Com temperaturas agradáveis, dias ensolarados e belas paisagens, a estação é perfeita para dias de bem-estar junto à natureza. Aqui, um roteiro de hotéis e resorts em São Paulo, Serra Gaúcha e Rio de Janeiro.
Outono na Serra
O outono chegou e seus dias de céu azul, luz deslumbrante, folhas alaranjadas e temperaturas mais amenas nos convidam a subir a serra. É tempo de recarregar as energias junto à natureza, aproveitando o ar puro da montanha, as trilhas na mata, banhos de cachoeira em manhãs ensolaradas, piscina aquecida, massagens relaxantes nos spas com vistas panorâmicas e lareira acesa à noite – de preferência tomando um bom vinho.
Quem não precisa de uma trégua como essa? Opções de hotéis e resorts no campo não faltam no país. Há lofts, bangalôs, chalés e confortáveis suítes instalados em estabelecimentos com certificado de qualidade, bons serviços e infraestrutura completa para casais, famílias e eventos corporativos. Charmosos, a maioria também oferece farta e diversificada gastronomia – seja regional ou internacional.
Vale lembrar que este 2018 está repleto de feriados, especialmente no segundo semestre quando será possível emendar o fim de semana. Assim, nada melhor do que recarregar as energias em lugares nos quais podemos viajar de carro, evitando todo aquele estresse de aeroportos.
Para quem tem filhos pequenos, há outra grande vantagem: as crianças sempre estarão se divertindo e geralmente contam com equipes de monitores ou kid clubs, enquanto os pais aproveitam a área de lazer. E para que a família fique completa, você pode ainda levar o pet a tiracolo, porque alguns hospedam animais de estimação. Aqui, conheça seis hotéis para um outono (e também o inverno) cinco estrelas em São Paulo, Serra Gaúcha e Rio de Janeiro. Quebre o acelerado ritmo urbano – e boa viagem!
Refúgio de luxo perto de São Paulo
A apenas 40 minutos da capital paulista, há um refúgio cinco estrelas cercado por uma área de 350 mil m2 de Mata Atlântica. Trata-se do Hotel Villa Rossa, localizado em uma vila de charme na cidade de São Roque. O resort é muito bem equipado: todos os 85 apartamentos e os 18 lofts dispõem de wii-fi, TVs LCD, sistema central de aquecimento, calefação e ar condicionado.
Além da exuberante natureza em seu entorno, cada loft tem ainda jardim, piscina privativa e lareira para curtir bons momentos em família ou a dois. O hotel oferece ainda piscina privativa e duas aquecidas ao ar livre (uma delas semiolímpica). Há também uma terceira piscina coberta, considerada a maior da América Latina.
A alta gastronomia é um dos pontos altos do hotel. O Villa Rossa tem um restaurante principal, La Piazza, e três privativos para eventos: Giandino, Siracusa e Casa Vechia, além de três bares e uma adega com mais de 80 rótulos entre nacionais e importados. O renomado restaurante Cascudo, localizado no complexo Vila Darcy Penteado, também está disponível para experiências gastronômicas à la carte.
As noites costumam ser mais frias, afinal o hotel está a 1,1 mil metros de altitude – nada que a aconchegante sala com lareira não resolva. Para o lazer, há academia de ginástica, salão de jogos e o spa Spazio Natura, com massagens corporais, estética, saunas secas e a vapor, duchas de teto, circulares e turbilhões. Os que gostam de praticar esportes, podem optar pelas duas quadras de tênis, outra poliesportiva, dois campos de futebol iluminados e com grama natural. Há ainda alamedas para caminhadas, tirolesa, parede de escalada, trilhas ecológicas e um lago com caiaque e pedalinho. Divirta-se!
Belezas naturais da Mantiqueira
O outono é perfeito para curtir Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a 180 km de São Paulo e cerca de 300 km do Rio de Janeiro. A cidade está mais vazia e as temperaturas são agradáveis, com dias ensolarados e noites não tão frias como no alto inverno, em que os termômetros podem ficar abaixo de zero. Aproveite a baixa temporada para circular no centro turístico Vila de Capivari, onde estão os bares, os cafés, as lojas e ponto de encontro de gente bonita.
Há muitas opções de hospedagem, mas o Hotel Vila Inglesa, a cinco minutos do centro turístico de Capivari, continua colecionando prêmios: ocupa a 5a posição no ranking dos Melhores Hotéis do Brasil e o 6° entre os Melhores Hotéis para Família do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. Também premiado pelo serviço personalizado, o tradicional hotel tem infraestrutura completa de lazer, sem abrir mão da sofisticação, a começar pela arquitetura. Uma de seus serviços mais concorridos é o spa, que se integra ao cenário local. Oferece massagens para aliviar o estresse, relaxamento facial, que melhora a textura da pele; e a massagem com pedras quentes e óleos essenciais aquecidos, para equilibrar os chakras. Todos esses serviços duram uma hora e não estão inclusos na diária.
