• por Luís Borges
Chegamos há mais de seis meses de fronteiras internacionais fechadas e diversas restrições para os viajantes, sejam eles corporativos ou a lazer. Já faz tempo que o mundo não é mais o mesmo, mas agora as coisas se complicaram para quem gosta de viajar e precisa.
Com tantas transformações e restrições à liberdade de ir e vir os viajantes começam a fazer perguntas: Quando vamos voltar a viajar livremente? Quais países estão com fronteiras abertas? Quais as preocupações que devo ter antes e durante a viagem?
A verdade é que o momento exige atenção e cautela, bem como muito cuidado no planejamento das viagens, principalmente para o exterior.
Não basta apenas conhecer geograficamente os lugares, suas principais atrações e as logísticas necessárias. É preciso saber dos reais riscos que cada destino oferece ao viajante e como a questão da pandemia de coronavírus ou outras doenças transmissíveis estão sendo tratadas (evolução do contágio, procedimentos e protocolos, atendimento ao visitante etc.). As coberturas dos seguros também serão uma preocupação à parte.
O novo consumidor de viagens deve estar mais exigente (e com toda razão) e preocupado com sua segurança e a de quem viaja ao seu lado.
Mas, enquanto as fronteiras internacionais não abrem e as regras sejam flexibilizadas, o momento nos convida a procurar locais alternativos. E o Brasil é a bola da vez, com destinos de curta distância e a possibilidade de ir de carro ou em voos de poucas horas de duração -, que ofereçam segurança, novas experiências e isolamento na medida certa, além de riquezas naturais e culturais, oferecidas com muita criatividade pelos empreendedores no tratamento aos turistas.
O país tem mais uma chance de fortalecer seu turismo interno e voltar a crescer, mas precisa se organizar melhor tanto na capacidade de receber (serviços), como na infraestrutura de seus principais atrativos turísticos.
Destinos como Gramado/Canela e região, Foz do Iguaçu, Serra Fluminense (Petrópolis, Itaipava, Penedo etc), interior de São Paulo com hotéis fazenda, Minas Gerais, Santa Catarina e obviamente boa parte do Nordeste são alguns exemplos de viagens curtas que podem ser realizadas de carro ou em poucas horas de voo com muita natureza e grande variedade de hospedagens (pousadas de luxo, hotéis fazenda, hotéis boutique e até mesmo casas), que irão garantir o distanciamento, segurança e liberdade aos visitantes, além de experiências naturais, gastronômicas e culturais fantásticas.
Aproveite agora para conhecer um pouco mais a pátria amada Brasil. Tem muita coisa boa por aqui! Em breve tudo ficará bem e o mundo será pequeno para os que amam viajar.