Tradicional evento reúne família em São Roque.
8ª Pisa da Uva acontece até fevereiro na Quinta do Olivardo
Por mais tecnologia que exista, pisar nas uvas com os pés ainda é a forma que menos agride as sementes e que oferece o melhor resultado na bebida. E esta tradição portuguesa está presente na 8ª edição da Pisa da Uva na Quinta do Olivardo, em São Roque, que termina no mês de fevereiro nos dias 2, 3 e 9 das 10h30 às 16h.
A festa começa com os visitantes recebendo logo na entrada chapéu de palha, cesta de vime e uma tesoura e, assim como os antigos colonos, são convidados a percorrer os caminhos entre as videiras para colher e provar os frutos.
Após a colheita, acontece o grande momento da festa: “pisar nas uvas dentro do lagar, que é uma construção feita em pedras, com formato retangular, idêntico aos encontrados na vinícolas portuguesas”, explica Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo.
A festa é animada por um grupo folclórico que encanta a todos com suas músicas tradicionais portuguesas. Logo após a Pisa os convidados seguem para o almoço que tem no cardápio Bacalhau à Moda e Espetada Madeirense (ambos à vontade), 2 bolinhos de bacalhau por pessoa e 1 pastel de Belém. Todos ganham uma caneca personalizada do evento.