
Visitantes do Space Adventure, em Balneário Camboriú, podem conhecer a maior coleção da NASA fora dos Estados Unidos com trajes espaciais, cápsula de treinamento, capacetes, entre outros itens utilizados por astronautas
O dia 20 de julho marca 56 anos da histórica frase de Neil Armstrong “É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Ao lado de Buzz Aldrin e Michael Collins, a equipe de astronautas pisou pela primeira vez na lua, numa jornada que durou oito dias e revolucionou a comunidade científica.
Parte dos itens utilizados pelos tripulantes da Apollo 11, tanto no treinamento quanto na jornada espacial, está no Brasil e pode ser vista pelos visitantes no Space Adventure, um espaço repleto de experiências imersivas e com mais de 300 peças originais da NASA, localizada cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Entre os destaques: roupa, capacete bolha, capuz e luvas de Buzz Aldrin; painel interno da cápsula de treinamento; relógio de contagem regressiva e jornais impressos de diversos países com publicações da época. “É uma experiência transformadora. Não é todo dia que se pode estar a centímetros de um traje que foi usado em uma missão lunar ou olhar para a comida real levada ao espaço em 1969”, explica Nicolas Guallan, gerente da Space. “O acervo conecta gerações com um dos capítulos mais inspiradores da história moderna”, finaliza.

Outras missões
Além de contar a história da Apollo 11, o acervo possui itens raríssimos como a bota com poeira lunar utilizada por James Irwin, na missão Apollo 15, negativos de fotografias tiradas na lua e no espaço, trajes espaciais utilizados pela Gemini 4, rocha Lunar doada pelo astronauta Charles Duke, a mesa de comando original utilizada na sala de controle em Houston, entre outros objetos que mostram a evolução do homem ao desbravar o espaço.
Sobre a Space Adventure Balneário Camboriú
Inaugurado em 2024, o maior acervo da Nasa fora dos Estados Unidos, além das peças originais, conta também com salas interativas que permitem ao público “viver a experiência” de decolagem, alunissagem (pouso na lua) e conhecer mais sobre a rotina fora da terra – como os tripulantes dormem, comem e passam o tempo no espaço. O local tem ainda uma área de jogos com realidade virtual e um giroscópio que reproduz as forças gravitacionais enfrentadas por astronautas durante o treinamento chamado Força G. A experiência apresenta também, no espaço Planetário, um filme desenvolvido com tecnologia 4k em parceria com o Museu de História Natural de Nova Iorque.
A atração também possui uma unidade na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, com outros itens da NASA em exposição.