
A cidade da Flórida é um dos destinos mais frequentados pelos brasileiros e também o maior polo de entretenimento dos EUA.
Orlando: capital mundial da diversão
por Andrea Magalhães
A história do sucesso de Orlando e sua região começou quando Walt Disney comprou sigilosamente uma área gigante da Flórida onde pudesse expandir seu império e dar vida aos seus carismáticos personagens. E assim de pântano, Orlando virou a capital mundial da diversão pelos seus parques temáticos incríveis. O início desse fenômeno foi o Walt Disney World, um complexo de parques e hotéis.
Hoje, Orlando é um dos maiores destinos de férias dos EUA, recebe milhões de turistas por ano, já se tornou uma das cidades mais visitadas do mundo e agrada aos públicos infantis, jovens e adultos. Os parques são muito mais do que lugares onde apenas crianças se divertem, mas destinos para toda a família. Em um mesmo parque você encontrará desde atrativos suaves, para crianças pequenas, como brinquedos supervelozes ideais para quem curte adrenalina.
O primeiro parque aberto na região foi o Magic Kingdom, em 1971. Em seguida, outras empresas se instalaram e atualmente Orlando abriga três grandes grupos de entretenimento: Walt Disney World, Sea World e Universal Orlando.
Hoje, a Disney tem quatro parques temáticos, dois aquáticos e um indoor; Magic Kingdom, Animal Kingdom, Epcot, Hollywood Studios, Typhoon Lagoon, Blizzard Beach e Disney Quest. A Disney ainda tem dois complexos de entretenimento – Disney Springs e Disney Boardwalk -, que são boas opções para a noite. Vamos conhecer os melhores parques?
Magic Kingdom – Principal parque da Disney e do mundo. É imperdível, especialmente para crianças, pois é dedicado aos famosos personagens criados por Disney. Seu grande símbolo é o Castelo da Cinderela.

Foto: Andrew Barker/Shutterstock
Animal Kingdom – É voltado para a natureza. Embora não seja o que tenha mais atrações, é o maior parque em área física. Nele você poderá ver animais diversos e colocar um pé na África e outro na Ásia, sem deixar a América.

Foto: Propriedades Disney: ©Disney
Epcot – É um parque futurista que celebra a alta tecnologia misturado com magia ao redor do mundo. É dividido em pavilhões, o Future world e o Showcase World e cada um deles corresponde a um país, ou seja, você pode almoçar na França, tomar uma cerveja na Alemanha e pegar uma sobremesa na Inglaterra!

Foto: Propriedades Disney: ©Disney
Hollywood Studios – Sua aparência foi inspirada nos cenários dos filmes de Hollywood. É um parque ligado à história de Walt Disney e a filmes como Toy Store Land que será inaugurada em breve.

Foto: Propriedades Disney: ©Disney
Typhoon Lagoon – Tem aqueles brinquedos tradicionais de um parque aquático e mais um pouco, como uma piscina que produz ondas enormes, diversos tobogãs e uma área para fazer mergulho com peixes.
Blizzard Beach – É o parque aquático da Disney “na neve”. Para chegar aos tobogãs, em vez de subir em escadas, você tem a opção de usar um teleférico, como acontece em estações de esqui.
Disney Quest – O parque indoor da Disney, em que você poderá brincar com jogos eletrônicos, videogames e simuladores. Ótima opção para dias de chuva.
Disney Springs – Complexo de entretenimento com restaurantes, boates e várias lojas para fazer compras. Nesse local ficam o Cirque du Soleil e o Disney Quest.
Disney Boardwalk – Inaugurada em 1996, essa área da Disney é voltada para a diversão. O local não é tão grande como Disney Springs, mas tem restaurantes e lojas. A Universal tem dois parques temáticos e dois aquáticos: Universal Studios, Islands of Adventure, Wet’n Wild e o novo Volcano’s Bay, uma mistura de parque temático e aquático. Entre os dois parques temáticos da Universal está o CityWalk, um local com bares, restaurantes e lojas, alternativa indicada para a noite.

Foto: Mia2you/Shutterstock
Complexo Universal Orlando – Se os parques da Disney são mais voltados para o público infantil, os da Universal poderiam ser considerados como mais voltados para um público jovem e adulto. Em seus parques estão atrações dedicadas a filmes de grande sucesso, como A Múmia, Harry Potter, Homem Aranha, Hulk, Meu Malvado Favorito, Jurassic Park, Simpsons etc. A Universal tem dois parques temáticos em Orlando, um complexo de diversão entre eles (o Universal CityWalk) e um parque aquático.

Foto: Romrodphoto/Shutterstock
Island of Adventure – Abriga áreas dedicadas ao Jurassic Park, com atrações de personagens da Marvel, além de the Hogsmeade e Hogwarts, que fazem parte do “Mundo Mágico de Harry Potter”, inaugurado em 2010. É um parque versátil e grande, com muitas opções para crianças e adultos.

Foto: NavinTar/Shutterstock
Universal Studios – Aqui você se sente em meio a estúdios de filmes, pois o parque tem um cenário belíssimo. Nesse parque estão atrações como Simpsons, Transformers, Minions, A Múmia e o Diagon Alley, que faz parte do Mundo Mágico de Harry Potter, e em breve neste verão será inaugurado a atração que promete muita diversão: Velozes e Furiosos.

