
Havana sediará a Feira Internacional de Turismo, FitCuba 2019
Em seus 500 anos de existência, Havana sediará a Feira Turismo Internacional, FitCuba 2019, dedicado à Espanha como nação convidada de honra e a modalidade de eventos e incentivos (MICE), anunciou Manuel Marrero, chefe do setor em Cuba.
FITCuba 2018, que este ano propôs o relançamento do Cayo Santa María – o destino turístico cubano mais afetado pela passagem devastadora do furacão Irma em setembro do ano passado – cumpriu sua missão e superou todas as expectativas, disse Marrero no sábado, para fechar a 38ª edição da Feira FitCuba International Tourism, na Plaza Las Terrazas do próprio enclave.
“Foram quatro dias de negociações intensas e frutíferas. Tal é o caso, que eu ousaria descrever isso justo como um dos melhores que temos feito até agora “, disse o chefe de turismo.
A feira reuniu nesta ocasião 3 mil 319 representantes da indústria do turismo a partir de 62 países, além de 178 jornalistas de diversas mídias importantes. Entre as delegações mais numerosos, destacou a Espanha, os Estados Unidos, o México e o Reino Unido, o convidado de honra na edição deste ano.
Principais acordos e conquistas da FITCuba 2018
Durante seu discurso de encerramento, Marrero detalhou os principais acordos e conquistas da FITCuba 2018 como:
· O Grupo FTI da Alemanha assinou um acordo para a gestão de hotéis em Cuba e posição, A partir do próximo inverno, um avião para a realização de vôos diários entre Santa Clara e a Europa.
· Locação de voos para a melhoria das ligações aéreas dentro do país.
· A assinatura de uma carta de intenções entre os hotéis do Louvre da França e Cubanacán para administração de todos os hotéis que o receptivo cubano opera em Sagua la Grande.
· Incorporação de todos os operadores turísticos europeus, especializados em circuitos, de todos os hotéis de Santa Clara, Remedios e Sagua la Grande nos catálogos do próximo inverno.
· A assinatura de um contrato entre a Iberostar e a Gaviota para a administração e gestão do hotel Packard em Havana, que abrirá suas portas no próximo mês de agosto.
Discurso de Encerramento pelo Ministro do Turismo de Cuba
https://www.facebook.com/CaribbeanNewsDigital/videos/10156142956345470/?t=0
Reino Unido, gera na FitCuba grandes oportunidades de negócios.
Haverá um grande anúncio para fazer daqui a algumas semanas em termos de investimento britânico no turismo de Cuba. Eu não posso te dar nenhum detalhe sobre isso, mas acho que vai ser no setor hoteleiro, disse Lesley Saunderson, cônsul britânico em Cuba.
Durante a recém-concluída Feira Internacional de Turismo FitCuba, o escritório da embaixada do Reino Unido em Cuba, que participou do evento, apresentou uma dúzia de agências de turismo e operadores turísticos Britânicos que participaram do evento de viagem e turismo mais importante da ilha. “Estamos aqui para promover o comércio e as viagens entre o Reino Unido e Cuba, com base nas relações cada vez mais sólido entre as nossas duas ilhas.“
No ano passado, mais de 200 mil britânicos chegaram a Cuba como parte de um plano de férias, o quarto maior emissão. Um importante investimento britânico é esperado em conjunto com o grupo turístico e hoteleiro Cubanacán.
Por sua parte, o embaixador do Reino Unido em Cuba, Antony Stokes, disse: “O turismo gera recursos importantes para ambas as partes, e espero que no futuro possamos ver mais turistas Cubanos no Reino Unido.”
Há empresas britânicas que querem investir no setor e ajudar no start-up de um turismo do mais alto nível, cuidando de apartamentos de luxo para alugar associados a campos de golfe, apenas dê um exemplo.
Conversas com a contraparte cubana são mantidas para avançar este tipo de oportunidades.