Cidade recebeu, pela primeira vez, a Convenção Braztoa, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e SEEDS.
Assunto: Convenção Braztoa 2019 é marcada portreinamentos inéditos e atividades integradas a pontos turísticos de Canela(RS)
Entre os dias 4 e 7 de novembro, a cidade de Canela, na Serra Gaúcha, recebeu de braços abertos a comitiva de associados e parceiros da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) para três importantes eventos da entidade: Convenção Braztoa 2019, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 e SEEDS 2019 (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável).
O pontapé inocial aconteceu na noite do dia 4/11 (segunda-feira), com um jantar realizado na Cervejaria Farol. O Prefeito do município, Constantino Orsolin e o Secretário de Turismo de Canela (RS), Angelo Thurles, deram as boas-vindas aos presentes.
“É uma grande alegria contar com a Convenção Braztoa em Canela. É uma associação com um potencial enorme de trabalho e divulgação do Turismo no Brasil, por isso esperamos que o nome da cidade seja ainda mais espalhado pelos quatro cantos do País, atraindo cada vez mais pessoas em busca de novas experiências”, disse o Prefeito de Canela, Constantino Orsolin.
“Sempre estivemos focados na natureza e temos um potencial turístico fantástico. Praticamos um Turismo sensorial, de humano para humano, buscando marcar quem nos visita com experiências inesquecíveis. Nosso objetivo é fazer com que eles queiram ficar mais dias na cidade ou saiam com a sensação de que poderiam morar aqui”, completou o Secretário de Turismo de Canela (RS), Angelo Thurles.
A Convenção Braztoa 2019 foi oficialmente aberta na manhã de terça-feira (5/11), pelo presidente da entidade, Roberto Haro Nedelciu, que enfatizou o Turismo como mola propulsora do Brasil e o papel humanizador dos operadores em um mundo cada vez mais robotizado. “Presidir a Braztoa tem sido muito importante para mim e, nos últimos seis meses, já aprendi e mudei muito. Temos que estar sempre aprendendo e evoluindo, ao mesmo tempo que atentos às tendências do mercado e ao que buscam os nossos clientes, pois eles são o termômetro ideal para novas ideias. Estamos focados em criar ações exclusivas, inovadoras e geradoras de novos negócios para as operadoras”, disse Nedelciu.
Durante a manhã de atividades no campus Região das Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul, em Canela (RS), as empresas Ifaseg, Mobi Up, Brocker Turismo e Horwath HTL puderam fazer uma introdução sobre seus principais serviços e novidades de interesse para o mercado. Entre os destinos, o município de Parauapebas, no Pará, se destacou revelando a ambição de ser uma das principais opções turísticas do País dentro de dez anos. Além disso, ocorreram reuniões de análise das atividades do ano, debates sobre o mercado, expectativas e projetos para 2020.
O dia ainda teve o SEEDS 2019 (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável). O evento, que visa deixar um legado em turismo responsável para a cidade que o sedia, foi composto por dois painéis interativos tendo como temas a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), mais especificamente os ODS 8, 12 e 14 (crescimento econômico inclusivo e sustentável, consumo e produção sustentáveis e uso sustentável de oceanos e recursos marinhos, respectivamente.
“O Seeds é um momento para discutir e interagir com as pessoas envolvidas na Braztoa e com o destino que nos recebe sobre os principais temas relacionados à sustentabilidade no Turismo. Além dos associados, tivemos a presença dos finalistas do nosso prêmio de sustentabilidade para debater o que está acontecendo nesta área ao redor do mundo”, explicou Monica Samia, CEO da BRAZTOA.
Um dos diferenciais desta edição foi a integração de importantes pontos turísticos da cidade com as atividades da Convenção. Foi assim que teve início o segundo dia de atividades, na quarta-feira (6/11), quando associados, parceiros e finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conheceram o Parque Estadual do Caracol, em Canela (RS), onde puderam entrar em contato com a natureza e aprender não só sobre as belezas do local como também sobre como se adaptar às mudanças do mundo atual.
O Parque também foi palco do lançamento de um conteúdo muito especial para a BRAZTOA. Os associados participantes fizeram parte do primeiro grupo do Projeto ZEITGEIST NAVIGATORS, uma experiência exclusiva de aprendizagem para gestores, empresários, lideranças e empreendedores – que vai ser tornar uma plataforma de conhecimento e inovação. As atividades foram mediadas pela equipe da UPLAB Laboratório Transmídia e conduzidas por Gustavo Nogueira, fundador da TORUS e curador do projeto NAVIGATORS. Baseado em Amsterdã, Gustavo ajuda líderes a navegar por mudanças juntos, rumo a uma sociedade criativa, sustentável e justa.
Paralelo ao treinamento, os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade participaram de uma trilha pelo parque estadual, conhecendo a história do atrativo e sua área de preservação. Em seguida, realizaram o plantio de mudas nativas da região. A atividade aconteceu como um símbolo da sustentabilidade, tema que a entidade acompanha de perto.
“Plantamos essas árvores em uma ação simbólica para marcar esse momento e toda a Convenção. O plantio da árvore é uma coisa para o futuro, pode ser para dez, vinte ou trinta anos, essa árvore vai viver aqui até muito mais que a gente”, afirmou Roberto Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Para completar a programação do dia, foram conhecidos os vencedores do grande protagonista da Convenção: o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020, voltado ao reconhecimento de práticas e iniciativas sustentáveis no Brasil. Os vencedores foram:
Academia – Menção Honrosa
- Universidade Federal da Paraíba/Prefeitura Municipal de João Pessoa
- Ação: Aproveitamento do coco verde: Estratégia para combater o desperdício de alimentos e para o desenvolvimento sustentável
Agências de Viagens
- Vivalá (SP)
- Ação: Modelo de atuação Vivalá
Associados Braztoa
- BWT Operadora (PR)
- Ação: Selo “Sustainable Tourism”
Meios de Hospedagem e Resorts
- Santa Clara Eco Resort (SP)
- Ação: Projeto Clara Verde
Mídia
- TV Brasil (RJ)
- Ação: No rastro da poesia, no Caminho de Cora
Parceiros do Turismo
- Gastronomia Periférica (SP)
- Ação: Modelo de negócio Gastronomia Periférica
Menção Honrosa Internacional
- Emirates Ação
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade também levou a Canela grandes nomes nacionais e internacionais ligados ao turismo e à sustentabilidade, que compõem sua banca julgadora, entre eles Alexandre Garrido (ABNT/Consultoria Sextante), Ariane Janér (Global Ecotourism Network – GEN), Chiara Gadaleta (Portal Ecoera / Discovery Channel), Fernando Kanni (Horwath HTL), Helena Costa (UNB), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), Jéssica Kobaiashi (Senac), João Paulo Faria Tasso (UNB) e Gabrielle Nunes (Ministério do Turismo). Neste ano, o júri fez, pela primeira vez, uma visita técnica ao Alpen Park, para conhecer mais e conferir de perto o trabalho realizado.
A Convenção Braztoa 2019 se encerrou na quinta-feira (7/11), com uma série de atividades ao ar livre.
Convenção
Destino Anfitrião: Canela
Apoio: Brocker e Pampas Hotel Fazenda
Patrocinador: Mobi Up
Parceiro Estratégico: Amures e Ifaseg
Destino Parceiro: Parauapebas
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA, que completou 30 anos neste ano, promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Em 2019 ainda serão realizadas a Convenção Braztoa e Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em Canela/RS (4 a 7 de novembro) e o Braztoa Desvenda II, na Unibes Cultural (21 de novembro).