É preciso confiar principalmente em quem somos e não no que temos ou achamos que temos para poder confiar!
Bem Estar
por Isabel Liberalquino
O que é confiança ?
O sentimento de confiança não está relacionado a nada do que nos apoiamos externamente; ele manifesta-se no coração e na alma. Muitas vezes testamos-nos através da nossa mente criando votos de confiança em algo, alguém ou a uma forma de valores elaborados pelas ideias, mas logo essa confiança é derrubada se uma pessoa nos trai ou os fatos não saem como planejamos. Nossa mente, levada pelos valores e conceitos comparativos, tem normalmente dúvidas e mais dúvidas; não sente confiança em nada e, por conseguinte, prega-nos armadilhas de testes.
Existem algumas linhas de pensamento muito usadas pela maioria: “Vou dar um voto de confiança para x ou y. Se tudo sair do jeito que planejei, eu confio, se não sair… não confiarei mais”. “Se eu tiver isso ou aquilo… eu confio.” Cuidado, é ai que novamente sua confiança pode ser derrubada para que você volte a si mesmo. Esse é o teste que a sua mente faz quando está apoiada na personalidade do seu ego, que desconfia de tudo e logo tem dúvidas, conflitos e indecisões.
Partindo dessa desconfiança mental você já estará usando e se apoiando no seu ego e no boicote a si mesmo, já que, ao contrário do que parece, sua mente não quer que dê certo: ela está louca para que tudo saia errado e sua psique se mantenha desconfiada da vida e de todos, justificando que você não deve confiar em nada. Essa é a parte negativa da sua personalidade.
Você pode correr riscos ao fazer planejamentos, mas deve deixar que o fluxo da energia o leve ao resultado, sem o apego e sem controle. As pessoas materialistas, ou que tudo atribuem à matéria, podem não pensar assim, mas vão ter de passar por grandes mudanças e, muitas vezes, perdas, tanto materiais como afetivas, para que mudem o foco da visão.
Sentir é confiar mesmo quando as coisas não vão bem ou não estão como desejamos: nossa confiança não é abalada, continuamos a seguir com otimismo para acontecer o que for melhor, e não o que queremos que seja. Faça parte dessa luz geradora de luz, beba dessa fonte.
Viver é estar apoiado no que somos internamente e confiar principalmente em quem somos e não no que temos ou achamos que temos para poder confiar. Crie em você a confiança de confiar de olhos fechados no invisível e no que não permanecerá sempre igual como sua mente deseja.
As mudanças constantes dos fatos e da criação da vida não vão ajudar você a confiar da forma que sua mente quer, mas quando você se aproxima do autoconhecimento interno pelo silêncio e pela meditação, sabe o que é confiar e se entregar. Sua visão e percepção se ampliam e a consciência se expande rumo à fonte infinita.
Confiança é mergulhar profundo em si mesmo de olhos fechados, ouvindo apenas seu coração e sentindo sua respiração. Entregue-se à infinitude da sua alma. Aí reside o saber, e tudo é abundante. Na metamorfose da existência as coisas estão mudando para gerar espaço na criação; esse é o segredo; esse é o mistério. Não tire de você a possibilidade de sentir confiança, e nem a tire do outro. Viva a vida seguindo nesse fio. Siga em frente e concentre-se para não perder o equilíbrio… Aprenda a confiar de verdade de momento a momento.
Namastê!