
Conheça essa nova forma de estabelecer a comunicação com o cliente.
O que é marketing fractal?
por Flavio Ferrari*
A excessiva fixação na evolução da tecnologia e no ‘mundo digital’ pode nos levar a perder a perspectiva das ações de marketing. A ideia do marketing fractal é que todos os momentos de encontro do consumidor com a marca (touchpoints) são essencialmente comunicativos e devem carregar os elementos fundamentais da mensagem que desejamos passar (fractais). O valor da marca está na associações que o consumidor faz em relação a ela.
Nesse contexto, a marca é entendida não apenas como um ativo financeiro, mas como um capital social, que é construído a partir das percepções de confiança e expertise. A maneira de comunicar pode e deve ser diferente e adequada para cada ponto de contato. Os fundamentos fractais da comunicação devem ser combinados e apresentados na forma mais eficaz e eficiente para o encontro.
Os canais de mídia tradicionais, as redes sociais e as plataformas digitais com suas celebridades e influenciadores são amplificadores de mensagens, mas cada contato com a marca durante a jornada diária do consumidor é único e relevante.
Ao organizar as ações de marketing de forma fractal, o profissional planeja os encontros considerando o grau de controle que poderá ter sobre a interação. Seus principais instrumentos, ordenados pelo nível de controle serão: canais proprietários (owned media), canais de mídia (paid media), conteúdos produzidos para compartilhamento (shared media) e mídia espontânea (earned media).
O ambiente digital é excepcionalmente fértil para promover o marketing fractal e avaliar seus resultados, mas não podemos nos esquecer de que o Brasil, fora de algumas poucas grandes cidades, ainda precisa caminhar muito para atingir a inclusão digital plena e os canais de comunicação ‘tradicionais’ seguem soberanos.
Planejar estrategicamente a comunicação, distribuindo a mensagem em múltiplos canais e respeitando sua linguagem particular, é a alternativa mais eficiente para engajamento do consumidor no contexto atual.
*Flavio Ferrari é consultor, palestrante para comunicação, inovação e transformação digital, e sócio da UNIT34|SocialData.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
Obrigado
Manuela Silva