Evento anual do CocoaAction será no Pará, um dos dois maiores produtores de cacau do país e traz André Guimarães, Valmir Ortega e Marcello Brito como nomes participantes
No dia 23 setembro de 2022, a 5ª edição do Fórum Anual do Cacau – CocoaAction Brasil vai acontecer de forma presencial como parte da programação do Chocolat Festival em Belém (PA). O CocoaAction Brasil está à frente da organização deste fórum que é um dos principais encontros sobre sustentabilidade do setor cacaueiro e preparou uma
programação com palestras sobre sistemas agroflorestais, fertilidade do solo, produtividade, assistência técnica na cacauicultura, além de painéis para debater temas como a demanda global por sustentabilidade e oportunidades para o cacau do Brasil. O evento será das 9h às 18h no auditório principal do Hangar Centro de Convenções. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
“O Fórum Anual do Cacau é um evento técnico que visa disseminar conhecimento, apresentar cases de sucesso e gerar diálogos para a expansão do cacau sustentável no país. O cultivo sustentável do cacau pode ser benéfico para a para manter a floresta de pé, mas entendemos que a produtividade é o principal gargalo no momento. Sabemos que o cacau tem um potencial muito próspero com base no histórico da cultura, mas após crises no setor, os produtores enfrentaram muitos desafios, como a dificuldade de acesso a crédito e à informação. Agora, a cadeia passa por um momento de otimismo, com o surgimento de novos players, novos projetos e investimentos em cacau, e maior consciência sobre manejo sustentável, que acabam sendo motor para o avanço da cadeia como um todo. O Brasil já foi o maior produtor de cacau do mundo e tem todas as condições para ser um grande palco para evolução da produção sustentável”, explica Guilherme Salata, coordenador do CocoaAction Brasi.
A programação foi planejada para discutir os principais temas ligados à sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau, e reunir os diferentes elos da cadeia — produtores, entidades setoriais, indústria, organizações do terceiro setor, além de representantes de governos — a fim de pautar a evolução do setor. O evento conta com a participação de nomes relevantes, como André Guimarães (IPAM), Adriano Venturieri (Embrapa), Marcello Brito (CBKK), Valmir Ortega (Belterra), e outros.
O local escolhido não é à toa, o Pará é juntamente com a Bahia, um dos principais estados produtores de cacau do país. O cacau é, no Brasil, importante vetor de preservação; o tema será abordado no início do evento, com a apresentação do estudo “A expansão sustentável do cacau no estado do Pará, e sua contribuição para a recuperação de áreas degradadas e redução do fogo” por Adriano Venturieri, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.
O cacau é originário da Amazônia e também bastante presente nas áreas de Mata Atlântica. A fim de potencializar o equilíbrio do ecossistema, existem esforços de diversos atores para expandir os Sistemas Agroflorestais com cacau, já adotado por muitos produtores, e a agricultura regenerativa. O cacau como modelo de restauração na Amazônia será o ponto central da palestra de Rodrigo Freire, da TNC Brasil, e os modelos agroflorestais eficientes serão tema de painel com Israel Oliveira (Ideflor-bio), Valmir Ortega (Belterra), e Joselene da Silva Caçador e Álvaro Caçador, produtores de cacau da região Transamazônica, com moderação de Vitor Stella (CocoaAction Brasil).
Programação completa
09h00 – Abertura
Com Governo do Pará e CocoaAction Brasil
10h00 – Apresentação do estudo “A expansão sustentável do cacau no estado do Pará, e sua contribuição para a recuperação de áreas degradadas e redução do fogo”.
Com Adriano Venturieri (Pesquisador Embrapa Amazônia Oriental)
10h30 – Apresentação “Sistemas Agroflorestais com cacau como modelo de
restauração na Amazônia”
Com Rodrigo Freire (TNC Brasil)
11h30 – Painel “Demanda global por sustentabilidade e oportunidades para o cacau do Brasil”
Com André Guimarães (IPAM), Felipe Faria (Systemiq), Marcello Brito (CBKK), e moderação de Eduardo Sampaio (CocoaAction Brasil)
14h30 – Painel “Modelos de Sistemas Agroflorestais Eficientes”
Com Israel Oliveira (Ideflor-bio), Valmir Ortega (Belterra), Joselene da Silva Caçador e Álvaro Caçador (produtores de cacau), com moderação de Vitor Stella (CocoaAction Brasil)
16h30 – Apresentação “A importância da fertilidade do solo para alta produtividade e rentabilidade no cacau”
Com Patricia Geneseli (Yara Brasil)