Os bons hotéis do país, cada um com personalidade própria e serviços que fazem a diferença. Hospede-se!
- por Simone Galib
Uma antiga fazenda colo- nial hoje é um dos hotéis mais charmosos e exclusivos de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Trata-se da Vila Siriúba, que ocupa uma área de 55 mil m2, totalmente integrada à Mata Atlântica e, portanto, cercada de verde por todos os lados.
Árvores frondosas, enormes, algumas frutíferas, pedras gigantes da encosta, bem cuidados jardins e muita vegetação nativa se espalham por todo o local.
Mas, basta atravessar a avenida para curtir o azul do mar da praia de Siriúba, de águas calmas, quase sem ondas, e faixa de areia
com cerca de 500 metros de extensão. Assim, essa descolada vila reúne o melhor dos dois mundos: é uma floresta pé na areia, a apenas 210 km de São Paulo e a 440 km do Rio de Janeiro.
A imensa propriedade também é cortada pelo rio Siriúba, que nasce do desaguar da Cachoeira da Ferrugem, uma das cerca de 360 quedas d ́água que existem na ilha, sendo 30 delas abertas aos turistas.
Nesse espaço, existem oito casas de diversos tamanhos e 13 suítes. Elas foram construídas em locais espalhados pela propriedade, o que garante muita privacidade aos hóspedes.
A casa do rei – assim chamada porque hospedou o rei da Suécia e a rainha Silvia quando visitaram Ilhabela – tem uma vista incrível. Foi erguida debruçada sobre as pedras e sobre a copa de uma seringueira centenária.
As suítes do Vila Siriúba também são confortáveis. E, depois de dormir muito bem, o melhor é aproveitar o variado café da manhã, cujas estrelas do cardápio são a tapioca à moda do chef, crepioca e kefir batido com frutas.
Não por acaso, o Vila Siriúba é um dos mais procurados para casa- mentos à beira-mar, aliás um mercado muito forte na ilha. As casas acomodam bem os convidados e os noivos podem optar por uma cerimônia na bucólica capela da Fazenda Siriúba, que foi preservada.
A Vila Siriúba fica a 6 km ao norte do centro de Ilhabela, onde se concentram bares, restaurantes, comércio, pequenas galerias de arte e todo o movimento da ilha, que ferve nas temporadas.
Circular pelo centrinho é sempre divertido, mas voltar para a floresta à beira-mar, é melhor ainda!
BAHIA DE LUXO
Imagine uma escapada para a Praia do Forte, na Bahia, hospedando-se em um resort pé na areia, com uma infraestrutura incrível, gastronomia farta e piscinas deliciosas.
Este paraíso particular tem nome e tradição: é o Tívoli EcoResort Praia do Forte, um dos mais famosos do Nordeste brasileiro. Fica a apenas 50 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Salvador e bem perto da Vila da Praia do Forte, conhecida por sua feira de artesanato, bares e por abrigar o Projeto Tamar, que cuida da preservação das tartarugas marinhas. Claro que vale a pena conhecer a vila, mas ficar no hotel também é tudo de bom porque o que não falta por lá é lazer.
São sete piscinas, vários bares e restaurantes (a comida é variada e deliciosa), quadras de tênis, futebol e beach tênis, day beds em frente ao mar – tudo isso espalhado em 30 hectares de jardins. Todas as acomodações são de frente para o mar e nas varandas há confortáveis redes. Cansou do balanço? A praia está pertinho. Saia e vá caminhar pela areia.
Para relaxar ainda mais, tem o Anantara Spa, considerado pelo quarto ano consecutivo como o melhor spa de resort do Brasil, na edição de 2022 do World Spa Awards. Ali há muitos tratamentos inspirados na tradição oriental e que usam produtos naturais e ingredientes locais. Suas piscinas aquecidas e ofurôs são dos deuses! Para os festeiros, o resort também estreou recentemente seu espaço para eventos e casamentos. Batiza- do de Solar das Orquídeas, o espaço é enorme (2,2 mil m2) e independente. Ou seja, não incomoda os demais hóspedes e as suítes mais próximas podem acomodar os convidados dos anfitriões.
Seja para casais ou famílias com crianças, o Tívoli Praia do Forte é uma das melhores opções de hospedagem no litoral norte da Bahia.
REFÚGIO NAS MONTANHAS
Campos do Jordão, uma das cidades mais movimentadas nas temporadas de ou- tono-inverno nas encostas da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, abriga um hotel boutique com uma experiência diferenciada: oferece um refúgio sustentável, repleto de conforto, e a apenas 700 metros da Praça do Capivari, que sempre fervilha de gente.
Isso é possível para os hóspedes do Hotel Boutique Quebra-Noz, instalado em uma área de 50 mil m2 em meio a muita natureza e com árvores centenárias, totalmente preservadas.
Inaugurado em 2019, o projeto arquitetônico mistura o aço e o vidro contemporâneos à madeira de construções com mais 70 anos. Tem 40 quartos e uma piscina aquecida a céu aberto, em pedras naturais e salinizada, cuja temperatura no inverno fica em 35o.
