Empresa é gestora de R$ 1,5 bilhão em ativos hoteleiros.
Atrio Hotel Management reforça sua capacidade de gestão operacional após triplicar de tamanho em 3 anos
Fundada há 30 anos em Joinville (SC), a Atrio Hotel Management opera atualmente 53 hotéis em 12 estados e 41 cidades, conta com 1,4 mil funcionários e projeta um faturamento de R$ 250 milhões para 2018.
A área de operações da Atrio está apoiada em quatro eixos principais – maximização de receitas, minimização de custos, controle rigoroso da qualidade e cuidado com o patrimônio – nos últimos 3 anos a empresa reformou ou conduziu retrofits em 14 hotéis.
“Temos uma estrutura enxuta nos hotéis, com processos operacionais eficientes, gestão compartilhada, equipes comprometidas e com capacitação constante. Ganhamos cinco premiações internacionais relacionadas a gestão e qualidade nos últimos anos ”, explica Paulo Mélega, Diretor de Operações da Atrio Hotel Management.
Para suportar o rápido crescimento, a Atrio dobrou a área de suporte operacional aos hotéis e ampliou a capacidade de análise de indicadores. “Temos uma gestão focada em resultados, e para isso mantemos a estratégia de comparar performances, premiar conquistas e compartilhar boas práticas. Fazemos questão de estar sempre próximos das equipes e da operação, onde tudo acontece”, acrescentou o Diretor.
Programa de Trainee
A empresa também investe há quatro anos em um programa de trainee exclusivo, que já formou mais de 20 gestores. “Identificamos talentos em nossas equipes e no mercado, e cuidamos da formação de futuros gerentes através de um programa de até 18 meses de duração”, garante Paulo Mélega.
Pensar Globalmente, Agir Localmente
A Atrio utiliza bandeiras internacionais nos seus hotéis, e se beneficia de toda a tecnologia transmitida pela visão global dessas marcas. Mas mantém uma gestão adaptada aos mercados em que atua. “A hotelaria é uma atividade que prima por estabelecer relações, com clientes, colaboradores, investidores e também com a comunidade local. Agimos de forma a garantir que nossos hotéis sejam reconhecidos e utilizados pelos moradores das cidades em que estamos presentes” comentou Mélega.
Performance
No primeiro semestre a empresa registrou incremento de mais de 20% na taxa de ocupação, considerando a mesma base de hotéis em operação nos anos de 2017 e 2018, subindo dos 50% registrados no ano passado para 61% neste ano. Considerando a inclusão de novos hotéis, o crescimento foi de 13%.
Futuro
Atualmente somos uma empresa com presença nacional. Em 2018 iniciamos a operação em 7 estados e estamos em todas as regiões do país. Ganhamos escala e relevância no mercado. Consolidamos um modelo de gestão eficiente. A empresa está madura e estruturada para continuar expandindo”, finalizou Paulo Mélega