
O FitCuba 2020 se concentrará na modalidade sol e praia, o principal produto do país do Caribe.
A 40ª edição do FIT CUBA, o maior evento do setor na ilha, terá a Rússia como convidado de honra, que será realizada de 4 a 9 de maio de 2020 no resort de Varadero. O palco principal do evento será o recinto de feiras Plaza América, 140 quilômetros a leste da capital, e o subsite está planejado para o recém-inaugurado Hotel Internacional de Varadero. Essa instalação do hotel reproduz o mesmo nome que existia desde 1951, mas à beira-mar, e por razões de proteção ambiental da duna, foi reconstruída em uma posição favorável e mais ampla.
O mercado emissor russo teve um crescimento de 30% em 2018, quando 137.440 turistas russos chegaram à ilha em cerca de 546 voos. No ano de 2019 acabado, o crescimento desse mercado continuou, atingindo 177 977 chegadas de esse país, que representou um crescimento de 29,5%, e o coloca em 4º lugar, precedido pelo Canadá, os cubanos que vivem no exterior e os EUA.
O aumento do número de viajantes russos contribuiu para o aumento de 7,2% nas chegadas de turistas estrangeiros a Cuba nos primeiros quatro meses de 2019 e, ao mesmo tempo, impediu uma nova queda no destino no final do ano.
A Rússia é um dos dez principais parceiros comerciais de Cuba, um país com o qual mantém uma parceria estratégica.
A isenção de visto entre as duas nações e o amplo conhecimento do idioma russo, que fazia parte do programa de disciplinas obrigatórias nas escolas cubanas até a queda da União Soviética em 1991, influenciam o aumento de visitas da Rússia à ilha, conectado por vários vôos diretos por semana aos principais pólos turísticos do destino.

O FitCuba 2020 se concentrará na modalidade sol e praia, o principal produto do país do Caribe.