• por Antônio Britto
SÃO PAULO: A TRABALHO E A LAZER
Enquanto muitos paulistas buscam viajar para outras cidades como opções de lazer, inúmeros brasileiros optam por ir a São Paulo, seja a bem-estar ou a lazer. Segundo um estudo realizado pela QualiBest em 2023, São Paulo liderou com 24% a procura por viagens na região Sudeste. Outro estudo, desta vez da Hibou, aponta que os viajantes levam em consideração passeios diferenciados, compras, gastronomia e pontos turísticos e históricos ao escolher um destino. E isso, sem dúvida, não falta à capital paulista, considerada a maior metrópole do Brasil, polo de negócios e entretenimento.
Para 2024 a tendência por viagens a São Paulo segue cada vez mais forte, já que nova pesquisa da Qualibet aponta que a capital paulista é o segundo destino mais buscado por brasileiros nesses primeiros meses do ano. E, com isso, o setor hoteleiro local tende a subir.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo, 2023 foi muito benéfico para a hotelaria paulista, com uma ocupação média de 59,18%, o que representa um crescimento de 3,9% em relação ao ano anterior. A tendência é que em 2024 a busca por hotéis seja ainda maior, levando em conta os grandes eventos, como shows, feiras e congressos. São Paulo é uma capital diversificada e com isso também recebe um perfil diversificado de visitantes. Por ficarmos localizados no bairro do Paraíso, um ponto chave e próximo a tudo, costumamos receber um público diverso, apesar de termos em maioria um perfil de público mais corporativo.
O ano de 2023 foi excelente para o hotel, tanto em hospedagens nacionais quanto internacionais e a expectativa é de que o espaço acompanhe o crescimento esperado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).