Na província de Salta, noroeste da Argentina, há paisagens deslumbrantes, vinhos premiados, esportes náuticos, turismo rural e experiências únicas, como o Trem das Nuvens!
• por Simone Galib
Argentina não é apenas sinônimo de frio e o verão reserva boas surpresas, como Salta, capital da província homônima, no noroeste do país. Além de seu preservado patrimônio histórico, com igrejas e edifícios coloniais, Salta tem paisagens únicas que incluem a selva e os mistérios de Puna dos Andes.
Uma das experiências mais exclusivas é o passeio no Trem das Nuvens, que combina trajetos rodoviários e ferroviários pela Rota Nacional 51, passando por Campo Quijano, Gobernador Solá e El Alfarcito. O roteiro segue pela Quebrada de las Cuevas, na planicie de Muñano, até chegar a San Antonio de los Cobres. Ali, o visitante segue de trem cujas janelas descortinam a beleza dos Andes a 4,2 mil metros de altura acima do nível do mar. O percurso é feito por uma ferrovia de 1920 e as paisagens são de tirar o fôlego!
Para aproveitar os dias de calor, nada melhor do que conhecer as represas Cabra Corral e Campo Alegre, rodeadas de morros verdejantes. A Barragem Cabra Corral é perfeita para a prática de esportes náuticos, como vela, esqui, caiaque, passeios de jet ski ou catamarã e rafting nas corredeiras do rio Juramento.
Os que gostam de arqueologia vão adorar observar as pegadas de dinossauros e fósseis de algas na exploração de cavernas com pinturas ruprestres, localizadas na cidade vizinha de Guachipas. Por ali também há passeios a cavalo e trekking pelas montanhas e morros com uma bela vista do lago.
BONS VINHOS
Outro passeio recomendado é a Rota do Vinho de Altura, feita pela Rota 68 e pela famosa Rota 40, onde podem ser degustados alguns dos melhores vinhos produzidos pelas vinícolas de Salta e que são reconhecidos internacionalmente. Com clima seco e temperado, a região é ideal para o cultivo e produção de Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat e a emblemática cepa branca Torrontés. As vinícolas oferecem visitas guiadas às plantações e os visitantes também podem se hospedar em fazendas bem-estruturadas.
Em Salta, também está muito presente o turismo rural comunitário, desenvolvido por comunidades de povos indígenas e agricultores. Guias locais acompanham os turistas em caminhadas, passeios de bicicleta, a cavalo, visitas às vinhas e às árvores frutíferas. Há inclusive a possibilidade de participar na preparação de doces, vinhos artesanais e preparo das tradicionais empanadas em forno de barro.
E, para facilitar a viagem, há voos diretos de São Paulo para Salta. Um verão bem diferente, não?