
• texto por Adilson Nascimento e fotos Sphere Entertainment
A estreia do MSG Sphere, arena gigante em Las Vegas, nos EUA, coloca o público em novo patamar de experiências multissensoriais durante shows e eventos esportivos. A diversão é futurista!
As novas tecnologias vêm desempenhando nos últimos anos papel crucial em tornar o entretenimento mais acessível e atrativo a diferentes tipos de público. Em 2014, o icônico cantor Michael Jackson “ressurgiu” para uma performance incrível no Billboard Music Awards, em Las Vegas, através da holografia, que funciona de maneira semelhante a uma câmera fotográfica. Ao capturar minúsculos padrões de luz, conhecidos como franjas de interferência, e que, uma vez iluminadas corretamente, se transformam em imagens reconhecíveis, como a do lendário cantor.
Em um festival brasileiro, o Rock in Rio 2019, a cantora Pink surpreendeu o público de 100 mil pessoas com um emocionante “voo” sobre a multidão, enquanto realizava acrobacias ousadas, por meio de um moderno sistema de roldanas, cabos de aço e guinchos, controlados com precisão por operadores técnicos da equipe da superstar.

Tecnologia de ponta em todos os detalhes
Outro ícone da inovação, a banda britânica Coldplay adotou um sistema revolucionário para seus shows, permitindo que pessoas com deficiência auditiva desfrutem das suas grandiosas apresentações. Esse sistema envolve a captação de ondas sonoras do palco e a transmissão de vibrações por meio de coletes especiais para pessoas com deficiência auditiva, tornando a música uma experiência tátil emocionante. Outra vivência imersiva, adotada nos shows da banda Coldplay, são as pulseiras de LED usadas inclusive nos recentes shows no Brasil. Conhecidas como Xylobands, emitem luzes brilhantes e coloridas em sincronia com a musica, criando um espetáculo visual deslumbrante.
No entanto, até agora, nada se compara ao novo capítulo de inovação em tecnologia que foi apresentado, em Las Vegas, a cidade que continua a surpreender a todos com suas inovações no setor de entretenimento. Como diz o clichê: o que o acontece em Vegas, fica em Vegas. Só que, desta vez, o mundo todo vai querer ir até lá conferir!
SPHERE: ARENA FUTURISTA

Um dos cinco robôs humanoides que interagem com o público na arena futurista
Por anos, surgiu uma misteriosa estrutura esférica se erguendo no deserto, atraindo olhares curiosos e intrigados para o horizonte de Las Vegas. Finalmente o público pôde desvendar o mistério e conhecer o MSG Sphere, uma gigantesca e futurista esfera iluminada, localizada junto à famosa Strip da cidade de Nevada, que se tornará o epicentro de mega shows e eventos esportivos.
Essa maravilha arquitetônica celebrou sua inauguração em grande estilo no dia 26 de setembro de 2023, com o espetáculo do U2, marcando o retorno da banda após quatro anos de ausência dos palcos.
O projeto representou um in- vestimento de US$ 2,3 bilhões (cerca de R$ 11,5 bilhões) e foi concebido pela Madison Square Garden Entertainment, proprietária do empreendimento visionário. Quem está por trás do design e engenharia das duas telas é o escritório espanhol, de Saragoça, sob o comando do arquiteto Miguel Montgivel.
A MSG Sphere foi anunciada como o epicentro do entretenimento do futuro e a maior estrutura esférica já construída no planeta. Para que se tenha noção, o Allegiant Stadium, que também fica em Vegas, tem o quádruplo da capacidade da Sphere, mas não a supera no posto de auditório mais caro da cidade. Além de ser um palco grandioso para shows, também foi projetada para receber exposições e eventos esportivos.
Um exemplo notável é o Post- card from Earth, uma colaboração entre o renomado produtor Graham Booth e o cineasta visionário Darren Aronofsky, diretor de aclamados filmes, como Requiem for a Dream, Cisne Negro, Mãe! e A Baleia.
EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS
A esfera se destaca por estar completamente revestida com painéis de LED tanto interna quanto externamente, oferecendo uma eperiência visual inédita. Além disso, incorpora tecnologias multissensoriais inovadoras, como assentos imersivos que elevam a experiência do público a um novo patamar. Para adicionar um toque de magia futurista, abriga cinco robôs humanoides, chamados Aura, que proporcionam entretenimento adicional e interação com os visitantes.
O MSG Sphere é, indiscutivelmente, o ápice da visão futurista do entretenimento em Las Vegas, local que perpetuará a lendária tradição de shows de residência, que fez desta cidade um ícone do segmento, com lendas como Elvis Presley e Frank Sinatra brilhando em palcos semelhantes.
Seja por meio de hologramas, tecnologia para inclusão de pessoas com deficiência, acrobacias aéreas impressionantes ou pulseiras de LED sincronizadas com a música, o mundo do entretenimento está constantemente se reinventando com inovações que desafiam as fronteiras da imaginação.
Las Vegas e sua fantástica esfera não deixa dúvidas de que veio para impressionar. Muitas cidades ao redor do mundo continuam sendo palco de surpresas e emoções únicas, mantendo a chama da criatividade sempre acesa e nos convidando a fazer parte desse show. É fazer as malas, com muitos sonhos e disposição, e embarcar nesse novo universo do entretenimento, que tanto nos surpreende a cada inovação!
SPHERE EM NÚMEROS
A arena futurista tem 164 mil alto-falantes, proporcionando uma experiência de som sem igual.
Suas dimensões são monumentais: mede 111.557 metros de altura por 157.276 metros de diâmetro –espaço su ciente para abrigar em seu interior a Estátua da Liberdade (da base à tocha) ou três estátuas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Tem ainda a maior tela de LED do planeta, com área de 48.768 m2.