Com a presença do governador da Bahia, maior evento de chocolate e cacau da América Latina foi aberto ao público nessa quinta
Foi com muita alegria que, nessa quinta-feira (20) à noite, o Chocolat Festival se reencontrou oficialmente com o público em sua terra de origem, Ilhéus, ao Sul da Bahia. Até o domingo (23), quem for à 30ª edição do maior evento de chocolate e cacau da América Latina, no Centro de Convenções da cidade, terá acesso gratuito a mais de 300 expositores de centenas de marcas nacionais e internacionais, assim como a uma vasta e diversa programação.
De acordo com Marco Lessa, organizador do festival, a expectativa é receber 70 mil visitantes ao longo destes quatro dias, movimentando R$ 20 milhões em negócios. “Temos, aqui, 200 marcas de chocolate que existem no estado e, também, outros negócios. Temos o desenvolvimento de tecnologia em cima de uma matéria-prima que é o símbolo da sustentabilidade brasileira: o cacau”, afirmou Lessa.
A cerimônia de abertura foi marcada pela presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que enalteceu o crescimento e a importância do evento, realizado pela MVU Empreendimentos e do qual o Estado é parceiro.
“O festival está, a cada ano, mais amadurecido, com novas marcas e diversidade dentro delas. Aqui, tem geração de renda e de emprego e valorização de um produto que, no passado, era só amêndoa do cacau. Agora, tem toda uma cadeia produtiva envolvida, desde a plantação até a comercialização dos produtos”, celebrou Jerônimo.
A cerimônia teve, ainda, as participações dos secretários estaduais do Turismo (Setur), Maurício Bacellar; de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso; e de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, além da do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap), Giovanni Queiroz.
Também estiveram presentes o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), seu vice, Bebeto Galvão (PSB) e, entre outros, os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e João Carlos Bacelar (PV), eleitos pela Bahia.
Atrações
Durante os próximos três dias, das 14h às 22h, baianos e turistas poderão desfrutar experiências sensoriais únicas, bem como apreciar exposições históricas e artísticas, participar de cursos de capacitação, workshops e debates sobre temas relevantes do setor.
O 14º Festival Internacional de Chocolate e Cacau em Ilhéus terá atrações como o Show Cooking, em que grandes nomes nacionais e internacionais da gastronomia compartilham seus conhecimentos sobre receitas à base de chocolate.
No Atelier, diariamente, os chefs Léo Vilela e Tati Benazzi irão preparar verdadeiras delícias em forma de escultura. O evento não deixa de fora a criançada, que terá a oportunidade de aprender brincando no Kids Cooking.
*Programação nesta sexta-feira (21) —* A partir do segundo dia de evento, a programação começará mais cedo, às 14h. Às 16h, no Show Cooking, a chef Dani Façanha será a responsável por compartilhar com o público a primeira receita à base de chocolate.
Na sequência, virão os chefs Junior França, às 17h30; Ricardo Campos, às 19h; e a argentina Mariana Corbetta, às 20h30. No espaço destinado ao Kids Cooking, passará a acontecer diariamente, das 15h às 19h, uma aula por hora para a garotada.
Programação no sábado
Nesse dia, a feira irá começar por uma atração diferente, o Chocoday, com uma série de palestras. Às 14h30, o tema será “Da origem ao mundo: a conquista de novos mercados” e, às 15h05, “Trajetória de atuação do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) na Bahia e casos de sucesso”.
Na segunda parte, das 16h30 às 19h, as apresentações trarão, exclusivamente, exemplos de negócios bem-sucedidos e orientações sobre como desenvolver o próprio empreendimento.
Quem preferir tratar de receitas culinárias em vez de negócios, terá a opção de assistir, no Show Cooking, às exposições realizadas entre as 16h e as 20h30 pelos chefs Junior França, Mariana Corbetta e Léo Vilela.
Programação no domingo
Além das atrações já previstas no Atelier e no Kids Cooking, o último dia de evento, com início às 14h, terá três sessões do Show Cooking: às 16h, com o chef Josenilton dos Santos; às 17h30, com a chef Alessandra Marino; e às 19h, com o chef André Cabral.
6º Fórum Anual do Cacau
Em paralelo, acontece, até o segundo dia do Chocolat Festival, o 6º Fórum Anual do Cacau, um dos maiores eventos de sustentabilidade do cacau no país, promovido pelo CocoaAction Brasil, com correalização do Sebrae e do Grupo M21. O encontro tem entre seus objetivos disseminar conhecimento, compartilhar casos de sucesso e unir os diferentes atores da cadeia para discutir soluções rumo a um setor mais próspero e sustentável.
Nesta sexta-feira (21), haverá um mix de painéis e apresentações acerca de temas relevantes, como a “Importância da adubação para elevação da produtividade”, apresentado por Paulo dos Santos, da RR Agroflorestal, e “Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) sustentável na Mata Atlântica”, com Roberto Vilela, da organização Tabôa, e o produtor Luciano Ferreira da Silva.
As inscrições para o Fórum podem ser feitas por meio do site forumanualdocacau.com.br.
Sobre o Chocolat Festival
Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são quase 30 edições realizadas em seis estados, levando diversas marcas de chocolate de origem, _bean to bar_, premium e gourmet.
Durante os quatro dias de cada evento, produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados, pesquisadores e técnicos podem acompanhar o que as dezenas de expositores têm a apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do chocolate e do cacau. Além da feira de venda de chocolates e outros derivados do cacau, o festival promove cursos, palestras e workshops.
O 14° Festival Internacional do Chocolate e Cacau em Ilhéus é uma realização da MVU Empreendimentos. O evento conta com as parcerias de: Estado da Bahia, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Fieb, CNI, Sebrae, Apex, Ceplac, Banco do Nordeste, Desenbahia, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention Bureau, Centro de Inovação do Cacau (CIC), IF Baiano — Campus Uruçuca, CocoaAction Brasil, Biofábrica da Bahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC) e CDL Ilhéus.
Mais informações em chocolatfestival.com.