com a cultura local e, principalmente, com a sua alma.
No Alto da Colina
Já que estamos falando em experiências exclusivas e belas paisagens, nada melhor do que subir as montanhas e, a 1.400 metros de altitude, se hospedar ou passar um final de tarde na Colina dos Sonhos.
O mais novo hotel fazenda da rede ocupa uma área de 700 mil m2, que foi no passado uma fazenda de café e de gado, no bairro do Serrote, em Socorro. Ele inclui todas as atividades e benefícios dos hotéis do complexo, mas tem uma experiência única: um pôr do sol que a gente não consegue esquecer tão cedo.
Com localização privilegiada, o Colina dos Sonhos tem nove confortáveis chalés, um restaurante imenso em estilo rústico, uma adega subterrânea e a loja da Colina que vende, entre outras lembrancinhas, os produtos fabricados nas fazendas da Rede dos Sonhos, como, por exemplo, mel e café. Todos levam a marca Campo dos Sonhos.
No ponto mais alto da propriedade, foram instalados bancos, um bar tenda, com boa carta de vinhos e cervejas artesanais, e um forno a lenha, criado a partir de um cupinzeiro, de onde saem pizzas feitas na hora. Uma fogueira de pedras, em formato de círculo, aquece as noites mais frias, porém muito estreladas.
Mas, o grande presente vem mesmo do universo: quando o sol se põe há uma espécie de ritual, uma celebração mágica. A gente se sente meio fora do mundo diante daquele cenário de exuberância infinita.
A jornalista Simone Galib viajou a Socorro a convite da Rede dos Sonhos.