Restaurante Origem 75
- Por Mary De Aquino
Localizado em Vinhedo, está no polo 4 do Circuito das Frutas, um local de conexão consciente e saudabilidade. Da etimologia – Origem, resgate a alimentação antiga, sem agrotóxicos, e de alimentos de pequenos produtores locais e 75 por estar no quilômetro 75 da Anhanguera.
A concepção do restaurateur Rodrigo Rivelino é a agroecologia, dando importância ao vegetariano, saudável e nutritivo. Tem uma horta dentro do restaurante e outra a poucos quilômetros dali, no Sítio 75.
A cozinha é administrada pelos chefs Ivo Sousa e Fernando Oliveira, tendo como mixologista o Muriel Coelho.
O Origem 75 tem espaço para eventos que comporta até 399 pessoas, área para as crianças e em algumas noites dj’s e música ao vivo.
A arquitetura aconchegante com jardim de inverno, plantas, água, arames e madeira, uma lareira contemporânea aquece o ambiente nos dias frios.
Entre as opções de receitas há carnes, peixes, galeto, vegetarianos, massas, hambúrgueres e buffet de segunda a sexta-feira na hora do almoço.
Os valores são semelhantes aos dos melhores restaurantes de São Paulo.
Bebidas sem álcool
São dois refrigerantes feitos de modo artesanal com os produtos do sítio 75. São bebidas exclusivas da casa: o de abóbora cabotiá, que é bastante ousado pela matéria prima escolhida e tem um sabor interessante, mas o de gengibre é perfeito, remete a uma soda, só que natural, a raiz nativa do sudeste asiático é sinônimo de sucesso nas receitas.
O Berry Mule é uma versão do Moscow Mule sem álcool e com frutas vermelhas, realizado com purê de frutas vermelhas, limão, extrato de gengibre, água com gás e espuma cítrica, e é o mais inusitado entre os três, é excelente.
Entrada
O cardápio de entradas é diversificado e é a melhor parte no quesito sabor e frescor.
O aroma, textura, cores e sabores agradáveis do Trio de Homus de beterraba, cenoura orgânicas e pistache com espinafre, a Burrata com Tomates Assados na lenha, com couve e raspas de limão siciliano e alho confitado, deixou a receita tradicional com ares de frescor e sofisticação, tanto o Trio e a Burrata acompanham pães feitos na casa, são fofos e leves.
A Pupunha na Brasa, com brotos e azeite de ervas é servido no seu modo natural com a casca, tem um sabor estranho na primeira garfada, já que não leva sal, mas depois de alguns pedaços o paladar se acostuma e é possível apreciar, tem uma apresentação bem bonita.
A Crostada de Mussarela com Tomate Cereja Confit, leva manjericão orgânico, tem uma massa fininha, é crocante e deliciosa. Uma opção perfeita na execução.
Na Salada Origem vai um mix de folhas: kale roxa, kale verde, espinafre, rúcula, abóbora cabotiá, beterraba orgânica acompanhado de queijo de cabra, mix de castanhas e crisps de batata doce frita. Um prato que a casa pode mostrar os produtos da horta, todos orgânicos, colhidos com um prazo curto da mesa para o prato, imprimindo saudabilidade, merecia um empratamento mais favorável.
Prato principal
O Cordeiro da Patagônia foi o prato principal degustado, por ser considerado um prato da casa, único, e o liga ao restaurante.
A paleta de cordeiro é assada por 12 horas em baixa temperatura na manteiga de sálvia, e é finalizado na parrilla. Vem direto da Patagônia, tem uma textura e aparência boa, um perfume no ar fica quando ela é cortada na frente do cliente. O sal não foi misturado de modo homogêneo, alguns pedaços o tempero estava no ponto e outro o sal estava em excesso, como acompanha um molho do próprio cozimento, é melhor não usá-lo, a carne já é suculenta.
As batatas ao murro acompanham o prato e deixam a dúvida se são a melhor opção para uma carne tão nobre, com duas hortas que podem proporcionar tanto.
Sobremesa
A confeitaria do Restaurante Origem 75 é um espetáculo à parte, a Torta Rústica de Maçã Assada na Lenha, servida com sorvete de baunilha – tem boa aparência, é fantástica, com as maçãs por dentro macias e crocantes por fora. O Cheesecake de Frutas vermelhas e roxas da época tem as frutas assadas, nada é muito doce, o que torna a sobremesa perfeita, cremosa, com certa acidez das frutas, e o pedaço servido é generoso.
O Brownie Vegano tem um mix de castanhas, calda de chocolate belga com uma bola de gelato de maracujá vegano Nero Gelato e um toque de flor de sal, ácido com algum amargor do chocolate e do maracujá, é uma boa receita.
O Bolo de Chocolate Especial com Ganache da Casa, é para quem ama chocolate, vai se deliciar, fofinho e bem recheado.
O restaurante imprime saudabilidade, tem um atendimento atencioso, a equipe está bem treinada quanto aos ingredientes dos pratos servidos.
Serviço
Avenida Aparecida Tellau Serafim, 1800 – Lot. Banespa, Vinhedo, SP
Telefone (19) 3846-3438
Redes Sociais: @origem75