
O Convento do Espinheiro, na cidade medieval de Évora, região do Alentejo, é um dos melhores hotéis de Portugal, oferecendo história e sofisticação na medida certa!
Mercado de luxo
por Simone Galib
Quando prédios históricos e hotelaria cinco estrelas se unem, os hóspedes são premiados com cenários incríveis. Passar alguns dias em um lugar que já foi frequentado por reis e rainhas e em seus antigos aposentos restaurados permanecem memórias seculares é uma experiência única. Em Portugal, tudo isso pode ser vivenciado no Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, em Évora, na bela região do Alentejo.

Foto: Divulgação
A cidade medieval, além da riqueza cultural, é muito charmosa. Eleita patrimônio histórico pela Unesco em 1986, Évora tem boa gastronomia oferecida pelos restaurantes escondidos nas ruas e travessas medievais circundadas pela muralha romana. Neles, os visitantes degustam os melhores sabores da região, também bastante famosa pela produção de vinhos.
Além de comer muito bem, os turistas podem ainda conhecer as vilas e cidades alentejanas que ficam nos arredores, entre elas Monsaraz, Arraiolos (muito conhecida por seus tapetes artesanais), Extremoz, Borba e Vila Viçosa.

Foto: Shutterstock.com
Mas, o melhor mesmo da viagem é curtir a estadia no convento secular. Diz a lenda que ele surgiu por volta de 1400 depois da aparição de uma imagem da Virgem sobre um espinheiro. O local se tornou um crescente ponto de peregrinação. Assim, em 1458, durante o reinado do rei Afonso V, foi fundada a igreja e posteriormente o convento, ocupado por monges da Ordem de São Jerônimo. Durante muitos anos recebeu vários reis portugueses, todos muito devotos à Nossa Senhora, que ali se hospedavam a convite dos monges.
No final da década de 1990, o convento foi comprado pela iniciativa privada e depois de passar por um detalhada restauração, se transformou em hotel de luxo, o primeiro de Évora, a partir de 2005. Hoje, o histórico hotel, situado a 2 km do centro de Évora, tem 92 apartamentos (17 deles e seis suítes no próprio convento e os demais nas alas novas), divididos em várias categorias.

Foto: Divulgação
Chamam a atenção os belos jardins esparramados por oito hectares que circundam a propriedade. Há também 36 apartamentos com vista para o jardim interno e para a piscina. Nas suítes da categoria De Luxe (no interior do convento), as amenities são da marca Bulgari. Dispõe de uma única suíte real, que também fica no antigo prédio, tem um terraço com a melhor vista de Évora e um espaçoso banheiro em mármore com banheira assinada pelo top designer Philippe Stark.
Vencedor de vários prêmios e considerado um dos melhores hotéis de Portugal, o Convento do Espinheiro conseguiu manter a decoração aristocrática, mas com um toque mais contemporâneo e todas as facilidades da tecnologia. A gastronomia também não deixa a desejar. Na antiga adega do convento, hoje funciona um restaurante gourmet, o Divinus; a cozinha, antes utilizada pelos monges, deu espaço a um piano bar e a cisterna gótica foi transformada em área para degustação de vinhos e produtos regionais.

Foto: Divulgação
No quesito lazer, tem uma bela piscina, outra interna aquecida, health club e os tratamentos do spa. Tudo muito elegante!