Frio com sabor europeu: Gramado, Canela e Bento Gonçalves, no Sul do país, têm atrações sob medida para aproveitar as baixas temperaturas da estação!
Delícias da Serra Gaúcha!
• por Simone Galib
Os termômetros já despencaram neste outono e, segundo a meteorologia,
junho deverá ser o mês mais frio do inverno 2022. Clima perfeito para curtir o frio – com sorte, até neve – em locais muito charmosos do Brasil. É hora de tirar do armário todas as roupas de inverno e subir a Serra Gaúcha, que oferece ampla infraestrutura hoteleira, as melhores vinícolas nacionais, gastronomia de influência europeia e muitas atrações, como festivais, shows, boas compras, bela natureza e parques temáticos. A diversão
por ali não para.
Considerada a capital nacional do vinho por abrigar as maiores vinícolas do pais, a cidade de Bento Gonçalves, a 120 km de Porto Alegre, parece um pedacinho da Toscana. Os moradores preservam com orgulho a história de seus antepassados italianos, que pode ser revivida no cultivo da uva, nas videiras do Vale dos Vinhedos, nas vinícolas familiares – muitas hoje já na quarta geração – e até mesmo no vocabulário, que tem palavras de um dialeto de Vêneto, no norte da Itália.
Assim, explorar o Vale dos Vinhedos, que investe cada vez mais no enoturismo, é uma festa para os sentidos. É ali o lar das mais consagradas vinícolas nacionais, como a Miolo, a Salton e o charmoso complexo de enoturismo Casa Valduga. Além das belas paisagens, há vivências saborosas
oferecidas pelos produtores, cada um com seu estilo próprio. Não deixe de visitar a centenária Vinícola Salton, cuja sede é uma belíssima construção inspirada em uma villa italiana com completa infraestrutura para receber turistas e sommeliers.
A história dos imigrantes na região é vivenciada em uma peça
teatral interativa e com cenários temáticos no Parque Epopeia Italiana. Vale a pena relembrar a saga de desafios e sacrifícios dessas famílias que chegaram à Serra Gaúcha em 1875, fugindo de uma Itália em profunda crise econômica.
Bento, como é chamada pelos seus habitantes, abriga a tradicional Vinícola Aurora, que oferece visitas guiadas para mostrar as etapas de produção do vinho e de sucos. E todos os produtos podem ser comprados em sua loja.
Outro programa cheio de charme é uma volta ao passado no passeio de trem maria-fumaça, que sai da estação de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa. Ali, fica a fábrica da Tramontina e que tem um showroom onde vende utilidades domésticas. A cidade gaúcha também abriga a tradicional vinícola Garibaldi, famosa pelos vinhos e espumantes.
Além de degustar bons vinhos, em Bento Gonçalves come-se muito bem, especialmente carnes, massas e aves. As temperaturas são congelantes durante o inverno e os vinhedos chegam a ficar tingidos de branco pelas geadas.
POINT DE INVERNO
A 102 km de Bento Gonçalves fica Gramado, cidade com cerca de 35 mil habitantes e movida a empreendedorismo. Embora o outono-inverno seja a sua alta estação, o município gaúcho tem um diversificado calendário de eventos que acontece durante todo o ano, alguns de fama internacional, como o Natal Luz, que atrai milhares de visitantes.
Além disso, a cidade está sempre criando atrações turísticas diferenciadas, como o Snowland, único parque de inverno indoor do país com neve o ano inteiro, aulas e pistas de esqui, além de patinação no gelo.
Na cidade, há diversão para gente de todas as idades. Entre as novas atrações, destaque para o Acquamotion, parque de águas termais, com sete piscinas (uma com ondas), toboáguas radicais, quatro andares e uma bela vista para a floresta de araucárias. Abastecido pelo Aquífero Guarani, tem águas quentes o ano inteiro e todos os ambientes climatizados.