Para os que querem aproveitar todo esse incrível entorno para trabalhar ou realizar jantar intimistas, o hotel-boutique estreou novas salas para eventos, sendo que a maior delas pode acomodar mais de 180 pessoas em formato de auditório. Tem palco e entrada privativa, além de ar-condicionado e lareira.
BRASILIDADE URBANA
Um dos hotéis mais novos de São Paulo (abriu as portas em março de 2023), o Qoya tem o perfil certo para fazer sucesso na capital. A começar pela localização: fica na Alameda Santos, a duas quadras da avenida Paulista, e perto de tudo do que os hóspedes precisam: metrô, hospitais, comércio, muitas opções culturais e bons restaurantes.
O Qoya Hotel São Paulo, da Curio Collection by Hilton, é o primeiro empreendimento na capital paulista da HCC Hotels, que virou referência em hotelaria e realização de eventos corporativos em Curitiba. E surgiu na cidade com uma personalidade forte: a cultura brasileira está bem representada no projeto arquitetônico, na decoração e nas experiências oferecidas aos hóspedes. É um hotel aparentemente sóbrio, mas também muito aconchegante, com espaços bem aproveitados, obras de arte, livros, um jardim suspenso na lateral externa, academia e piscina na cobertura e até bacia de escalda-pés nas suítes.
Outro ponto alto do hotel é a gastronomia. No lobby, fica o bar e restaurante Primo Piano, especializado em cozinha italiana, com carnes, massas e peixes maravilhosos. O bar tem ainda um raro piano da década de 1920, especialmente restaurado para ser o centro de apresentações ao vivo de bossa nova, jazz e MPB.
O toque brasileirinho também estará presente no novo restaurante Dinho ́s Place, cuja especialidade são os grelhados e a tradicional feijoada. A abertura da unidade também marca o retorno da icônica casa à Alameda Santos, onde funcionou por 60 anos.
A biblioteca intimista no 1o andar também dissemina a cultura nacional por meio de uma seleção cuidadosa de obras literárias adultas e infantis de autores brasileiros.
EXPERIÊNCIAS NAS ALTURAS
Lazer, descanso, belas paisagens e vivências incríveis a cada nascer ou pôr do sol são algumas das atrações do Hotel Fazenda Colina dos Sonhos, em Socorro, cidade no Circuito das Águas, a cerca de duas horas e meia de São Paulo.
O hotel é o quarto e o mais novo da Rede dos Sonhos, comandada por José Fernandes Franco, um engenheiro agrônomo que trocou a vida nos centros urbanos pelo campo, criando um dos mais bem-estruturados complexos de ecoturismo, turismo rural e de aventura do país, com instalações e atrações acessíveis para pessoas de todas as idades.
No alto das colinas da Serra da Mantiqueira, a 1.400 metros de altitude, o Colina dos Sonhos ocupa uma área de 700 mil m2, que foi no passado uma fazenda de café e de criação de gado junto às paisagens do bairro Serrote, em Socorro.
Estão à disposição dos hóspedes mais de 35 leitos distribuídos em nove confortáveis chalés, com frigobar, forno de micro-ondas, camas de casal e de solteiro, secador, sala com poltrona, mini cozinha e garagem coberta para um carro.
O enorme restaurante (120 lugares) em estilo rústico chique serve as quatro refeições incluídas na diária: café da manhã, almoço, café da tarde caipira (com bolos, canjica, milho cozido, amendoim e pipoca) e jantar, todos preparados no forno a lenha. Os alimentos provêm da horta orgânica do próprio hotel. A comida é farta e saborosa.
O hotel tem ainda uma adega subterrânea e a loja da Colina que vende, entre outras lembrancinhas, os produtos fabricados nas fazendas da Rede dos Sonhos, como, por exemplo, mel e café. Todos levam a marca Campo dos Sonhos.
MAGIA DA NATUREZA
As montanhas da Mantiqueira emolduram a paisagem e os hóspedes a exploram por meio de trilhas, contato com a mata, com os animais, lagos e cachoeiras.
É possível conhecer a vida da fazenda com vacas leiteiras, cabritos, carneiros, coelhos, patos, marrecos, gansos, pavões, galinhas, perus e avestruzes, entre outros animais. Adultos e crianças se encantam por poder alimentá-los – e eles vêm comer na mão.
No ponto mais alto da propriedade, foram instalados bancos, um bar tenda, com boa carta de vinhos e cervejas artesanais, e um forno a lenha, criado a partir de um cupinzeiro, de onde saem pizzas feitas na hora. Uma fogueira de pedras, em formato de círculo, aquece as noites mais frias, porém muito estreladas.
Mas, o grande presente vem mesmo do universo: quando o sol se põe há uma espécie de ritual, uma celebração mágica. A gente se sente meio fora do mundo diante daquele cenário de exuberância infinita.