Alguns dos melhores restaurantes da cidade mais charmosa da Serra Gaúcha
Gastronomia
por Andrea Magalhães
LA TABLE D´OR MÉDITERRANÉE
Em um ambiente estiloso e intimista, a casa funciona principalmente com reservas para cardápios de degustação sofisticados de pratos europeus à base de frutos do mar e carnes. É famoso também por servir um dos melhores suflês do Sul do país. Nas entradas, destaque para o Champignon Paris e Siri ao Béchamel. Nos pratos principais, aposte nos premiados Crévettes et Truffes aux Formages e Crévettes à Shimeji. De sobremesa, experiente o clássico Crème Brulée. A carta de vinhos tem rótulos internacionais e regionais de boa qualidade.
Rua da Carrieri, 525 – Bairro Lago Negro, Gramado
______________________________________________________________________________________________________________
BRAZIOLLI
Com cardápio criativo e regional, é o endereço perfeito para experimentar as carnes na parrilla, com cortes nobres assados na brasa, entre eles prime rib, short rib, entrecot, carré de cordeiro e wagyu. Se quiser conhecer a gastronomia local, escolha um dos pratos do menu à la carte. Para harmonizar, a carta de vinhos tem rótulos clássicos e outros exclusivos. Os drinks autorais também fazem sucesso.
Rua Garibaldi, 126 – Centro – Gramado
______________________________________________________________________________________________________________
JOSEPHINA CAFÉ E RESTAURANTE
A casa construída pelo bisavô dos irmãos Patricia, Gabriel, Rodrigo e Carolina Klauck Moraes, nos anos 1950, é o cenário do charmoso Josephine, um local cheio de histórias e memórias afetivas. A inspiração de suas andanças pelo mundo – eles já moraram na Alemanha, Áustria e Nova York – está presente no cardápio com várias opções de couvert, entradas, saladas, risotos, massas, carnes, peixes, sanduíches, sobremesas, chás, chocolates, sucos, cervejas e café. Mas, as especialidades do Josephina são waflle, eierbrot e palatschinken.
Rua Pedro Benetti, 22, Centro – Gramado
______________________________________________________________________________________________________________
HÖPPNER
Com dois ambientes climatizados, terraço externo e um gazebo, o restaurante tem como especialidade a cozinha alemã. Outro diferencial é o chá da tarde, uma tradição que começou como serviço de quarto no Hotel Ritta Höppner e que virou um ritual sob a especialização de Adriana Höppner na Suiça e na Inglaterra. O menu varia a cada dia da semana, porém sempre combinando os sabores de tarteletes com a grande variedade de doces e salgados, feitos artesanalmente. Chás, cafés e chocolates acompanham o waffle, geleias e o tradicional apfelstrudel, diariamente das 15:30 às 18:00. A combinação de pratos da culinária alemã foi desenvolvida pela cozinha a partir do cardápio especial de 2013, por ocasião do jantar oferecido ao príncipe da Baviera, Heinrich Prinz Von Bayern. Esse menu inclui pães artesanais, eisben e salchichas Weiss e bock, entre outras delícias. Bom apetite!
Rua Pedro Candiago, 364 – Planalto – Gramado