• por Simone Galib
Em 2021, a grande tendência são as viagens espontâneas, decididas de última hora, por impulso, com reservas feitas até no mesmo dia e, de preferência, em hotéis maravilhosos!
Como será viajar em 2021? Esqueçam datas fixas, planejamento ou férias marcadas com muita antecedência. As viagens este ano serão resolvidas de última hora, muitas por impulso, e com reservas feitas até no mesmo dia. Afinal, não dá para arriscar em um mundo onde as fronteiras abrem e fecham inesperadamente em função das ondas e mutações da pandemia. E tem mais: as pessoas não vão medir sacrifícios para desfrutar de hotéis incríveis. Elas estão com muitas saudades das mordomias cinco estrelas.
Essas tendências foram detectadas no mais novo relatório global da Hoteis.com, que ouviu 12,3 mil pessoas em 15 países. Cerca de 92% dos brasileiros entrevistados, revelam que “pretendem ser mais espontâneos do que nunca” em relação às viagens em 2021. Com tantas restrições e exigências, o medo de cruzar continentes é grande, mas o desejo de viajar, depois de tanto isolamento, maior ainda.
No Brasil, os mais ansiosos afirmam que abririam mão de álcool (32%), sexo (18%), doces (24%), redes sociais (24%) e até de comer arroz e feijão (19%) por um mês para poder fugir da rotina e se hospedar em um bom hotel outra vez. Globalmente, 87% das pessoas pretendem ser mais impulsivas do que nunca na hora de decidir viajar, depois da frustração de tantas viagens canceladas, de longas quarentenas e muito tédio.
Segundo a pesquisa, 31% dos entrevistados batizaram 2020 de “o ano perdido” para viagens, levando mais de um terço (32%) a declarar que largaria tudo para viajar em 2021. As reservas na plataforma Hoteis.com confirmam a tendência: quase metade delas em junho do ano passado (quando as regras do lockdown flexibilizaram pela primeira vez) foram feitas apenas três dias antes da hospedagem.
Entre os brasileiros, 50% dizem que investiriam sem problemas em uma viagem de longa distância apenas por alguns dias, enquanto outros 30% afirmam que não fariam plano nenhum apenas para que a experiência pudesse ser a mais espontânea possível no destino.
TRATAMENTO VIP
Para a indústria hoteleira, há uma boa notícia: um quarto dos entrevistados globalmente diz que o que mais sentem falta é de se hospedarem em um hotel maravilhoso. E 23% dos brasileiros também sonham com um lifestyle digno de rei ou de rainha. Ou seja:
estão prontos para reservar um hotel cinco estrelas em 2021, onde não medirão esforços para cuidar de si mesmos com tudo a que têm direito. Eles sentem falta de relaxar em um roupão felpudo, de tranquilidade, do bufê de café da manhã, do spa, do restaurante e, claro, daquela cama incomparável de hotel.
Fica a dica para a indústria da hospitalidade: mime muito o seu hóspede, porque é tudo o que ele mais precisa nesse momento.