
Entre brancos, rosés, tintos e até orgânicos: brinde com estilo nas festas de final de ano e nos dias de temperatura máxima da estação. Salut!
Mercado de luxo
por Simone Galib
Todo dia é dia de tomar vinho – os europeus que o digam. Mas, entre os brasileiros o hábito acaba, muitas vezes, associado às temperaturas mais baixas. Ainda bem que essa visão começa a mudar aqui, onde o mercado está em plena ascensão e os brasileiros descobrem que a bebida ancestral combina com todas as estações do ano.
Segundo os especialistas, o verão pede vinhos com boa acidez, notas frutadas e bastante frescor, como os brancos, rosés e espumantes. “Por serem leves e com baixa presença de taninos, dão uma sensação refrescante”, explica Abel Blumenkrantz, executivo da Garage Vinhos, acrescentando que harmonizam bem com saladas, aperitivos, canapés, pratos à base de frutos do mar e queijos magros.

Foto: Divulgação
Os vinhos brancos são bastante recomendados por conta da acidez equilibrada, aroma de frutas cítricas e baixo teor alcoólico (o Moscatel da vinícola brasileira Salton, por exemplo, faz muito sucesso entre as mulheres). Para os que apreciam um bom vinho português, acabam de chegar ao país, pela importadora Qualimpor, os vinhos Esporão Colheita Branco 2017 e Esporão Colheita Tinto 2016. São orgânicos e produzidos exclusivamente com uvas cultivadas na propriedade da Herdade, no Alentejo.
Outro vinho que tem a cara do verão é o rosé, também leve, só que com um pouco de tanino e coloração em tons de cereja claro e salmão. E, claro, há os espumantes, cheios de bolinhas originárias do gás carbônico presente na bebida.
Para quem não abre mão de um bom tinto, saiba que eles podem, sim, ser degustados na época mais quente do ano. Os especialistas apenas recomendam prestar atenção às uvas utilizadas e na região onde são produzidos. “Vinhos com notas frutadas, poucos taninos e corpo equilibrado acompanham muito bem um entardecer ou uma noite de altas temperaturas”, afirma Daniel. Outra dica fundamental: sem pedras de gelo, certo? Elas tiram o sabor original da bebida.

Foto: Divulgação
Já que estamos em ritmo de festas, nada melhor do que champanhe. A novidade da maison francesa Veuve Clicquot, do grupo LVMH e que tem o design em seu DNA há mais de 240 anos, além de vinhos de reserva de mais de quase três décadas, é o lançamento da Coleção Colorama: o Clicquot Gouache. O estiloso estojo armazena uma garrafa de 750 ml de Veuve Clicquot Brut, na temperatura ideal para o consumo por até duas horas. Aliás, uma ótica dica de presente de Natal e para os brindes do réveillon. Feliz 2019!