
• por Virgilio N S Carvalho
Sou português de origem, tenho 73 anos dos quais vivi os últimos 53 trabalhando e viajando pelo Brasil e em especial pelo destino São Paulo.
O turismo de São Paulo vai receber mais de 40 milhões de viagens de turismo e eventos, ou seja, mais de um viajante por habitante e o seu PIB deve chegar a 11% do Estado, enquanto no Brasil ainda não passa de 6%.
Tive a oportunidade de conhecer os melhores lugares e produtos turísticos do mundo, mas foi São Paulo que se destacou pela diversidade dos seus produtos. O destino nos oferece um cardápio que é um resumo de todos os lugares mais difundidos globalmente.
Não há como aqui rios que parecem mares, praias de pequenas a grandes extensões de areia, gastronomia de qualidade, representando 48 nações, e atendimento 24 horas. São Paulo é a capital mundial da gastronomia há 27 anos.
O turismo de eventos e espetáculos se compara aos melhores do mundo, o de natureza oferece cavernas, cachoeiras, rios, canoagens, rapel, rafts e tirolesas em paisagens naturais que nos dão a oportunidade de praticar um turismo de aventura, sem aventura e com muita hospitalidade e segurança.
Os esportes náuticos de mar e fluviais oferecem infraestrutura necessária para atender aos visitantes. Pousadas, hotéis, resorts e parques temáticos já estão incluídos nas melhores listas do mundo. Os hotéis-fazenda e as fazendas hotéis são um diferencial das nossas demandas turísticas, fazendo com que os “caipiras da capital” tenham a experiência de ser um fazendeiro por um dia.
Plagiando o governador Mario Covas, concluo convidando a todos a conhecer São Paulo, porque “o mundo todo se encontra aqui”.
Virgilio N S Carvalho é professor e consultor em hotelaria, turismo e eventos, diretor técnico da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, conselheiro do CODEFAT e diretor da Confederação Nacional do Turismo (CNTur).