
Impressões: show de bola!
por Raphael Santana
Você já foi ao Super Bowl? Não? Então vá. Aproveito a poesia de Dorival Caymmi para uma ousada adaptação, que justifica minha paixão por essa experiência fantástica. A Bahia é um destino indescritível, sem dúvida, mas, se um dia você tiver a oportunidade de assistir ao Super Bowl, ao vivo e em cores, não pense duas vezes.
O que acho mais incrível é que o Super Bowl é uma verdadeira imersão no lifesyle americano. A final da temporada da NFL é um espetáculo emocionante e memorável de entretenimento e consumo, assistido por 70 mil pessoas, no estádio, e mais de 100 milhões de americanos em suas casas. Bem justificável que os ingressos esgotem nos primeiros dias, mesmo com preço médio entre US$ 4 mil e US$ 5 mil. Com o ingresso do tipo Hospitality, antes da partida, além do conforto de áreas exclusivas, tive acesso a comidas e bebidas à vontade, contato com ex-jogadores (Hall of Famers), atividades interativas e shows.
Falando em show, o do intervalo é uma atração à parte. Por lá já passaram nomes como Beyoncé, Coldplay, Michael Jackson, Kate Perry, Madonna e Bruno Mars. Na minha opinião, uma das coisas mais impressionantes do show do intervalo é ver ao vivo como uma equipe extremamente ágil entra em campo e monta a estrutura do show em rigorosos dez minutos e após o espetáculo desmonta tudo exatamente no mesmo tempo.
Costumo dizer que o Super Bowl é uma gigantesca experiência que inclusive tem um jogo de futebol americano. O jogo em si acontece apenas no domingo, mas a cidade sede é tomada por eventos e ativações durante toda a semana.
Uma das experiências mais fantásticas é ver como é fabricada a bola oficial do jogo, no NFL Experience, “o parque de diversões para os fãs de futebol americano”, evento que acontece na cidade anfitriã na semana que antecede a partida. Uma multinacional costuma montar uma pequena fábrica: além de conhecer como é o processo, você ainda compra a bola com seu nome gravado nela. No local, você pode testar seus dotes e medir sua força de ataque, corrida, ou chutando um field goal. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer, e tirar algumas fotos, do troféu Vince Lombardi.
No dia da partida, o tradicional fast food dos estádios está por todas as partes. Estima-se que são consumidas 1,3 bilhão de asas de frango e mais 12 milhões de pizza.
Tenho mais de uma década em turismo, e o Super Bowl é uma das experiências mais incríveis que já vivenciei. Estarei no próximo, no dia 3 de fevereiro, em Atlanta. Quem sabe não nos encontramos lá?