Foto: Universal Studios Divulgação
Volcano Bay – É um gigantesco parque aquático com formato de ilha paradisíaca. Ele tem ambientes imersivos com atrativos para todas as idades, incluindo piscina de ondas com praia de areia, um rio calmo e sinuoso e toboáguas velozes que caem do topo de um vulcão para dentro das águas e muito mais.
Universal CityWalk – Área de entretenimento da Universal, com lojas, restaurantes, bares, clubs. O lugar é bom para jovens que querem curtir a vida noturna; nele está o Hard Rock Cafe Orlando e nessa área acontece o show do Blue Man Group. O grupo do Sea World tem o Sea World Orlando, o Aquática, o Discovery Cove e o Busch Gardens e Adventure Island – os dois últimos ficam em Tampa.

Foto: Mia2you/Shutterstock
Sea World – O Sea World tem parques ligados ao mundo animal, em especial animais aquáticos. Seus parques têm também ótimas montanhas-russas. Nele você poderá ver peixes, tubarões, tartarugas, pinguins e shows com golfinhos, leões-marinhos e baleias-orcas que pesam toneladas fazendo acrobacias no ar. Além do lado voltado aos animais, que encantam muitas crianças, é um parque com três montanhas-russas muito boas – uma delas, a Manta, que imita os movimentos de uma arraia.

Foto: Benny Marty/Shutterstock
Busch Gardens – Tem atrações ligadas a animais, com brinquedos que molham, mas é, principalmente, um parque com muitas montanhas-russas. Adultos que gostam de adrenalina não devem deixar de visitar o Busch Gardens.
Aquática – Tem atrações va- riadas, capazes de agradar adultos e crianças. Nele você encontra piscinas com correnteza, tobogãs para brincar em família e até um tobogã que passa dentro de uma piscina com golfinhos. Sua nova atração é o Ray Rush com 20 metros de altura onde você pode se divertir em 3 experiências: deslizar, molhar e flutuar.

Foto: Sea World Parks Divulgação
Discovery Cove (aquático) – O parque mais exclusivo de Orlando é pequeno e nunca fica lotado, porque seu número de visitantes é limitado; além disso, é all inclusive (tem bebidas e refeições incluídas no valor da entrada). O parque é indicado, principalmente, para quem tem vontade de nadar com golfinhos, porque nele é possível fazer atividades com golfinhos.
Adventure Island – Parque aquático em Tampa, perto do Busch Gardens. Ele fica fechado boa parte do ano e abre apenas nos meses mais quentes.
Para as crianças menores, há o Legoland, um parque da Lego, com vários personagens gigantes feitos em Lego e até cidades montadas com Legos. É um parque com atrações mais voltadas para o público infantil, mas que deixa adultos maravilhados com as esculturas. Anexo ao parque fica o Legoland Water Park, um parque aquático pequeno, com poucas opções de brinquedos, mas muito legal para se refrescar com os pequenos no calor. A Legoland Florida está a cerca de 70 km de Orlando.

Foto: Fotos593/Shutterstock
E, para aqueles que se interessam pelo espaço, visitar o Kennedy Space Center é uma oportunidade única. Um centro científico e com um conceito que vai além de parque temático com simuladores e atrações movidos à muita adrenalina, encontros com astronautas e até mesmo a oportunidade de assistir ao lançamento de um foguete.
Gastronomia e compras
Além dos parques e do mundo mágico, existem outras atrações em Orlando, como compras – algo que sempre cabe no roteiro. A cidade tem shoppings como o The Mall at Millenia e o Florida Mall e outlets como o Premium, com preços arrasadores com todas as grandes marcas.

Foto: Cortesia do The Mall at Millenia
Na International Drive vale um passeio tanto durante o dia quanto à noite. Essa via tem muitos hotéis, mas também bares e restaurantes ótimos para jantar e terminar a noite em um local animado. Lá você encontra várias opções, inclusive restaurantes brasileiros, como Camila’s e Tony’s Brazilian Grill, e o restaurante grego Taverna Opa, divertidíssimo para curtir a vida noturna.
Na via está o Wonder Works, uma casa de cabeça para baixo que tem atividades interativas para crianças, jogos e atrações que brincam com a mente, e a Orlando Eye, uma roda-gigante panorâmica que, além de oferecer uma ótima vista, tem diversos restaurantes ao seu redor. Se quiser ter a chance de voar sem pegar um avião, a dica é o iFly, um local onde você poderá fazer um voo indoor, que simula a descida de paraquedas, uma atividade para qualquer idade.
Outras opções na cidade são o I Drive Nascar Indoor Kart Racing e Andretti Indoor Karting & Games, pistas de kart e games eletrônicos, uma ótima pedida para quem quer sair da agitação dos parques e se divertir com a família e amigos, passeio em que as crianças amam e se divertem muito.

Foto: Divulgação
Em Downtown está a Amway Center, o estádio de basquete do Orlando Magic, time da cidade. Vale a pena ficar de olho nos ingressos da NBA e conferir se há algum jogo do time durante sua viagem. A vida noturna também é animada no Centro com muitos bares e casas noturnas para você curtir a noite, especialmente nos fins de semana quando ficam lotados.

Foto: Miosotis_Jade/Shutterstock
Como são muitas opções de passeios e vários parques, e eles são muito diferentes uns dos outros, é importante saber o que você quer apreciar em cada um deles e selecionar quais entrarão em seu roteiro, planejando-se para visitar um parque por dia – mais do que isso pode ser muito cansativo. Ir a um parque aquático no meio do roteiro é ideal para descansar as pernas e repor a energia que se gasta nos parques temáticos. Visitar dois parques no mesmo dia é uma alternativa para quem tem pouco tempo e faz questão de conhecer alguns brinquedos, mas tenha em mente que deverá selecionar poucas atrações em cada um e financeiramente falando não é a melhor opção.
*Viagens S/A foi a Orlando a convite da North America Destinations com seguro viagem GTA e cobertura de internet SKIL SIM.