ALAGOAS FÉRIAS NO PARAÍSO!
• por Camilla Motta
Não é à toa que Alagoas é conhecida como o Caribe brasileiro. Suas belíssimas praias com águas cristalinas e a diversidade marinha são um convite para as férias no paraíso. Durante os dias em que percorri as principais cidades do estado, entendi que a grandeza vai muito além de toda a riqueza cultural e ambiental. A experiência só fica completa com o contato com os alagoanos, que vivem principalmente do turismo, pesca e cana de açúcar. O riso fácil, a alegria e a criatividade cativam turistas do mundo inteiro.
Eu me hospedei com a minha família no Vila Galé Alagoas, o maior resort all inclusive do estado. Desfrutamos da piscina de mais de 100 metros de comprimento, aproveitamos toda a fartura gastronômica que o resort proporciona, mergulhamos na água morna da paradisíaca praia do Carro Quebrado, vimos peixinhos coloridos nas piscinas naturais e passeamos pelas principais cidades. Foi muito emocionante e ainda rende muita conversa nos almoços de domingo.
Recomendo também um mergulho na história. Um dos meus encontros foi com a Mãe Neide, uma importante liderança religiosa, social, cultural e do movimento negro de Alagoas e do Brasil, considerada Patrimônio Vivo. Ela é proprietária do restaurante Baobá, que fica próximo ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, local que reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão ocorridas no mundo: a história do Quilombo dos Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas. Nele, reinou Zumbi dos Palmares, o herói negro assassinado em 20 de novembro de 1695, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
Alagoas proporciona uma viagem completa: para a mente, para o corpo e para a alma. Ótimo para voltar inspirado e cheio de histórias para contar.