
Impressões
por Elizabeth Schimidt
Ponta Grossa, um município emergente
Atuar na política nunca foi uma pretensão em minha carreira profissional… Mas, ao longo dos últimos 12 anos, descobri que, por meio dela, podemos retribuir à sociedade as conquistas que adquirimos e promover o desenvolvimento em nossas cidades e estados, independente do setor econômico em que atuamos. Com o turismo não foi diferente.
O município de Ponta Grossa, localizado na região dos Campos Gerais do Paraná, a cerca de 114 km da capital, Curitiba, vive um momento de transição turística. Após anos de um processo de amadurecimento da iniciativa privada, dos agentes públicos e das entidades locais e regionais, observa-se que a cadeia econômica do turismo passa a conquistar mais espaço. Esse espaço é fruto de uma rede hoteleira de qualidade e em crescimento, surgimento de novos produtos turísticos, investimentos nos atrativos naturais, fortalecimento das marcas locais, e da imagem do principal atrativo, o Parque Estadual de Vila Velha!
Ponta Grossa, assim, vem investindo cada vez mais no uso das tecnologias em prol da promoção e divulgação turística, lapidando a legislação municipal de incentivo à realização de eventos (turismo MICE) por meio de renúncia fiscal, e observa-se, acima de tudo, a mudança de mentalidade que permitiu um grande número de pessoas a tornarem-se parte da economia turística local.
O trabalho faz parte do planejamento instituído pelo programa ‘Ponta Grossa Turística 2026 – Pacto para um destino inteligente’ em conformidade com as diretrizes estaduais propostas pela Secretaria de Estado de Esporte e Turismo do Paraná através da Paraná Turismo. Percebemos nessa caminhada, e dividindo saberes com demais gestores do turismo nacional, que o Brasil vive esta tendência de fortalecimento do turismo.
Cada município ou destino está encontrando a sua vocação, deixando de ser apenas um potencial para se tornar uma realidade! Ponta Grossa hoje é uma realidade. E a sua cidade? Ainda é um potencial? Arrisque-se! Encontre sua vocação para o turismo e desfrute dos benefícios dessa economia limpa, que será a grande força da economia do próximo século!
*Elizabeth Schmidt é presidente da Fundação Municipal de Turismo e vice-prefeita do município de Ponta Grossa (PR).