
Nem tudo é o que parece ou o que a mídia mostra: uma história inspiradora de atenção e hospitalidade com um viajante brasileiro na praia do Pipa (RN)!
• por Flavio Ferrari
A cada ano, o Brasil recebe algo em torno de 6 milhões de turistas internacionais, e mais de 20 milhões de brasileiros praticam o turismo nacional. Vez por outra, a imprensa destaca episódios trágicos e histórias escabrosas envolvendo os turistas, mas são exceções (por isso viram notícia).
Na prática, a esmagadora maioria das viagens turísticas deixa boas memórias e, muitas vezes, oferece surpresas agradáveis. Vou compartilhar com vocês uma dessas “surpresas”, que acredito ser mais representativa da maneira pela qual tratamos os turistas no Brasil do que aquilo que vira notícia.
Vladimir é um empreendedor brasileiro, proprietário de alguns negócios na Praia de Pipa (RN). Um deles é o Porca Vaca SteakHouse, um simpático e despretensioso restaurante próximo à entrada da praia do centro.
Passando pela porta, no início da tarde, a simpatia da equipe chamou minha atenção. Em meio àquele burburinho de pessoas sacudindo cardápios na porta dos restaurantes e “convidando” para entrar, a equipe do Porca Vaca apenas sorriu para mim com carinho quando passei. A mensagem implícita era perceptível: estamos aqui à sua disposição e cuidaremos bem de você.
Não pretendíamos almoçar naquele momento, mas se fosse o caso, teria sido ali. Ficamos à beira-mar por um par de horas, apreciando a beleza do local e a calidez das águas do mar, e pegamos a estrada de volta a João Pessoa, a 150 km dali.
Quase chegando em João Pessoa, recebo uma men- sagem via WhatsApp:
– Boa tarde, Flavio. Você perdeu uma carteira? Como posso lhe entregar?
Era o Vladimir. Sua equipe havia encontrado minha carteira caída na calçada, em frente ao restaurante. Para encurtar a história, Vladimir e o time do Porca Vaca não apenas encontraram minha carteira e tiveram o cuidado de me localizar, mas também providenciaram para que eu a recebesse em João Pessoa, no dia seguinte, por meio de um guia turístico (Ednaldo), que costuma fazer o trajeto João Pessoa-Pipa diariamente.
A comida e o serviço do Porca Vaca são muito bem avaliados e o preço é considerado justo para o padrão do local (vejam as avaliações do Google). Mas, são nos grandes detalhes que reconhecemos os valores de um empreendedor.
Não foi por acaso que a equipe sorriu para mim com carinho quando passei pela porta, e não é por acaso que o serviço da casa é tão bem avaliado. É a cultura organizacional (sim, isso vale para qualquer negócio) inspirada pelo Vladimir, mais um pequeno empresário do turismo brasileiro, que contribui para a grandeza desse setor econômico da melhor forma possível: cuidando bem do turista.
Se você valoriza isso como eu, quando for passear no Nordeste, visite o Porca Vaca na Praia de Pipa (@porcavacasteakhouse, no Instagram) e contrate o Ednaldo para seus passeios em João Pessoa (@ednaldoturismo).
Mas, pode acreditar que o Vladimir não é o único. Em todas as edições de Viagens S/A você encontra sugestões de destinos encantadores, com pessoas dedicadas a atender bem os turistas, mesmo aqueles que não perdem suas carteiras.
Flavio Ferrari é fundador da SocialData e professor da ESPM.