Uma grande viagem!
por Simone Galib
Viagens S/A celebra sete anos e 50 edições!
É tempo de comemorar: esta é a 50ª edição de Viagens S/A, um número que nos enche de orgulho. Afinal, foi uma longa e desafiante jornada até aqui. O Brasil era outro, e o mundo também, no final de outubro de 2010, quando a revista número um chegou ao mercado. Vivíamos uma fase de novos projetos, de maior estabilidade econômica e principalmente de grande expectativa dos mercados interno e externo em relação aos megaeventos que o país sediaria nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Era hora de abrir horizontes, falar sobre turismo, tendências, tecnologia e negócios, só que de um jeito mais despojado, com personalidade própria, olhar diferenciado e conteúdo de boa qualidade.Com essas ideias em mente “arrumamos a mala”, traçamos o roteiro e embarcamos em uma longa viagem editorial. No trajeto, descobrimos grandes histórias, lugares especiais e personagens talentosos de todos os setores. Ganhamos três prêmios de reportagem ao longo destas 50 edições.
Entrevistamos alguns dos maiores executivos do Brasil e do mundo, que nos brindaram com ótimas reportagens de capa, cases de sucesso e lições de vida; publicamos centenas de matérias sobre destinos nacionais e internacionais; compartilhamos receitas saborosas de alguns dos melhores restaurantes brasileiros; falamos com cantores, humoristas, atletas, apresentadores de TV, chefs de cozinha, hoteleiros e jovens empresários; mostramos como a tecnologia começava a mudar radicalmente a vida de quem vive em trânsito, seja a trabalho ou a lazer.
Enfim, o universo de Viagens S/A sempre foi eclético, cheio de movimento e torcemos para que assim continue. Gostamos de inovar, de antecipar, de nos reinventar e, principalmente, de fazer jornalismo com ética e independência editorial. A todos colaboradores, parceiros, anunciantes e leitores o nosso profundo agradecimento. E que venham mais 50 edições!
Alguns dos melhores momentos de Viagens S/A :
Mulheres poderosas
Mulheres muito talentosas nos brindaram com capas e reportagens incríveis. Era junho de 2012 quando a jornalista Ana Paula Padrão, um dos nomes mais conhecidos da TV, estreava no mercado de eventos e fazia sucesso na internet com seu site em um grande portal da internet. Nessa matéria, ela relembrou bons momentos de sua bem sucedida carreira.
Em dezembro de 2013, o furacão Ivete Sangalo nos contou como era sua vida no comando dos negócios, da família e o intenso cronograma de mega shows programados para comemorar os seus 20 anos de carreira. Foi uma entrevista cheia de axé! Em agosto, à véspera do Rock in Rio, a empresária Roberta Medina, bonita e super competente, explicou em detalhes a gigante operação do comando de um dos maiores festivais de música do planeta.
Em maio de 2014, com a Copa do Mundo batendo à nossa porta, Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree, nos deu uma aula sobre a arte de receber, afinal ela é considerada a dama da hotelaria no país e sabe muito sobre hospitalidade. E, para finalizar, em março de 2016, em pleno mês internacional das mulheres, nada melhor do que a saborosa entrevista com a chef Morena Leite, do Grupo Capim Santo, considerada a embaixadora da gastronomia brasileira aqui e no exterior.
Alta performance
Desembarcaram em nossas capas alguns dos maiores nomes do empresariado nacional, como Roland de Bonadona, ex CEO do Grupo Accor para a América Latina; Patrick Mendes, hoje o atual CEO da AccorHotels América do Sul; Francisco Calvo, CEO da rede Hplus, com hotéis disputados em Brasília e atualmente em expansão a outros estados do país; Guilherme Paulus, o fundador da CVC, que lançou sua própria marca de hotéis e resorts no Brasil, a GJP.
Por falar em CVC, em julho de 2013, trouxemos os bastidores da chegada do experiente Luiz Eduardo Falco para comandar a maior operadora da América Latina. Ele aterrissou na empresa com muita bagagem: foram anos de experiência na TAM e como CEO da operadora Oi. Os resultados não tardaram a aparecer: em 2015 a empresa comemorou 43 anos estreando em novos segmentos, conforme nos contou Valter Patriani, vice-presidente de marketing e de produtos, um dos profissionais que mais entende de turismo e considerado pelo mercado o “maior vendedor de todos os tempos”.
