Como o país, com sua rica biodiversidade, pode se adequar às principais tendências do setor? Investindo em educação, treinamento e segurança!
• por Flavio Ferrari
Estudos sociais apontam para quatro grandes desejos da sociedade brasileira nesta década: segurança, sustentabilidade, sentido e serenidade. Queremos garantia de que estaremos bem hoje (segurança) e no futuro (sustentabilidade). Estamos permanentemente em busca de um sentido maior para nossa existência, e os desafios de uma vida estressante, amplificados pelas notícias alarmantes divulgadas diariamente pela mídia, alimentam nosso desejo de serenidade.
Esses desejos direcionam nosso consumo, e os profissionais de marketing, de todos os setores econômicos, costumam ficar atentos às tendências resultantes desse fenômeno. De forma natural, o turismo atende duas das quatro demandas sociais, pois traz um sentido em si mesmo e oferece a oportunidade de desconexão com o estresse cotidiano.
Mas, a atenção aos outros dois vetores sociais (segurança e sustentabilidade) pode estimular a inovação e indicar possíveis tendências para o futuro próximo.
A análise da SocialData indica algumas dessas tendências:
1. Turismo sustentável e ecoturismo: a crescente conscientização sobre a sustentabilidade e a preservação ambiental motiva a procura por experiências de turismo que respeitem a natureza e promovam a conservação.
2. Turismo de experiência e imersão cultural:
a busca por experiências autênticas e imersivas que permitam aos viajantes conhecer a cultura local, gastronomia, arte e tradições está em alta.
3. Digitalização e personalização dos serviços turísticos: o uso de inteligência arti cial, realidade virtual e plataformas online para oferecer serviços personalizados e experiências virtuais podem complementar a viagem física, enriquecendo a experiência.
4. Turismo de saúde e bem-estar: Com o foco crescente na preocupação com a saúde, o turismo “medicinal” deve ganhar espaço.
5. Segurança e protocolos sanitários: A segurança sempre foi uma prioridade para os viajantes e os protocolos sanitários ganharam relevância por conta das pandemias (covid, dengue).
6. Turismo doméstico: As tensões globais incentivam as viagens pelo Brasil, que também trazem o benefício de estimular a economia local.
7. Viagens de trabalho remoto e workation:
com a exibilização do trabalho, pro ssionais buscam locais com boa infraestrutura para conciliar trabalho e lazer, criando a tendência de workation (work + vacation).
O Brasil, com sua rica biodiversidade, vastos ecossistemas e belezas naturais diferenciadas, está muito bem posicionado para oferecer experiências turísticas únicas. Mas, precisa investir em educação, treinamento e segurança para realizar todo o potencial do setor.