• por Maurício Nunes
“ Mais coisas importantes aconteceram comigo em Marceline do que aconteceram desde então, ou provavelmente acontecerão no futuro.” Com esta frase, Walt Disney, no auge da fama, declarava seu amor eterno a esta pequena e charmosa cidade do Missouri, EUA, destino que todo fã de Disney
deveria incluir em seu próximo roteiro de viagem.
Ao chegar em Marceline, o visitante será recepcionado pelo apito dos trens que cortam a cidade diversas vezes ao dia, já criando um ambiente lúdico. A rua principal (Main Street) foi influência para o cenário de filmes clássicos, como A Dama e o Vagabundo, e a inspiração para a rua principal de Disneyland.
Um dos pontos altos é o Walt Disney Hometown Museum, em uma antiga estação de trem, e que preserva mais de 3 mil artefatos relacionados à vida e obra de Walt Disney.
A Fazenda Disney, também na cidade, abriga a antiga casa da família. Numa bela área arborizada, dentro da propriedade, está uma réplica do celeiro onde o menino Walt conversava com animais e, ao que tudo indica, iniciou sua “carreira” no ramo do entretenimento.
Praticamente um santuário na propriedade, a “Dreaming Tree”, ou “Árvore dos Sonhos”, protegia com sua sombra um Walt criança, enquanto ele observava insetos e animais e rabiscava seus primeiros desenhos. Pode-se
dizer que o inspirado local foi onde a magia começou. A árvore original foi destruída décadas atrás por um
raio, mas em 2003, os familiares de Walt, e alguns voluntários, plantaram uma muda cultivada a partir de uma semente da lendária árvore e assim nasceu Son of Dreaming Tree, ou “Filho da árvore dos sonhos”.
Walt sempre colaborou com projetos na cidade, como a piscina pública, uma escola que leva o seu nome e até uma das atrações Disney, a Midget Autopia, que ele doou, pois como as crianças não poderiam ir para Disneyland, ele trouxe um pedaço do parque para elas.
No Correio de Marceline é possível comprar selos comemorativos com personagens Disney e conseguir um carimbo postal especial, já que o local também leva o nome do ilustre morador.
A cidade é uma viagem no tempo, ideal para compreender a origem que moveu o homem que mais inspirou e inspira pessoas até hoje.
Disney viveu poucos anos em Marceline, mas de acordo com sua filha, Diane, a cidade sempre marcou sua vida, e com toda certeza marcará a de todos aqueles que visitarem o berço de toda magia do maior contador de histórias que o mundo já conheceu. Comigo foi assim, tanto que fiz muitos amigos por lá e pretendo retornar em breve.