Outro parque temático que faz sucesso entre os pequenos é o Mini Mundo, com miniaturas de castelos europeus, estações ferroviárias, igrejas, casario, aeroporto e metrô. São quase 140 construções de vários portes, das mais contemporâneas, como o Aeroporto de Bariloche, na Argentina, até prédios mais antigos, como o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha.
A adrenalina dos jovens e adultos vai às alturas no Super Carros, onde é possível ver alguns dos grandes ícones do setor automotivo, como Ferrari, Porsche, Lamborghini e Rolls-Royce, além de modelos da Fórmula 1. E o que é melhor: ossuperesportivos podem ser pilotados pelos visitantes – um programa cheio de emoção.
Por falar em carros, tem também o Hollywood Dream Cars, exposição de modelos antigos que eram puro glamour entre as décadas de 1930 e 1960. Para entrar no clima dos anos dourados, a trilha sonora acompanha com hits de Elvis Presley. Ainda no quesito velocidade, há o Harley Motor Show, um museu com mais de 20 preciosidades da marca, incluindo motos restauradas. As mais antigas têm mais de 100 anos, mas estão à mostra também as super máquinas modernas.
Outra atração concorrida é Dreamland, o primeiro museu de cera da América Latina (hoje existe um segundo em Foz do Iguaçu), com réplicas perfeitas de gente como Brad Pitt, Demi Moore, Bill Clinton, Elvis Presley, Charles Chaplin e Elton John, entre outras celebridades.
O inspirador Lago Negro é um dos cenários preferidos dos casais. Ele é todo margeado por pinheiros vindos da Floresta Negra, na Alemanha, e foi construído após um incêndio que destruiu grande extensão de mata na região, conhecida à época como Vale do Bom Retiro.
Porém, o coração de Gramado pulsa mesmo na Rua Coberta, com muitas cafeterias e bistrôs, sendo também o cenário principal de atrações gratuitas nos grandes eventos locais. No Festival de Cinema, um dos mais importantes do país, o local recebe o tapete vermelho onde desfilam as celebridades convidadas que chegam ao Palácio dos Festivais, que fica bem em frente.
CANELA: VIZINHA ESPECIAL
Seguindo pela Avenida das Hortênsias, 8 km adiante está a charmosa cidade de Canela, com 40 mil habitantes, natureza exuberante, parques temáticos, museus e vinícolas que produzem alguns dos bons vinhos locais. Uma das mais famosas é a tradicional Jolimont, com belas videiras e localizada em um bucólico vale. Ali, o visitante tem a oportunidade de degustar vinhos, espumantes e sucos, acompanhados de queijos.
Recentemente, Canela também foi o local escolhido para abrigar o primeiro resort no Brasil da rede de luxo Kempinski na América do Sul. O icônico hotel Laje de Pedra, desativado em 2020, ganhou a bandeira de uma rede com 78 propriedades famosas em 34 países e referência na hotelaria cinco estrelas. A inauguração está prevista para 2024, mas o mirante já foi aberto ao público. O espaço tem restaurante, bar, galeria, anfiteatro e vista para o Vale do Quilombo, uma das mais incríveis paisagens da Serra Gaúcha. Abre todos os dias (exceto às terças-feiras) e a entrada é gratuita.
E já que estamos falando em belas vistas, vale a pena conhecer a Sky Glass, a primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina e considerada uma das maiores do mundo.
Ela fica no Vale da Ferradura – assim chamado porque o rio Cai circunda as montanhas em forma de ferradura -, a 360 metros de altura. Ali, há duas maneiras de desfrutar da paisagem serrana. O visitante pode simplesmente caminhar sobre o vidro ou, se preferir mais adrenalina, deve embarcar no Abusado, um monotrilho suspenso com dez cadeiras. Quem já foi, garante: a experiência é única.
