A cidade futurista do Oriente Médio, entre o Golfo Pérsico e o deserto, se reinventa a cada dia com seus hotéis cinco estrelas, shoppings de luxo, animada vida noturna e atrações de tirar o fôlego!
Mil e uma noites de aventura em Dubai!
por Andrea Magalhães
Quem chega a Dubai, nos Emirados Árabes, tem a impressão de estar em uma cidade fria movida a grandes obras. Mas, é cosmopolita e habitada por estrangeiros que recebem muito bem turistas de todo o mundo. Dubai tem atrações excelentes que vão muito além das grandiosas ilhas artificiais ou de hotéis de luxo, como o Burj Al Arab, e a Fonte de Dubai, com jatos de água e luzes coreografados com trilha sonora.
Dubai surpreende pela velocidade com que cresce e oferece novas oportunidades para os viajantes. Tudo ali é concebido e construído para ser o melhor ou o maior do mundo. A cidade era apenas um simples entreposto comercial com pequenas construções à beira do Golfo Pérsico há algu-
mas décadas. O início para a sua grandiosidade foi a descoberta de
petróleo na década de 1960. Mas, não parou por aí e investiu forte no turismo para atrair milhões de viajantes todos os anos em busca de experiências únicas.
Dubai se reinventa a cada dia para oferecer o máximo possível de entretenimento aos turistas. A cidade é repleta de atividades que podem ocupar muitos dias da viagem e nem tudo ali tem o valor de uma barra de ouro. Há passeios com preços bem acessíveis e certamente um deles se encaixará no seu bolso.
No topo do arranha-céu Burj Khalifa, o maior prédio do planeta, com 828 metros de altura e 160 andares, você questiona como uma cidade pode ter crescido tão rápido em meio às dunas douradas do deserto. Exótica e extravagante, Dubai é hoje um dos destinos mais populares do Oriente Médio, com incríveis atrações que incluem desde um salto de paraquedas a um delicioso sobrevoo de balão ao nascer do sol, além de shoppings de luxo, arquitetura ultramoderna e animada vida noturna.
Alguns visitantes preferem conhecer a cidade futurista das alturas, em voos de helicóptero e hidroavião, que duram entre 15 e 25 minutos. São perfeitos para observar os arranha-céus entre o deserto, o Golfo Pérsico e as inacreditáveis formações das ilhas, inspiradas em grandes palmeiras.
Dubai é vibrante, com praias e parques lotados, shows ao ar livre e mesas de cafés e restaurantes nas calçadas, bem diferente do que imaginamos antes de ir. Ainda que o ar-condicionado seja atraente e até obrigatório durante o verão (de abril a outubro), no inverno (novembro a março) ele é dispensado pelos moradores e a cidade ganha nova vida. É a época ideal para aproveitar um mergulho no Golfo Pérsico, um passeio nas dunas do deserto ou então ir uma estação de esqui indoor. Tudo no mesmo dia e ainda, à noite, dá tempo de curtir um beach club, um bom restaurante e até uma balada.
Os ônibus do tipo hop-on hop-off são ideais para os que estão de passagem em um stopover curto ou querem ter uma noção geral de Dubai sem perder muito tempo. Basta subir no ônibus e descer na paradas mais desejadas. As rotas são bem identificadas e passam por grande parte dos pontos turísticos. Os passes podem ser de 24h, 48h, 72h ou até de uma semana.
Nas areias do deserto
O deserto é uma das atrações mais concorridas e há vários roteiros para conhecê-lo. O mais comum é o safári 4×4, que inclui as dunas, atrações locais e jantar num acampamento no melhor estilo árabe. O passeio dura seis horas. Há um outro com pernoite, tour ao amanhecer, uma volta de camelo, jantar romântico, além de roteiros mais exclusivos que passam pela Dubai Desert Conservation Reserve, onde as dunas são ainda mais belas e é possível ver antílopes e gazelas soltos na natureza.
O visitante também pode conhecer a exótica paisagem por meio de um maravilhoso passeio de balão que sobrevoa o deserto para ver o sol nascer entre as dunas, uma experiência incrível. O passeio pode ser casado também com um tour terrestre e uma noite no deserto.
Melhores passeios
Cercada pelas águas do Golfo Pérsico, a cidade tem um canal com ares históricos e outro supermoderno ao longo de uma bela marina.
No centro histórico, o Dubai Creek é o lugar para sentir a cidade pulsando como em décadas passadas, antes da descoberta do petróleo. Um passeio rápido pelo canal, de uma margem a outra em um dos barcos comuns de transporte, já permite conhecer melhor a área. Mas, quem quiser ir além da travessia comum, pode optar por um cruzeiro à noite com jantar, que dura duas horas.
O mesmo estilo de cruzeiro também é oferecido na Dubai Marina, a parte moderna, cuja melhor vista são os grandes edifícios. Ali é possível ainda fazer tours (mais baratos), que começam pela marina e seguem até o Golfo Pérsico para observar o Burj Al Arab ou ainda um trajeto mais completo, que vai até o golfo, passando pelo resort de luxo Atlantis The Palm, com um belo visual para a Palm Jumeirah.
Estilos diferentes
Em Dubai Creek, considerada a região mais antiga de Dubai, a paisagem é bem diferente do que vemos nos bairros mais modernos. Ao norte do canal está o bairro de Deira e ao sul, o Bur Dubai, onde se concentram as atrações históricas. A travessia do canal é feita em barcos abertos, chamados de abra, em menos de cinco minutos. Em Bur Dubai, as principais atrações estão localizadas ao redor do distrito histórico de Al Fahidi, onde são preservados edifícios antigos. Do outro lado do Creek está a região de Deira Dubai, onde ficam os famosos souks (mercados árabes), entre eles o Gold Souke e o Spice Souk.
Jumeirah e Dubai Marina estão na região costeira de Dubai, perfeita para passeios sem pressa. É lugar para uma boa praia, andar pela orla, curtir restaurantes pé na areia, assistir a shows, andar de bicicleta, passear de barco e até fazer algumas compras.
Comece o passeio à beira de Jumeirah Beach, a principal praia
pública de Dubai. Aproveite para conhecer Sunset Beach, Kite Beach e Burj Al Arab Beach, com uma vista linda para um dos hotéis mais luxuosos do mundo. As praias têm orla com quiosques, restaurantes e atrações ao ar livre, parque aquático, parque de diversão, circuito de aventura e aluguel de equipamentos para prática de esportes como kitesurfe, surfe e SUP.
Na Palm Jumeirah, é possível curtir o Aquaventure Waterpark e o Lost Chambers Aquarium. A orla de frente para o hotel tem vista para o Golfo Pérsico, sendo um delicioso passeio para o final da tarde ou começo de noite em um dos restaurantes com vista para o canal artificial.
Para os que gostam de adrenalina, a opção é o Skydive, salto duplo de paraquedas que acontece sobre o Palm Jumeirah, um dos maiores ícones da arquitetura e grandiosidade de Dubai. Mas, é preciso se organizar com antecedência para conseguir uma vaga.
Vale lembrar que Dubai é vizinha de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, que também investe muito em turismo e tornou-se um passeio repleto de atrações interessantes, como a incrível mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque, a Marina, o Ferrari World Abu e DhabiLouvre, uma filial de um dos melhores museus do mundo.
VIAGENS S/A foi a Dubai em parceria com a Satguru DMC