A piscina é aquecida e coberta, podendo ser usada a qualquer hora do dia e durante o ano inteiro, independente da temperatura lá fora. Com vista panorâmica para o vale, é cercada por uma estrutura de vidro. Os seus 37 apartamentos são abastecidos com amenidades da marca francesa da L ́Occitane. Tem ainda playground, brinquedoteca, circuito de arvorismo, academia, horta, pomar, sauna, quadras de tênis e de vôlei.
No quesito gastronomia, o hóspede pode saborear uma fondue à beira da lareira acompanhada de um bom vinho (não incluídos na diária). Há quatro opções salgadas e três doces. O restaurante também oferece variedade de pratos principais, entre massas, risotos e grelhados, e de sobremesas. Para famílias, outro programa delicioso é fazer piquenique com os filhos nos jardins do hotel.
Melhor vista da montanha
Os que buscam maior privacidade e contato total com a natureza, não vão se desapontar com o Castelo Nacional Inn, no Alto da Boa Vista, a 6 km de Capivari. Ele está a 800 metros do palácio de inverno do governo de São Paulo, a 1.700 metros de altitude.
Eram originalmente apenas 20 apartamentos, mas o hotel, que se inclui na categoria mountain view, ganhou recentemente outros 39. Tem uma das mais belas vistas das montanhas da Mantiqueira: dos quartos pode-se ver a famosa Pedra do Baú, um dos cartões-postais da região. Outro diferencial são seus ambientes que incluem adega medieval, cinema, casa de chá, piscina coberta climatizada, área para eventos inspirada no Egito e um enorme jardim – para descanso ou festas e casamentos. Café da manhã, wi-fi e estacionamento estão inclusos na diária.
Entre uma atividade relaxante e outra do hotel, aproveite para conhecer algumas atrações de Campos, como o próprio Palácio Boa Vista, que foi inaugurado em 1964 como residência de inverno dos governadores paulistas e desde 1970 é aberto à visitação pública.
Essa imponente construção, com 100 cômodos e 35 ambientes, é cercada por 95 mil m2 de jardins. Em seu acervo, há obras de artistas, como Candido Portinari e Tarsila do Amaral, além de diversas coleções. Vale ainda visitar o Auditório Claudio Santoro, palco do Festival de Inverno da cidade, considerado o mais importante de música clássica da América Latina. O auditório acomoda até 800 pessoas e as paredes de vidro dão o toque de charme ao local.
No coração da Serra Gaúcha
Gramado, na Serra Gaúcha, tem diversão para todas as idades nas quatro estações. Mas, no outono a cidade fica ainda mais charmosa com a tonalidade das folhas, em tons laranja e avermelhado. As temperaturas são agradáveis e ideais para os passeios ao ar livre. Afinal, paisagens bonitas não faltam por lá.
Um dos melhores hotéis para famílias pela sua completa estrutura de lazer é o Alpestre. Localizado no Planalto, bairro nobre da cidade e a 1 km da margem do Lago Negro, o hotel tem uma área verde de 12 mil m2 e suas acomodações dão vista para os bem cuidados jardins. Sala de estar com lareira, piscinas externas climatizadas (uma delas com toboágua), academia e entretenimento completo para crianças e adolescentes são alguns dos serviços oferecidos aos hóspedes. Oferece ainda transporte gratuito de ida e volta para o centro de Gramado, em horários distintos.
A gastronomia é farta, com várias delícias do cardápio regional. Outro diferencial do Alpestre é abrigar uma unidade do renomado Spa KUR, com tratamentos de bem-estar, saúde e beleza.
Clima suiço
Um pedacinho da Suíça no Rio de Janeiro? O endereço é o Le Canton, na serra fluminense, cercado pelas belezas naturais da Serra dos Órgãos. São 2 milhões de m2 de área construída e referência em hospitalidade e entretenimento. O hotel passou por reformas, ganhando um centro de lazer de 35, 4 mil m2, o Canton Ville. É ali que estão o parque de diversões e a pista de boias canadenses. Tem ainda nova arena de paintball, lago para pescaria e tenda multiuso para atividades cobertas.
Outro diferencial é o Castelo Medieval, no alto da montanha com uma vista incrível da região. Além disso, são cinco piscinas climatizadas, toboágua, várias opções de esportes radicais e um equipado complexo esportivo. Monitores cuidam dos pequenos e crianças a partir de 5 anos podem participar das atividades de recreação sem a presença dos pais.
A gastronomia é um capítulo à parte: há três restaurantes e cinco bares. O Lugano (nome de uma cidade suíça) fica em frente à piscina central é o restaurante principal onde são servidas todas as refeições (a diária inclui pensão completa, com bebidas cobradas à parte). Quem gosta da culinária suíça, pode optar pelo menu de racletes e foundues do Cave du Valais, acompanhados por uma extensa carta de vinhos. O local mais boêmio é o Cabaret Voltaire, com piano-bar, sinuca e mesas de carteado. Todos os queijos artesanais são feitos na Queijaria Fazenda Suíça do próprio hotel.
Há vários tipos de hospedagem, algumas feitas sob medida para crianças, adolescentes e até mães com bebês. Para completar a vivência na serra fluminense, o spa do hotel tem produtos da marca francesa L ́Occitane. A área para eventos também é bastante completa.