
O melhor das artes, do teatro, seriados e literatura.
Cultura
por Larissa Enohata
Os 90 anos de Mickey
O camundongo mais famoso do mundo vai receber o presente com toda a pompa que ele merece. Para celebrar 90 anos da criação de Mickey Mouse, a Disney anunciou Mickey: The True Original Exhibition, uma mostra de arte interativa que irá abordar as origens do símbolo icônico e seus impactos à cultura pop. A instalação de 5 mil m2 terá recursos multimídia com parceria dos melhores grafiteiros, escultores, artistas e designers da atualidade, como Kenny Scharf, Amanda Ross-Ho e Shinique Smith, que criarão trabalhos originais para a mostra. Além da exibição que acontecerá entre 8 de novembro e 10 de fevereiro de 2019, em Nova York, os parques e resorts Disney também farão parte de festa, com comemorações e produtos especiais. Vale a pena conferir.
Colorindo a história
Ainda sem data de publicação no Brasil, The Colour of Time, livro da brasileira Marina Amaral, expõe a história como conhecemos sob lentes novas e mais coloridas. O livro aborda mais de cem anos de história, com o texto do experiente escritor e historiador, Dan Jones, e belamente ancorado pelo trabalho de Marina que injeta não só cor, mas personalidade e emoção a figuras, como Charles Darwin e Grigori Rasputin. A jovem de 23 anos ficou conhecida internacionalmente após colorir fotos de momentos históricos em preto e branco em seu mais recente projeto Faces of Auschwitz. Segundo Marina, seu trabalho é uma tentativa de construir uma ponte entre o passado e o presente.

Foto: Divulgação
Musical Clássico
No aniversário de 30 anos do musical, o mais antigo em cartaz da Broadway, a produção de O Fantasma da Ópera estreou no Brasil. Baseado no romance de Gaston Leroux, conta a história de uma figura mascarada que assombra as catacumbas da Ópera de Paris e acaba se apaixonando pela jovem Christine, que vira sua pupila. No elenco, o tenor Thiago Arancam no papel do Fantasma e a soprano Lina Mendes, como Christine. A produção do musical fica a cargo da T4F, responsável pelos sucesso A Bela e a Fera, Les Misérable e Wicked. Em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, até 23 de dezembro. Preços de R$ 75,00 a R$ 300,00.

Foto: Divulgação
Paraíso Cultural
Museu de arte contemporânea, jardim botânico e um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, o Instituto Inhotim comemora a marca de 3 milhões de visitantes. Com abertura em 2006, é conhecido por integrar arte, natureza, arquitetura e educação, sendo considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, com cinco lagos ornamentais e 3,5 hectares de espelhos d’água. Fãs da série 3% reconhecerão a beleza do lugar, que foi usado como locação do continente utópico, Maralto. Seu jardim botânico abriga diversas espécies raras e é o único na América Latina a possuir um exemplar da famosa flor cadáver, a maior do mundo.

Foto: Divulgação
A subversão da comédia
Nanette, especial de Hannah Gadsby para o Netflix, tem sido o assunto da vez entre críticos e nas redes sociais. Nele, a comediante australiana faz uso de sua plataforma com maestria, contra atacando as expectativas de sua audiência com honestidade brutal e comovente. Gadsby afirma desistir da comédia no mesmo palco em que injeta vida e criatividade, desconstroi o mito do gênio artístico no mesmo fôlego em que entrega a mais bela interpretação dos girassóis de Van Gogh. Nanette lhe fará rir e chorar, na mesma medida em que irá chorar de rir e rir de nervoso. Disponível na Netflix.

Foto: Divulgação