Entre as outras atrações da cidade, visite o Castelinho Caracol, uma das primeiras residências, erguida entre 1913 e 1915, com madeira de araucária, encaixes e sem parafusos. O sistema foi idealizado pelo construtor austríaco F. Schubert. Aproveite para se aquecer na charmosa sala de chá, onde são também servidos waffles com geleias de frutas da estação e a famosa sobremesa apfeistrudel, torta de maçã com creme de leite. Programa delicioso, não?
PARQUES TEMÁTICOS
Para os que gostam de aventuras, o Alpen Park é eletrizante, onde você desce uma montanha de 630 metros de altura a bordo de um trenó. E que tal ter uma das mais belas vistas da serra do alto da montanha-russa Alpen Blizzard? Há ainda o circuito de arvorismo, localizado na altura da copa das árvores.
Já o Mundo a Vapor é um parque temático que conta a história do uso de energia térmica pela indústria. Ali, há réplicas de siderúrgicas, olarias, serrarias, ferrovias, moinhos de vento e a ‘menor fábrica de papel do
mundo’. Logo ao chegar, o visitante pode observar a reconstituição de
um acidente ferroviário, que aconteceu em Paris no ano de 1895, quando uma locomotiva se desgovernou e ficou dependurada a 12 metros de
altura. Para reviver a fauna pré-histórica, o Vale dos Dinossauros abriga
esses animais gigantes mecanizados e que emitem sons semelhantes aos verdadeiros que habitaram a terra há milhares de anos. É uma produção caprichada!
Mesmo em temporada de frio, vale conhecer do alto dos bondinhos do complexo Parques da Serra a Cascata do Caracol, com queda livre de uma altura de 131 metros. A vista é de tirar o fôlego!
EXPLORANDO OS ARREDORES
Reserve um tempo em seu roteiro para conhecer o entorno, que tem lugares históricos e as distâncias não são longas. Um deles é o passeio à Linha Nova e Linha Bonita, a 16 km de Gramado, que preservam a o legado da colonização italiana. Vale visitar a Casa Centenária, construída em madeira sobre um porão de pedras; o Moinho Colonial Cavichion, do início do século 20; a Fábrica Marcon, onde você pode ver o processo artesanal de produção de erva-mate; e à Família Fioreze, para provar seus pães, queijos e salames, entre outras deliciosas iguarias.
Em Nova Petrópolis (a 35 km), estão o Parque Aldeia do Imigrante, com o Jardim da Cerveja e arquitetura enxaimel. Outras atrações concorridas, principalmente entre o público feminino, são o Armazém da Rosa Mosqueta, recheado de chás, geleias, óleos e cosméticos produzidos com a flor e o Outlet Dakota, de sapatos. Para se divertir muito, à noite há uma grande festa alemã, com show de música e danças típicas e jantar com mais 130 variedades de pratos da culinária germânica e, depois, as guloseimas do café colonial. Irresistível!
NOS CÂNIONS DO SUL
Os que gostam de natureza devem aproveitar a viagem para conhecer o Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul. Ele fica a 107 km de Gramado e é um dos grandes destinos de aventura da região por abrigar o Cânion de Itaimbezinho, com 5,8 km de comprimento e 720 metros de profundidade. Para chegar até o local, há uma caminhada de 3 km pela Trilha do Cotovelo. Prepare o fôlego e leve um lanche reforçado.
Também em Cambará do Sul fica o incrível Parque Nacional de Serra Geral (130 km de Gramado), onde está o Cânion Fortaleza, assim chamado pelo fato de suas paredes abrigarem muralhas de 7,5 km de extensão e 1.240 metros de altura. Aliás, uma verdadeira fortaleza natural. Para chegar ao topo, é preciso caminhar durante uma hora pela Trilha do Mirante em um terreno íngreme, o que exige certo preparo físico. Mas o esforço vale a pena: lá do alto podem ser vistas a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto, com a incrível queda d´água do rio Arroio Segredo e a Pedra do Segredo, bloco de 30 toneladas equilibrado em uma base de 50 metros. Passeios de tirar o fôlego – literalmente!