Histórias de sucesso
Sempre gostamos de histórias inspiradoras, como a trajetória dos jovens empresários João Ricardo e José Eduardo Mendes, fundadores do Hotel Urbano, uma startup nascida na garagem de casa e que se transformou na maior agência de viagens online (OTA) do país, recebendo aportes internacionais. Pioneiros, criaram centenas de empregos, embarcaram milhares de viajantes no Brasil e brilharam na nossa capa em outubro de 2013.
Outro bom exemplo de empreendedorismo é a trajetória de Caito Maia, CEO da Chilli Beans, que se transformou em um dos empresários mais bem-sucedidos do país, conforme mostramos em janeiro de 2014. A marca hoje é a maior rede de óculos e acessórios da América Latina, presente também nos EUA, na Europa e até no Oriente Médio. Quem também brilhou na nossa edição de final de ano, em dezembro de 2014, foi o multimídia Fabio Porchat, um dos nomes mais talentosos da nova geração de humoristas, que à época fazia tremendo sucesso na internet, no cinema e na TV.
No universo gourmet, mostramos os bem-sucedidos restaurantes de Isaac Azar, dono do bistrô Paris 6, um dos endereços mais bem frequentados do eixo São Paulo-Rio, e que vive lotado de gente famosa. Era julho de 2014 e ele se preparava para abrir a primeira filial nos EUA. Para fechar esse leque de boas histórias, trouxemos o perfil do jornalista e empresário João Doria, em janeiro de 2014, bem antes de ele sair como pré-candidato à prefeitura de São Paulo. Hoje, Doria é o prefeito da maior cidade da América Latina.
Sobre as nuvens
A aviação sempre teve muito espaço em nossas edições. Assim, trouxemos as histórias de algumas das principais companhias aéreas nacionais e internacionais, seja em grandes reportagens sobre o setor ou nos perfis com seus “comandantes”. Os CEOs da Azul, Gol, TAP, Avianca, Copa Airlines e Air Europa ganharam destaque na revista ao longo destas 50 edições.
Hotelaria e comportamento
Sempre antenados no que acontecia no Brasil e no mundo, antecipamos tendências nos mais variados segmentos. Em janeiro de 2015, falamos sobre o milionário universo dos mega iates no Brasil com um perfil da Intermarine Yatchs, a maior fabricante nacional das embarcações de luxo e comandada por uma talentosa executiva de apenas 22 anos à época.
No mundo digital, apontamos os principais crimes cibernéticos que mais ameaçavam as viagens de negócios e o cotidiano do cidadão comum. No turismo, trouxemos uma pesquisa detalhada dos destinos que estariam em alta entre viajantes premium nacionais e internacionais durante 2017. E, por falar em viajantes exigentes, mostramos o Palácio Tangará, o primeiro hotel seis estrelas de São Paulo, e publicamos ainda um roteiro com os alguns dos melhores resorts do Brasil.
Grandes destinos
Para nós, viajar é um dos melhores investimentos da vida. Assim, destinos interessantes também ajudaram a escrever a nossa história. Percorremos o sul dos Estados Unidos, a partir de Atlanta, na Georgia, para mostrar as autênticas raízes norte-americanas; subimos a Serra Gaúcha para compartilhar com nossos leitores os prazeres do vinho brasileiro, a partir de Bento Gonçalves, onde estão algumas das mais importantes e premiadas vinícolas nacionais; mostramos a natureza exuberante de Campos Gerais, no Paraná.
E, claro, não deixamos de falar sobre São Paulo, a maior cidade da América Latina que, em 2014, foi premiada pelo site TripAdvisor como principal destino do país, atraindo o interesse de vários jornais internacionais. Afinal, era ano de Copa do Mundo no Brasil e estávamos no centro de todos os holofotes!
Prêmios de jornalismo
Ao longo desta jornada, ganhamos três prêmios de reportagem: “Reforma Geral”, matéria assinada pelo jornalista Fabio Steinberg sobre a situação dos aeroportos do país, foi agraciada com o 1º Prêmio Abear de Jornalismo, na categoria Competitividade, em dezembro de 2013. No ano seguinte, fomos finalistas no Prêmio CNH de Jornalismo Econômico com a reportagem “Acorda, Brasil”, também de autoria de Steinberg.
Em 2016, o jornalista levou menção honrosa nesse mesmo prêmio com a matéria “As cidades do futuro”, na categoria Construção. E, finalmente, em outubro de 2017, Fabio Steinberg faturou mais um prêmio da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) com a reportagem “Aviação Regional: Decolagem autorizada”, na categoria Imprensa Especializada. Um presente e tanto para a nossa 50ª edição!