
Impressões: São Paulo vista do alto
por Mylene Keiko
Da janela do avião, quando estava para pousar em Guarulhos, me deparei com um dos lugares mais lindos que já vi. Era uma igreja. E minha referência era que ficava no meio da Serra da Cantareira. Ao desembarcar, perguntei aos comissários e ao comandante se sabiam o que era. Não fiquei surpresa ao escutar que não. Pois quem é de São Paulo conhece mais os nomes das ruas e caminhos de cidades, como Nova York ou Miami, do que a cidade onde vive. Tours por São Paulo, para alguns, parecem desnecessários. Discordo.
Descobri a Basílica Nossa Senhora do Rosário, procurando depois nas imagens aéreas do Google, incrustada no alto da Serra da Cantareira, construída pelos Arautos do Evangelho (Associação religiosa “brasileira” de 2001 e já presente em quase 80 países). Que descoberta rica eu tive ao conhecer a história, ver cada detalhe de arquitetura gótica ao vivo e me deixar embalar pelos cantos gregorianos, observando cada detalhe das suas vestimentas medievais.
Na primeira vez, fui acompanhada por um membro da ordem que me guiou como se eu fosse a única pessoa a estar ali naquele domingo de sol. Recepção que faz inveja a qualquer hotel cinco estrelas. Já voltei outras vezes e levei amigos que ficaram surpresos ao saber da existência dessa basílica em “sampa”. Assim, como levei “paulistas” para conhecerem o Theatro Municipal de São Paulo, o bairro da Liberdade, o Templo Budista Zu Lai, o Templo Odsal Ling, o Mosteiro de São Bento e a imponente Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
As pessoas precisam começar a apreciar e investir seu tempo em conhecer o lugar onde vivem. E a capital é tão grandiosa (não estou falando do tamanho, não), que a moda dos rooftops veio para ficar. Hoje podemos vê-la de vários ângulos. Restaurantes e bares que nos levam a ver do alto a Avenida
Paulista, o Parque do Ibirapuera ou a Ponte Estaiada, além de diversos outros pontos. Vale a pena a visita e uma bela foto. Além disso, ainda tem uma diversidade enorme de passeios culturais gratuitos. E, se a opção for entrar no carro e “pegar” a estrada, do alto da Serra Mantiqueira ou com os pés na areia, temos as mais belas paisagens do Brasil.