
Bolsa de viagens
por Fabio Steinberg
Trafego aéreo vai dobrar no mundo
Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) estima que em até 20 anos o número de passageiros de avião dobre para 8,2 bilhões. Para a organização a maior expansão do tráfego deve se deslocar para a região Ásia-Pacífico. Dali devem surgir mais da metade dos novos passageiros. Em dois anos, a China vai se transformar no maior mercado de aviação do mundo. Em duas décadas, o país deve agregar mais 1 bilhão de novos passageiros, em um total de 1,6 bilhão de viajantes. Ocupando um segundo lugar, os Estados Unidos contribuirão com 1,3 bilhão de passageiros. Em 2024, a Índia vai se posicionar no terceiro lugar, chegando a 572 milhões de viajantes aéreos. Seis anos depois, a Indonésia passará à quarta posição, e a Tailândia deverá substituir a Itália entre os 10 primeiros lugares.
______________________________________________________________________________________________________________
Israel em alta
Pelo terceiro ano consecutivo aumentou o número de brasileiros que viajam a Israel. Em 2018 foram mais de 62 mil, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Com isso o Brasil se tornou o maior emissor de turistas da América Latina ao país do Oriente Médio. Qual o segredo dessa atração? “Procuramos atingir brasileiros de diferentes perfis. O país não é só a Terra Santa, mas também oferece praias, gastronomia e experiências únicas no deserto e no Mar Morto”, explica Renata Cohen, representante do Ministério do Turismo israelense no Brasil. Com a inauguração de um voo direto da LATAM de São Paulo a Tel Aviv a expectativa é que mais gente viaje para lá. Mas, os brasileiros não estão sozinhos. Anualmente, 4 milhões de estrangeiros visitam Israel, gerando uma renda de US$ 5,8 bilhões.

Foto: Shutterstock.com
______________________________________________________________________________________________________________
Vende-se ícone da hotelaria
O governo marroquino colocou à venda o luxuoso Hotel La Mamounia, em Marrakech. Não é apenas um dos mais famosos da África. Foi considerado um dos sete mais importantes do mundo, segundo a publicação Architecture Digest. Construído em 1923 e reformado em 2009, nele já se hospedaram personalidades como Winston Churchill, Charles de Gaulle e Elton John. Situado em antiga propriedade real do século 12, o magnífico hotel fica próximo à animada praça do mercado Jemaa el-Fna e à Mesquita Kutubiyya. As acomodações vão de sofisticados quartos e suítes com terraço a casas de campo. Compartilham a generosa área comum refinados restaurantes, cinco bares, spa de luxo, academia e jardins paisagísticos. O seu preço de venda foi estimado em US$ 300 milhões.

Foto: Salvador Aznar / Shutterstock.com
______________________________________________________________________________________________________________
Desafios Off Road
Quando se trata de viagem de aventura, a Land Rover ocupa lugar de destaque. Para manter-se na liderança a legendária marca britânica promove para seus clientes experiências radicais com seus veículos 4 x4 em pontos extremos do planeta. As Land Rover Adventure Travel são jornadas anuais que colocam à prova habilidades de dirigir em situações nada convencionais, como em pistas de gelo na Suécia, na savana africana, ou nos canyons norte-americanos. O segredo do sucesso dessas atividades é combinar a condução dos veículos em terrenos desafiantes e permitir ao mesmo tempo apreciar paisagens únicas. Cada local é diferente, mas em todos eles os instrutores ajudam a explorar os diferenciais técnicos dos veículos. O que, convenhamos, a maioria dos proprietários de Land Rover jamais poderia usar nos bem comportados asfaltos das cidades onde vivem.

Foto: solepsizm / Shutterstock.com
______________________________________________________________________________________________________________
Um país ecumênico
A maioria das pessoas nunca ouviu falar em Suriname. Trata-se do menor país da América do Sul. Localizado ao norte do Brasil, fica entre a Guiana Francesa e Guiana. Apesar de minúsculo, dá uma demonstração de tolerância religiosa. Sua multiplicidade é resultado direto do colonialismo holandês e a chegada de grupos étnicos de todo o mundo. Os pouco mais de 500 mil habitantes convivem sem conflitos com inúmeros cultos. Na capital Paramaribo coexistem a maior catedral católica de madeira do mundo, a maior mesquita do Caribe e uma sinagoga judaica do século 17. O mercado local vende poções e charms da religião africana Winti ao lado de templos hindus e budistas. De acordo com o Centro de Pesquisas Pew, o Suriname é o quarto principal país em diversidade religiosa. Só perde para Cingapura, Taiwan e Vietnã.

Foto: Shutterstock.com
______________________________________________________________________________________________________________
Marriott repagina programa de fidelidade
No meio de tantas fusões e aquisições na hospitalidade é preciso atenção para não perder rastro de um programa de fidelidade. É o que agora pode ocorrer com a rede Marriott. Saem do ar o Marriott Rewards, The Ritz-Carlton Rewards e Starwood Preferred Guest. Eles se juntaram para formar o Marriott Bonvoy (abreviatura de boa viagem em francês). Até chegar a este nome, disputaram 600 alternativas. Afinal a gigantesca rede conseguiu juntar 6,7 mil hotéis de 30 marcas diferentes. Possui impressionantes 120 milhões de membros – provavelmente o maior programa de fidelidade da hotelaria. Unir três marcas tão poderosas não foi missão fácil. Cada um com suas peculiaridades, os três programas não se comunicavam bem entre si. Superadas as dificuldades, o Marriott garante que a integração vai beneficiar a todos.

Foto: JPstock / Shutterstock.com
______________________________________________________________________________________________________________
Nova tendência fitness nos hotéis
Uma segunda geração de fitness está se consolidando nos hotéis para quem quer se exercitar durante uma viagem. A cadeia Westin começou a equipar vários quartos com bicicletas ergométricas. Muitos Holiday Inn passaram a oferecer ioga nas piscinas todas as manhãs durante a semana. Uma empresa de personal trainers em New York disponibiliza profissionais para atender tanto nos quartos, quanto nas academias dos hotéis. A cadeia Marriott adotou programas similares. O Swissotel em Chicago criou uma mega área de fitness de dar inveja nas academias mais completas. Os Westin alugam aos hóspedes por taxa simbólica tênis New Balance e roupas de ginástica. Iniciativas como estas, cada vez mais populares, tornam quase impossível culpar as viagens por não se exercitar durante o trajeto.

Foto: Shutterstock.com
______________________________________________________________________________________________________________
Cresce procura pela Asia
Seis das dez cidades que atraem mais turistas do mundo ficam na Ásia. Destas, três estão na China, segundo estudo da Euromonitor International. Com quase 30 milhões de turistas em 2018, Hong Kong lidera com folga em relação a Bangcoc, que atraiu 23 milhões de visitantes. Londres, a terceira do mundo, é o maior destino europeu. Com 20,7 milhões a capital inglesa é seguida por Paris, que recebe 16,8 milhões de viajantes. Saiba quais são as 10 cidades mais visitadas no mundo.
• Hong Kong, China
• Bangcoc, Tailândia
• Londres, Reino Unido
• Cingapura, Cingapura
• Macau, China
• Paris, França
• Dubai, Emirados Árabes Unidos
• New York City, Estados Unidos
• Kuala Lumpur, Malásia
• Shenzhen, China