O poder da informação está no compartilhamento. Bem-vindo ao universo do reality share!
O mundo pode ser seu!
por Flavio Ferrari*
As oito maiores empresas do mundo em 2018, de acordo com o ranking da Brand Finance, têm o compartilhamento da informação no centro do seu negócio: Amazon, Apple, Google, Samsung, Facebook, AT&T, Microsoft e Verizon. Nosso Universo, e tudo que consideramos parte dele, é constituído por informações. A realidade é fruto da interação dos seres humanos com a informação. É o sentido que fazemos delas. Isso é neurociência. Não é à toa que o mercado de soluções cognitivas e de inteligência artificial caminha para US$ 50 bilhões nos próximos dois anos, segundo a IDC (International Data Corporation).
Informação não é poder. O poder da informação está no compartilhamento. A informação compartilhada gera conhecimento e constrói a realidade. De acordo com a Pricewaterhouse, o mundo, em 2017, investiu US$ 700 bilhões em inovação. As quatro empresas que lideram o ranking de investimento apostam no compartilhamento de informações. Amazon, Google, Intel e Samsung responderam por 8% do investimento global.
Neste instante, há um mundo lá fora sendo construído com informações compartilhadas por outras pessoas e empresas. Se você não participar disso, será o mundo deles. Se não compartilha informações, você não existe. Seu espaço na concepção da realidade é diretamente proporcional à quantidade de informação que você compartilha.
Você pode ser protagonista da construção da realidade presente e futura, ou simplesmente deixar que o Universo aconteça sem a sua presença. Estamos no centro de um mundo construído a partir do compartilhamento da informação. Brian Solis nos ajuda a entender esse mundo a partir de seu Conversation Prisma.
Ouvimos, aprendemos, nos engajamos e co-criamos interagindo com essa informação. Seu diagrama lista mais de 200 marcas globais que têm a informação no centro do seu negócio e você já ouviu falar da maioria delas. Compartilhar informações é a melhor forma de aumentar sua participação na realidade. Quanto maior seu reality share, maiores suas chances de garantir uma boa posição no mercado. Se está preocupado com tecnologias exponenciais e a transformação digital, esqueça os bits e bytes e dedique sua atenção ao que realmente importa para o seu negócio.
Compartilhe mais!
*Flavio Ferrari é consultor, palestrante para comunicação, inovação e transformação digital, e sócio da UNIT34|SocialData.