por Caroline Putnoki
Se você acha que já esteve em todos os museus de Paris, conhece todos os restaurantes da capital e visitou todas as igrejas da Cidade Luz, bem, você já pode se preparar para atualizar sua agenda parisiense!
Em 2021, as notícias culturais giram em torno de dois eventos altamente esperados.
A reabertura do Hôtel de la Marine, um soberbo conjunto arquitetônico do século 18, de Ange-Jacques Gabriel, monumento emblemático na Place de la Concorde, é sem dúvida o evento mais aguardado de 2021, após anos de renovação.
Esse monumento único abrigou o Garde-Meuble de la Couronne até 1798, antes de se tornar, por mais de 200 anos, a sede do Ministério da Marinha francesa. Os apartamentos remodelados do século 18, as salas do estado e os restaurantes estarão em um edifício totalmente restaurado pelo Centre des Monuments Nationaux.
Paris será também o centro mundial da arte contemporânea com a abertura da Bourse de Commerce, que abrigará a coleção pessoal de François Pinault, o bilionário empresário e colecionador de arte. Ele exibirá algumas das obras que adquiriu dos artistas mais renomados, no coração do bairo parisiense Les Halles, em um edifício histórico, remanescente de um mercado circular de trigo.
O complexo arquitetônico do século 18 ganhará uma nova vida e oferecerá mais de 3 mil m2 de espaço de exposição, um restaurante incrível, áreas dedicadas a eventos e uma vista magnífica de Paris.
Os viciados em compras não ficarão de fora, pois a famosa loja de departamentos La Samaritaine também deve finalmente abrir suas portas! O emblemático endereço, localizado a um passo do Pont Neuf, promete ser o novo templo do luxo parisiense.
Durante quase 20 anos, suas portas permaneceram fechadas enquanto se preparava uma verdadeira revolução no seu interior.
O grupo LVMH, que está à frente do projeto, conta com o Le Cheval Blanc, um hotel que também é muito aguardado pelos clientes internacionais e cujas outras propriedades são muito queridas entre os brasileiros.
Finalmente, os gourmets poderão combinar cultura e alta cozinha nos restaurantes de Jean-François Piège, no Hôtel de la Marine e na mesa dos famosos Michel e Sébastien Bras na Halle aux Grains, na Bourse du Commerce, enquanto Alain Ducasse estará ao leme do famoso Grand Contrôle, em Versalhes, cujos menus serão inspirados em suntuosos banquetes reais.
Com estas novidades, Paris pretende mais do que nunca ser a referência mundial em inovação, reinventando-se constantemente entre a arte clássica e contemporânea e priorizando o meio ambiente, com os Jogos Olímpicos de 2024 em vista.