O investimento consolida ainda mais a posição da Qatar Airways como um motor essencial na concretização do potencial econômico e empresarial no continente africano
O Grupo Qatar Airways adquiriu uma participação de 25% na principal transportadora regional independente da África do Sul, a Airlink. O anúncio é reflexo do objetivo da companhia aérea multipremiada do Catar de desenvolver ainda mais suas operações no continente africano, reforçando sua estratégia de crescimento na África e consolidando seu papel como um impulsionador essencial para o sucesso econômico da região.
O investimento na Airlink — que atualmente voa para mais de 45 destinos em 15 países africanos — aumentará a parceria de codeshare entre as duas companhias aéreas e incluirá parceria entre os programas de fidelidade de ambas, Qatar Airways Privilege Club e Airlink Skybucks.
Sobre o anúncio, o CEO do Grupo Qatar Airways, Badr Mohammed Al-Meer, disse: “Nosso investimento na Airlink demonstra o quanto vemos a África como imprescindível para o futuro do nosso negócio. Esta parceria não apenas demonstra nossa confiança na Airlink como uma empresa resiliente, ágil, financeiramente sólida e governada por princípios sólidos, mas também na África como um todo, mostrando um enorme potencial que me sinto feliz por podermos ajudar a impulsionar.”
O presidente-executivo da Airlink, Rodger Foster, disse: “Ter a Qatar Airways como parceira de capital é um endosso poderoso à Airlink e ecoa nossa fé nos mercados que atendemos atualmente e nos que planejamos adicionar à nossa rede. Esta transação desbloqueará nosso crescimento ao fornecer eficiências de escala, aumentando nossa capacidade e expandindo nosso alcance de marketing. Ao reforçar a Airlink e seus negócios, este investimento fortalecerá todas as parcerias aéreas existentes que a Airlink nutriu ao longo dos anos.”
Atualmente, a Qatar Airways voa para 29 destinos na África, sendo que houve um forte crescimento no mercado graças à adição de novos destinos à rede da Qatar Airways no continente desde dezembro de 2020. Abidjan, Abuja, Accra, Harare, Kano, Luanda, Lusaka e Port Harcourt são as cidades africanas recentemente adicionadas à extensa rede da aérea do Catar, enquanto Cairo e Alexandria foram retomadas.
Sobre a Airlink
Principal companhia aérea regional privada da África Austral, a Airlink foi fundada em 1992. Com uma frota de mais de 65 jatos modernos, a Airlink atende destinos em toda a África Austral, bem como Madagascar e a Ilha de Santa Helena. Ela oferece conexões mundiais por meio de seus parceiros, que incluem a Qatar Airways entre muitas marcas intercontinentais confiáveis e conhecidas, e sua franquia FlyNamibia. Além disso, a Airlink lançou um inovador programa de recompensas para passageiros frequentes, o Skybucks. A Airlink é membro da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e credenciada em seu programa de auditoria de segurança.
Sobre a Qatar AirwaysUma companhia aérea premiada, a Qatar Airways ganhou o prêmio de “Melhor Classe Executiva do Mundo” pela décima vez no World Airline Awards de 2023, administrado pela organização internacional de classificação de transporte aéreo Skytrax. A companhia aérea é sinônimo de excelência, levando também para casa o prêmio de Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio, Melhor Lounge de Classe Executiva do Mundo e Melhor Lounge de Jantar de Classe Executiva do Mundo nos prestigiados prêmios realizados durante o Paris Air Show de 2023. A companhia aérea também é uma vencedora sem precedentes do prêmio de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” votada pela Skytrax, tendo o vencido 7 vezes (2011, 2012, 2015, 2017, 2019, 2021 e 2022). Como líder em inovação industrial e adoção digital, a Qatar Airways foi recentemente eleita o melhor site de companhia aérea do mundo pelo World Travel Tech Awards.
A Qatar Airways foi a primeira companhia aérea do Oriente Médio a ser certificada ao mais alto nível do programa de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA), com base em princípios reconhecidos do sistema de gestão ambiental (como a ISO 14001). Como signatária inaugural da Declaração do Palácio de Buckingham em março de 2016, tornou-se a primeira companhia aérea a nível mundial a ser certificada de acordo com o padrão da indústria para a prevenção do tráfico ilegal de vida selvagem na aviação.
A Qatar Airways voa atualmente para quase 170 destinos em todo o mundo, conectando-se através de seu hub em Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad – o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’, conforme votado pela Skytrax em 2021, 2022 e 2024. Em 2024, o Aeroporto Internacional de Hamad também recebeu o Prêmio de “Melhor Aeroporto do Oriente Médio” por 10 anos consecutivos, bem como de “Melhor Aeroporto de Compras do Mundo” pelo segundo ano consecutivo.