
Ano novo, vida nova e muita música: há festivais de todos os gêneros, no Brasil e no mundo. Faça as malas e divirta-se!
• por Adilson Nascimento
O ano já começou e aquele vazio deixado pelo festival que você não pode ir em 2023, a frustração pelo ingresso que se esgotou num estalar de dedos ou a grana que ficou curta diante de tantas opções, pode ter sua redenção já nesse início de 2024. Ele promete ser cheio de opções, com festivais de música espalhados pelo Brasil e pelo mundo, oferecendo experiências únicas aos amantes da música ao longo do ano.
Esses eventos, não apenas celebram a diversidade cultural, mas também proporcionam uma imersão incomparável nas sonoridades que moldam o cenário musical contemporâneo, que vai muito além dos festivais mais conhecidos como Lollapalooza, Primavera Sound ou Rock in Rio.
Passam também pelos festivais que ocorrem por todo país e que, talvez, possam ser o empurrãozinho que faltava para você percorrer o Brasil em busca daquele festival menos conhecido, mas nem por isso menos incrível. Esse é o caso do Planeta Atlântida (Xangria – RS), festival que já reuniu um público no Rio de Janeiro, e 10 de março, em de mais de 2,2 milhões em suas 25 edições. Este ano será realizado dia 20 de janeiro e contará com a participação de nomes como Alok, NX Zero, Matuê, Ludmilla, Luiza Sonza e tantos outros.
O Lollapalooza ocorre novamente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e tem como headliners SZA, Limp Bizkit, Sam Smith, Blink 182 e Paramore, entre outras atrações que, embora ainda não divulga- das, não costumam decepcionar.
Tem ainda o Festival de Verão de Salvador, nos dias 27 e 28 de janeiro, na capital baiana. É um dos mais tradicionais do país e vem com parcerias inusitadas, como Thiaguinho convida Maria Rita, Péricles convida Gloria Groove, um show exclusivo de Ivete Sangalo e Seu Jorge convida Mano Brown.
Para provar de que há música para todos os gostos, a sugestão é I Wanna Be Tour, com ingressos já esgotados para 2 de março, em São Paulo. Mas, restam ingressos para os dias 3 de março, no Paraná, 6 de março, em Pernambuco, 9 de março,
Minas Gerais. O festival reúne grandes nomes do pop punk e do emo nacional e internacional, como Simple Plan, Pitty, McFly, Fresno, All Time Low, The Used, NX Zero, e A Day To Remember entre outros nomes.
NO MUNDO
Além das fronteiras brasileiras, o cenário global se ilumina com festivais que são um chamado para fazer aquela viagem inesquecível com um festival de sonhos em países, como França, Alemanha, Suécia, Portugal, Bélgica e Inglaterra, incluindo festivais como Creamfields, Glastonbury, Primavera Sound, Lollapalooza, Tomorrowland, Reading & Leeds Festivals, Rock am Ring & Rock e mais.
Chegou a hora de programar o roteiro, que também pode ser bastante aproveitado por quem gosta de ir a shows e festivais de música de todos os gêneros, seja rock, alternativo, heavy metal ou mesmo eletrônico, trazendo na mala momentos memoráveis. Feliz e musical 2024!