• por Simone Galib
VERDADES INCÔMODAS
O filme mais polêmico de 2023 chega ao Brasil: Sound of Freedom, (Som de julho nos Estados Unidos, da Liberdade, em português) uma modesta produção independente, é hoje assunto global e um estrondoso sucesso de bilheteria. Lançado em 4 um orçamento enxuto de US$ 1 milhões, já faturou mais de U 120 milhões. A fúria provocada pelo filme foi imediata: virou alvo da indústria do cancelamento por abordar um tema para o qual muitos fecham os olhos. É baseado na história verdadeira de Tim Ballard ex-agente federal do governo americano e fundador da ONG Operation Underground Railroad, que luta contra o tráfico infantil. Ballard, que acompanhou de perto a produção, diz que “todos os vilões são reais”. No filme, o ex-agente é interpretado por Jim Caviezel, que representou Jesus no filme A Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson. A estreia está marcada dia 21 de setembro!
POETA ATEMPORAL
Se estivesse vivo, Cazuza completaria 65 anos. Mas, sua obra nunca foi tão atual e o poeta continua influenciando gerações. Para homenagear todo esse legado, a Som Livre lançou nas principais plataformas de áudio o Poeta Vive. O projeto tem quatro gravações inéditas, interpretadas por cantores da nova geração, como Silva (Preciso Dizer que te Amo), Thiago Pantaleão e Marô (Pro Dia Nascer Feliz), Luiza Martins (Codinome Beija-Flor) e Reddy Allor (O Tempo Não Para). Além das novas versões, a coletânea é recheada com mais 20 canções do início da carreira de Cazuza, um dos maiores ícones pop do país. Para matar as saudades!
ACERVO MPB: TOM E ELIS
Um encontro cheio de bossa, e que marcou gerações, poderá ser visto na telona: o documentário musical Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você estreia dia 21 de setembro nos cinemas brasileiros. O longa é uma experiência cinematográfica imersiva aos bastidores da gravação de um dos mais icônicos álbuns da MPB. Com direção de Roberto de Oliveira, que também fez o roteiro junto com Nelson Motta, o documentário ganhou a crítica de Melhor Filme Brasileiro, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
AVALIAÇÃO 5 ESTRELAS
O famoso Guia Michelin está de volta ao Brasil e retomará a atualização de suas seleções de restaurantes nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, suspensas no fim de 2020. As novas indicações de restaurantes de ambas cidades serão apresentadas em março de 2024. Todas as recomendações gastronômicas serão atualizadas exclusivamente em formato digital no site e no aplicativo móvel gratuito do Michelin. Os restaurantes recomendados serão selecionados de forma independente pelos inspetores, de acordo com a metodologia histórica e universal do guia, implantada pela primeira vez no Brasil em 2015.
MUSA DO JAZZ
A cantora Diana Krall fará dois shows no Brasil. Conhecida por sua voz inconfundível e muitas habilidades no piano, ela se apresenta dia 15 de novembro de 2023, no Vivo Rio, e dia 18 de novembro no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Diana Krall coleciona sucessos: é a única cantora de jazz com oito álbuns de estreia no topo da parada Billboard da categoria. Já ganhou dois Grammys, dez Juno Awards, nove álbuns de ouro e três de platina. A venda de ingressos começou nesta quarta-feira nos sites oficiais Sympla (Rio de Janeiro) e Eventim (São Paulo).