Cuba é o país com o melhor desenvolvimento sustentável, de acordo com um novo relatório apresentado no dia anterior.
A ilha supera os países capitalistas avançados, incluindo a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, que sujeitaram Cuba a um bloqueio econômico punitivo de seis décadas.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável (SDI), projetado pelo antropólogo e autor Dr. Jason Hickel, calcula seus resultados dividindo a pontuação de “desenvolvimento humano” de uma nação, obtida pela observação de estatísticas sobre expectativa de vida, saúde e saúde. educação, por seu “excesso ecológico”. até que ponto a pegada de carbono per capita excede os limites naturais da Terra.
Os países com forte desenvolvimento humano e com menor impacto ambiental são altos, mas os países com menor expectativa de vida e taxas de alfabetização, bem como aqueles que excedem os limites ecológicos, são marcados.
De acordo com os números mais recentes, desde 2015, Cuba está no topo com uma pontuação de 0,859, enquanto a Venezuela é 12 e a Argentina 18.
A SDI foi criada para atualizar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), desenvolvido pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq e usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para produzir seus relatórios anuais desde 1990.
O IDH considera expectativa de vida, educação e renda nacional bruta per capita, mas ignora a degradação ambiental causada pelo crescimento econômico daqueles que têm melhores resultados, como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.
“Esses países são os principais contribuintes para as mudanças climáticas e outras formas de decomposição ecológica, que afetam desproporcionalmente os países mais pobres do Sul global, onde as mudanças climáticas já estão causando o aumento da fome”, afirmou Hickel.
“Nesse sentido, o IDH promove um modelo de desenvolvimento empiricamente incompatível com a ecologia e que representa uma contradição fundamental: alcançar um alto desenvolvimento de acordo com o IDH significa promover o desenvolvimento em outras partes do mundo. Para um indicador de desenvolvimento que afirma ser universal, essa contradição é indefensável “.
A Grã-Bretanha, classificada em 14º no IDH de 2018, cai para 131º no IDE, enquanto os Estados Unidos, em 13º no índice ul Haq, estão em 159º dos 163 países listados no novo sistema .
Hickel acrescentou: “A classificação SDI revela que todos os países ainda estão” em desenvolvimento “: países com os mais altos níveis de desenvolvimento humano ainda precisam reduzir significativamente seu impacto ecológico, enquanto países com os níveis mais baixos de impacto ecológico ainda eles precisam melhorar significativamente seu desempenho em indicadores sociais “.