O Uruguai intensifica campanha de turismo para ser descoberto por brasileiros
- Por Mary De Aquino
Uruguay Natural é a campanha do Ministério do Turismo do Uruguai para promoção do país no exterior, presentes nas principais feiras de turismo do Brasil, neste ano o Uruguai será o país convidado do Festuris em Gramado.
As campanhas também acontecem em eventos exclusivos, como o da última quarta-feira (9). O país realizou um evento no Restaurante El Tranvia no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Na primeira parte do evento houve uma rodada de negócios, seguido por capacitação e coquetel.
Entre os presentes Mariella Vollpe, chefe de difusão do Ministério do Turismo do Uruguai, Monica Lozano, diretora de gestão territorial e Marina Cantera Nebel, presidente da Câmara Uruguaia de Turismo, empresários uruguaios da hotelaria e atrativos, produtores de vinhos, colaboradores de operadoras, agentes de viagens e o pessoal da companhia aérea Latam.
Marina Cantera, disse que no evento do ano passado no mesmo local em São Paulo, eles realizaram sem ter uma expectativa de público muito definida, mas que num levantamento do primeiro semestre deste ano o Uruguai já recebeu um milhão de brasileiros – “isso demostra o grande potencial de viagem até ao nosso destino, muitas pessoas ainda não conhecem o Uruguai e não sabem tudo que podemos oferecer, então estamos aqui intensificando este conhecimento sobre o Uruguai,” relata Cantera.
As outras investidas entre o Ministério do Turismo do Uruguai e a Câmara de Turismo do Uruguai são as famtours para os agentes de viagens e roteiros com influencers.
Montevidéu
A capital do Uruguai também é a maior cidade do país, há bons hotéis e gastronomia estruturada.
Recomenda-se mínimo de 3 dias na cidade para conhecer a sua arquitetura Art Déco e Art Nouveau, a Avenida 18 de Julio, Praça da Independência, Obelisco, a Praça Zabala, Parque Batlle, os mais de 40 museus, teatros como o Solies e Auditório del Sodres e Antel Arena e praias. E os mercados del Puerto, de Artesanatos e o Agrícola.
Maldonado
O destino mais conhecido é Punta del Este, mas Piriápolis e José Ignácio são cidades turísticas de destaques no departamento de Maldonado.
Punta del Este o destino de praia mais famoso do Uruguai, também é um dos destinos de praia e sol mais conhecidos da América do Sul. Punta tem cadeia hoteleira luxuosa, um réveillon bem consolidado, e mesmo que dispense apresentações, segue sendo uma das investidas do Ministério do Turismo do Uruguai.
Piriápolis têm praias de areias brancas, como São Francisco, Praia Formosa e Praia de los Argentinos. Dentre outros atrativos a capela de Santo Antônio, o Cerro del Toro, e o Pan de Azúcar.
José Ignácio, o antigo vilarejo de pescadores fica a 35 Km de Punta del Este, local de natureza preservada e belezas naturais.
Colônia
Conhecida por ser um lugar seguro e gerir qualidade de vida, ter cidades amigáveis e cosmopolitas, a capital do departamento é Colônia do Sacramento.
Fundada em 1680 por Manuel Lobo, governador português do Rio de Janeiro, a cidade colônia presa pela preservação do patrimônio histórico e fica as margens do Rio da Prata, do lado oposto a capital argentina – Buenos Aires.
A rota 21 vai agradar quem busca por enoturismo, ela liga Colônia do Sacramento a Carmelo, onde estão as vinícolas mais tradicionais do Uruguai, Marcelo Alvarez é o produtor do Vinhedo e Olivares Quintón, a vinícola possui muitos rótulos premiados, ele explica sobre o que contempla a boa qualidade dos vinhos de Colônia – “O local é privilegiado, seco, com pouca chuva e com ventos suaves e contínuo. O que permite o bom desenvolvimento da vinha e do olival, atingindo os mais elevados padrões de qualidade no cultivo, colheita e produção de vinhos e azeites.”
O departamento pratica também o turismo de cavalgadas, gastronômico, tem praias, montanhas e história.